Já parou para pensar o quanto você pode estar se subestimando?
No meu dia-a-dia conheço pessoas de todos os perfis, seguras, inseguras, práticas, objetivas, emotivas, felizes, tristes, realizadas e frustradas também.
Quando me deparo com pessoas que estão bem, felizes e satisfeitas vejo o reflexo disso em seus resultados profissionais.
São resultados positivos, obtidos por se sentirem seguras e se darem ao direito de serem criativas, de ter idéias, buscar soluções, enfim, por aceitarem desafios e saberem que são capazes de atingir o objetivo e muitas vezes ir além e superarem as expectativas.
Por serem confiantes e otimistas, mesmo que não consigam o resultado esperado, usam a experiência como aprendizado, crescimento e aperfeiçoamento.
As pessoas que não acreditam em sua própria capacidade de ir além, se bloqueiam, ficam presas dentro do limite imposto por sua insegurança, pessimismo e falta de coragem.
Como não confiam na própria capacidade não se dão o direito de serem criativos, terem idéias, correr o risco, porque nunca acreditam que podem fazer mais, cada vez mais, que podem ser iguais ou melhores dos que os melhores.
Vejo pessoas inteligentérrimas, mais do que capazes, anulando a si mesmas, tirando suas próprias oportunidades, não se deixando crescer e chegar mais longe.
A incerteza e o medo de errar é natural, mas a perseverança e a determinação devem falar mais alto, e isso só acontece quando você acredita que pode conseguir e até se superar.
Ao deparar-se com um desafio controle a insegurança, agregue valores, peça conselhos.
É necessário ter a humildade para ouvir, inteligência para processar e coragem e vontade para realizar.
Todas as pessoas têm qualidades e defeitos, dominam e desconhecem.
O importante é reconhecer no que é bom e no que não é bom e depois disto esclarecido fica mais fácil saber o caminho a seguir, o quanto e em que se aperfeiçoar e quais risco se deve correr.
Antes de mais nada acredite em você, saiba seus valores e veja que você é capaz de chegar muito além do que pode imaginar.
Lembre-se que ninguém pode barrar seu sucesso, a não ser você mesmo.
Andréia Alves de Brito Guedes é Consultora em RH da SEC Talentos Humanos e atua na área há 9 anos. andreia@secth.com.br / www.secth.com.br
Visite a coluna de Andréia Guedes acessando aqui
Crédito:Andréia Guedes
Autor:Andréia Guedes
Fonte:Universo da Mulher