Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

De olho na saúde respiratória

Fique atento às dicas de prevenção ao agravamento e surgimento de doenças respiratórias
 
Inverno é um período em que preocupações com a saúde, principalmente relacionadas às doenças respiratórias, normalmente são maiores. Como passar por essa estação sem sustos?
 
A prevenção deve começar já, pois as temperaturas tendem a baixar e o ar a ficar um pouco mais seco.
 
A queda de temperatura provoca maior concentração de poluentes no nível do solo”, explica dr. Igor Polonio, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
 
Pessoas com doenças respiratórias crônicas, ou seja, portadoras de asma e de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – enfisema e bronquite crônica causada pelo tabagismo), além de idosos, crianças e tabagistas devem tomar cuidados redobrados para evitar o agravamento dessas doenças.
 
“Nestes pacientes a defesa das vias respiratórias é menor, o que os predispõem à infecções respiratórias nos períodos de mudanças de temperatura”, alerta dr. Polonio.
 
Os principais prejudicados são os portadores de asma e DPOC. Na população em geral, a incidência de gripes, resfriados e pneumonia cresce significativamente.
 
Cuidados
 
A principal atitude que os portadores de doenças respiratórias crônicas devem ter é manter acompanhamento médico para evitar exacerbações das doenças como crise aguda de asma ou bronquite.
 
“É importante que a doença respiratória esteja controlada, isso em qualquer época do ano”, recomenda o doutor, lembrando que é importante tomar as vacinas da gripe e a pneumocócica adequadamente, especialmente crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias crônicas.
 
Há outros cuidados que devem ser tomados por todos, inclusive por aqueles que não possuem doenças respiratórias crônicas.
 
Evitar ambientes hostis à saúde respiratória, como aglomerações, locais muito poluídos e aspiração de fumaça de cigarro já são grandes atitudes de prevenção.
 
O ar-condicionado também pode ser um vilão, principalmente quando o filtro não está devidamente limpo “O certo é sempre fazer manutenção no aparelho, seja do carro, de casa ou do escritório”, recomenda dr. Polonio. Outra dica que pode ajudar é uma bacia de água para umidificar o ambiente.
 
Quanto aos esportes, é bom lembrar que praticá-los ao ar livre, principalmente em vias onde o movimento de automóveis é muito intenso, pode ser ainda mais prejudicial no inverno.
 
Com relação à natação, portadores de doenças respiratórias devem estar atentos ao nível de cloro da água, que pode ser prejudicial, causando rinite e posteriormente sinusite.
 
“Se possível, procurar piscinas salinizadas. Mas qualquer que seja o tipo de água, ou o esporte escolhido, a prática só deve acontecer após avaliação do médico”.
 
 
 
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Nathália Blanco

Fonte:Universo da Mulher