Rio de Janeiro, 30 de Abril de 2024

Tudo sobre os coletores menstruais

O período menstrual é algo comum e natural na vida das mulheres, devendo ser tratado de forma aberta na sociedade, evitando assim a criação de qualquer tipo de tabu sobre o tema. O que inclui o uso dos equipamentos adequados a isso, como um coletor menstrual.

Instrumento que surge como uma alternativa para outros itens utilizados como materiais de apoio durante o ciclo menstrual, o que inclui os tampões e os mais tradicionais absorventes. Equipamentos importantes para cuidar da saúde e bem-estar feminino durante o período.

Tudo a garantir com que o ciclo menstrual não seja algo que atrapalhe a mulher de suas atividades na sociedade, o que inclui sua presença no trabalho, fazendo com que a menstruação seja vista apenas como um movimento natural que ocorre ao público feminino.

Principalmente quando se trata de atividades que exigem pouco esforço físico, como as ações a serem executadas em um escritório de consultoria técnica ambiental, fazendo com que as mulheres tenham chance de exercer a melhor performance.

Evitando assim qualquer tipo de análise preconceituosa que coloca em dúvida a qualidade da força feminina, seja para o trabalho ou para qualquer outro tipo de atividade. Pois assim como a gravidez não é uma doença, o período menstrual também está longe disso.

Sendo preciso então ter diversos cuidados durante esse período mensal, para garantir a saúde da pessoa que menstrua, evitando assim qualquer tipo de inflamação que possa surgir como resultado de uma falta de higiene.

E quando se fala de tais cuidados é necessário falar sobre a ação dos absorventes, que apesar de serem comuns são responsáveis por diversos casos inflamatórios, principalmente por causa do excesso de temperatura que pode ser causado por esses materiais.

Algo que se não for visto com cuidado pode fazer com que esse indivíduo tenha que recorrer a uma intervenção cirúrgica, contando com o auxílio de um esterilizador para laboratório para garantir a presença de um local próprio para cuidar de sua saúde.

O mesmo tipo de assunto a ser levantado por quem sofre algum tipo de alergia aos materiais usados na confecção de um absorvente íntimo.

Algo a fazer com que tal pessoa precise recorrer a alternativas ao uso do tradicional absorvente, e uma opção que vem se tornando popular é o uso dos coletores menstruais.

Como funciona esse tipo de coletor?

O coletor menstrual, em seu modelo mais comum, trata-se de um objeto cujo formato se assemelha a um copo de silicone, utilizado para coletar o sangue resultado do ciclo menstrual, sendo assim uma opção a ser considerada mensalmente durante essa fase.

Essa acaba sendo a principal diferença entre um coletor e um absorvente, já que o segundo funciona somente como algo feito para estancar o fluxo menstrual, impedindo a ocorrência de possíveis vazamentos.

Enquanto isso, um coletor funciona de maneira mais específica, coletando o fluxo menstrual dentro do próprio corpo de quem opta pelo seu uso, com o descarte desse material biológico sendo feito de forma prática por quem adota o uso do coletor.

Sendo então um material desenvolvido para trazer mais conforto à vida das mulheres, permitindo com que elas possam atuar em eventos corporativos e confraternizações oferecidas por sua empresa sem a preocupação de nenhum tipo de vazamento sanguíneo.

Isso porque o coletor menstrual é colocado diretamente no canal vaginal, com tal dispositivo, a partir do seu material de silicone, adaptando-se facilmente às paredes internas do canal, criando um vácuo que funciona na coleta do ciclo menstrual.

Uma opção que vem ganhando diversas adeptas, surgindo como uma opção a se considerar para usar no lugar do absorvente ou até mesmo de forma conjunta, caso se trate de uma pessoa que possua um fluxo muito intenso e queira então se prevenir.

A grande reticência que o público feminino pode ter em relação a esse material é a falta de conhecimento sobre o seu uso, principalmente sobre como funciona a sua aplicação.

Para quem tem dúvidas nesse sentido é importante então pegar os brindes personalizados bloco de anotações que você pode ter acesso e anotar como é prática a aplicação e o uso de um coletor menstrual.

Como colocar o coletor?

Com o coletor em mãos, o primeiro passo para garantir uma aplicação adequada é higienizá-lo, assim como as mãos de quem irá colocá-lo, para evitar assim com que o contato de bactérias externas com o canal vaginal resulte em qualquer tipo de infecção.

O uso de água e sabão já é suficiente para tal higienização, e com isso garantido o próximo passo está em volta da aplicação do material em si. Para isso é recomendável encontrar uma posição favorável que facilite sua aplicação, além de evitar qualquer tipo de lesão.

Entre as melhores posições para isso é possível destacar:

  • Deitada;

  • Sentada;

  • Apoiada no vaso sanitário;

  • De cócoras.

Após estar bem acomodada, o próximo passo é a aplicação do coletor no canal vaginal, dobrando o material até ele se encaixar perfeitamente, sendo recomendado passar o dedo entre as laterais do copo coletor, para garantir o encaixe perfeito do material.

Para tanto é necessário a compra de um coletor de qualidade, compre de uma empresa que tenha um sistema erp nota fiscal eletrônica, pois caso seja necessário fazer a troca do produto, ter a nota fiscal em mãos deixará o processo muito mais fácil.

Para facilitar essa aplicação é recomendável o uso de espelho ou até mesmo de um lubrificante, principalmente nas primeiras vezes, no qual essa pessoa que menstrua ainda não possui muita familiaridade com o coletor.

É esperado que o coletor não cause nenhum tipo de irritação ou dor, caso isso ocorra é importante retirá-lo imediatamente ou até mesmo recorrer a um médico para entender melhor o que pode ter acontecido e tratar de qualquer lesão causada.

E assim como é prático a aplicação de um coletor, é fácil também a sua retirada.

Como retirar esse coletor?

Da mesma forma na qual é possível encontrar na internet tutoriais sobre como dar início ao processo de recorrer à regularização ambiental de empresas, também é possível visualizar vídeos instrutivos sobre como colocar e tirar o seu coletor menstrual.

Nesse sentido, algo comum sobre tais conteúdos é a forma como eles mostram como é simples a retirada do coletor. Ação que exige apenas a aplicação do dedo no canal vaginal, fazendo uma pressão na base do coletor para facilitar a retirada do seu vácuo.

Após isso, só é preciso puxar gentilmente o coletor até remover o coletor completamente. Com ele em mãos é possível esvaziá-lo no vaso sanitário. O próximo passo então é lavar e higienizar novamente o copo, usando água e sabão neutro para isso.

Após o material completamente seco, podendo usar de uma folha de papel para isso, só é preciso aplicá-lo novamente, seguindo então com esse processo até o fim do seu período menstrual, sendo possível guardar o coletor para usar novamente no seu próximo ciclo.

De um forma ampla, a validade de um coletor menstrual pode durar até uma média de 5 anos, sendo preciso apenas ter cuidado com o material, usando de água fervida para cuidar da higienização do coletor sempre que ele for guardado.

Sobre a duração do seu uso, o coletor pode ser usado por um período de até 8 à 12 horas, dependendo apenas do fluxo menstrual feminino. E quando se fala sobre o uso mais recorrente do coletor menstrual é possível citar alguns dos seus benefícios.

As vantagens de usar um coletor

Da mesma forma em que um negócio pode recorrer a um sistema de credito para empresas para obter melhores oportunidades comerciais, incluindo a aplicação de novas estratégias que possam trazer certas economias, o mesmo vale para o uso de um coletor.

Isso por causa da possibilidade de reuso desse material, fazendo contraste com a necessidade de trocá-lo frequentemente, tal como acontece com o uso do absorvente tradicional.

E é justamente em relação a essa troca constante que é possível visualizar outro benefício do uso de um coletor. Por ser reutilizado, este item não gera lixo, sendo uma troca capaz então de reduzir certos impactos ambientais.

O mesmo tipo de preocupação faz com que uma companhia passe a trabalhar com uma empresa especializada em transplante de árvores, para atuar junto do conceito de compensação ambiental, garantindo o cenário sustentável de uma região.

Mas além dessas vantagens ambientais e econômicas, o uso de um coletor menstrual se destaca também pela melhor qualidade de vida de quem o utiliza, trazendo um maior conforto em contraste com o medo de possíveis vazamentos.

Benefícios esses que fazem com que um coletor sirva como uma alternativa a se considerar em relação ao uso de um absorvente durante o ciclo menstrual.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento