Rio de Janeiro, 30 de Abril de 2024

Conheça 5 métodos contraceptivos femininos

Os métodos contraceptivos são formas de evitar uma gravidez indesejada e são muito importantes para a liberdade de escolha da mulher.

Vale ressaltar aqui que somente a camisinha protege de doenças sexualmente transmissíveis, além de barrar a gravidez. É aconselhável que ela seja usada em todas as relações sexuais, principalmente quando não se conhece o parceiro ou parceira.

Antes de você escolher seu método contraceptivo, é importante consultar um ginecologista, que vai ajudar a escolher a opção mais adequada, levando em conta:

  • Idade;

  • Se faz uso de cigarro;

  • Doenças;

  • Alergias.

Neste artigo você vai ver cinco métodos contraceptivos femininos para te nortear nessa escolha e para que você conheça melhor suas possibilidades.

O que é contracepção?

Quando falamos em contracepção feminina, estamos englobando todos os métodos ou dispositivos usados por uma mulher para prevenir uma gravidez, como por mulheres que trabalham com máquina de café expresso vending.

Cada método difere entre si em termos de eficácia, ação, duração, disponibilidade e forma de utilização.

Métodos contraceptivos: tipos e classificações

Como já chamamos atenção, você deve consultar um ginecologista antes de escolher o melhor método contraceptivo para você, pois existem diversas opções e algumas vão se adequar às suas necessidades.

Os contraceptivos podem ser classificados em métodos contraceptivo de barreira, como a camisinha feminina, diafragma e DIU, e métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional, implante anticoncepcional, anel vagina e adesivo cutâneo.

Por fim, temos também os métodos definitivos ou cirúrgicos, que são a esterilização como por da laqueadura ou ligadura tubária.

Além desses existem alguns métodos não tão seguros baseados no próprio ciclo da mulher.

Veja alguns métodos contraceptivos que separamos para você.

  1. Pílula anticoncepcional

Trabalhando em uma empresa de declaração de importação, fica simples consumir uma vez ao dia o anticoncepcional oral. A pílula anticoncepcional ou anticoncepcional oral é o método mais utilizado por mulheres para evitar a gravidez.

São consumidos hormônios semelhantes àqueles produzidos nos ovários, fazendo com que a ovulação não ocorra, não havendo um óvulo pronto para ser fecundado.

Existe a pílula combinada que contém estrogênio e progestogênio e a minipílula, que tem apenas progestogênio, mais comum durante a amamentação, para mulheres fumantes e com mais de 35 anos.

É possível adquirir a pílula anticoncepcional gratuitamente no posto de saúde, mas depende da marca, havendo um grande leque de opções.

Entre suas vantagens, além de ajudar a prevenir a gravidez, também é utilizada para funções como:

  • Diminuir os sintomas de TPM;

  • Reduzir o fluxo menstrual;

  • Diminuir a dor durante a menstruação;

  • Regular o ciclo menstrual;

  • Melhorar a acne e o excesso de pelo;

  • Ajuda a evitar doença inflamatória pélvica;

  • Ajuda a prevenir cistos ou câncer no ovário.

Entre suas desvantagens está a disciplina que a pílula requer, pois é preciso tomar um comprimido todos os dias no mesmo horário para que ela faça efeito.

Alguns possíveis efeitos colaterais são náuseas, dores nas mamas, pequenas perdas de sangue fora da menstruação, diminuição do fluxo sanguíneo e sintomas de depressão.

Um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde só tem que estar atento à contaminação por hormônios na água devido a urina da mulher que consome a pílula anticoncepcional.

Para tomar sua pílula corretamente, estabeleça um mesmo horário todos os dias, sendo tomado por 21 dias até o fim da cartela. Quando a cartela termina, se dá uma pausa de 7 dias enquanto a menstruação deve descer e no 8º você inicia uma nova cartela.

  1. Implante anticoncepcional

Existem algumas opções de implantes anticoncepcionais disponíveis como o Implanon ou Organon. Esse método previne a gravidez por meio de um pequeno tubo de plástico que é introduzido na parte interna do braço, embaixo da pele pelo próprio ginecologista.

Ele libera hormônios para o sangue da mulher de forma lenta, tendo uma ação que impede a ovulação e dificulta a entrada dos espermatozóides no útero da mulher.

Este é um dispositivo que pode permanecer no braço da mulher por até 3 anos, porém só deve ser manuseado pelo ginecologista que tem um confiável distribuidor de seringas descartáveis.

Depois de sua remoção, a tendência é que a fertilidade volte em 1 mês, então esteja atenta com isso.

Entre suas vantagens, além de evitar a gravidez pode ser utilizado para diminuir a dor abdominal causada pela menstruação.

O implante não interfere com o contato íntimo nem com a amamentação, sendo um bom método para mulheres que se esquecem do comprimido, têm doenças mentais ou problemas gastrointestinais.

A desvantagem é que é um método mais caro e precisa de um profissional de saúde para colocá-lo e tirá-lo. Os possíveis efeitos colaterais são perdas de sangue irregulares, surgimento de manchas na pele, náuseas, dores de cabeça e variações de humor.

Para colocar o implante você deve se dirigir ao seu médico até os 7 primeiros dias do ciclo menstrual ou em qualquer momento do ciclo se tiver certeza que não há gravidez.

Tanto para colocar quanto para tirar o implante é feita uma pequena cirurgia com anestesia local aplicada no braço, sendo normal que nos primeiros 3 dias haja dor ou fique uma pequena mancha roxa.

Essa é uma ótima opção para mulheres que trabalham em um negócio de credito para empresas.

  1. Dispositivo intrauterino (DIU)

O DIU, ou dispositivo intrauterino, é um método contraceptivo em forma de T, feito de plástico e cobre, que é introduzido no útero pelo ginecologista, podendo permanecer por até 5 anos com eficácia.

É tida como uma técnica anticoncepcional muito eficaz que não causa desconforto, impedindo a gravidez pela ação do cobre ou pela liberação de hormônios que dificultam a fecundação.

Entre suas vantagens está o fato de não interferir no ato sexual, sendo também uma boa opção para quem esquece de tomar as pílulas diariamente.

Entre suas desvantagens está o fato de precisar de um profissional de saúde para colocá-lo e tirá-lo, e em alguns casos pode levar ao aparecimento de anemia.

Como possíveis efeitos colaterais pode ocorrer um pouco de dor durante alguns dias após a colocação, com perdas de sangue nos meses seguintes e aumentar o risco de infecções vaginais.

É uma opção interessante para quem já fez outros procedimentos cirúrgicos, e precisa de um lugar que tenha uma boa distribuidora de produtos cirúrgicos para que não tenha nenhuma infecção. 

  1. Camisinha masculina e feminina

As camisinhas femininas e masculinas são um dos melhores métodos para evitar a gravidez, além de ser o único método que protege de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis ou a Aids.

Para que realmente seja eficaz, é preciso colocar o preservativo corretamente antes de cada contato íntimo, impedindo contato direto entre o pênis e a vagina.

Entre suas vantagens está o fato de ser um método barato, fácil de colocar, não causando qualquer alteração no corpo e protegendo contra doenças sexualmente transmissíveis.

No entanto, algumas pessoas podem apresentar alergia ao material do preservativo, que normalmente é o látex.

Como desvantagem ele pode causar certo desconforto entre alguns casais e rasgar durante o ato, aumentando as chances de engravidar.

Além do risco de alergia ao látex, não existem outros efeitos colaterais que os preservativos podem causar.

  1. Diafragma vaginal

Mulheres que trabalham com brindes personalizados para feiras já ouviram falar no diafragma vaginal. Este é um método contraceptivo de borracha em forma de anel que impede a entrada de espermatozóides no útero, evitando a fecundação do óvulo.

Ele pode ser usado várias vezes ao longo de cerca de 2 anos, sempre sendo lavado e armazenado em local limpo.

Como vantagem ele não interfere com o contato íntimo e pode ser inserido até 24 horas antes da relação. Também tem o efeito de reduzir o risco de doença inflamatória pélvica.

Entre suas desvantagens está o fato que precisa ser colocado no máximo até 30 minutos antes do contato íntimo e retirado em até 12 horas depois da relação. Não existem efeitos colaterais associados ao uso de diafragma vaginal, e isso é uma boa notícia.

Considerações finais

É importante que pessoas de todos os setores e segmentos se informem sobre métodos contraceptivos, pois isso está relacionado à saúde e ao bem-estar da mulher.

Uma empresa como uma mão de obra terceirizada limpeza deve sempre se preocupar com a qualidade de vida de seus colaboradores, e uma gravidez indesejada pode ser um grande problema.

Quando o assunto é evitar a gravidez, existem uma série de métodos contraceptivos e você conferiu cinco deles aqui neste artigo.

A pílula anticoncepcional, o implante anticoncepcional, o DIU, a camisinha e o diafragma vaginal foram as opções que trouxemos para você, mostrando suas vantagens e desvantagens.

Independentemente de qual for sua escolha, é fundamental que ela seja acompanhada por um profissional, como um ginecologista.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento