Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Saúde

Relação médico-paciente: confiança é fundamental

Os homens parecem não passar muito por isso, mas um considerável número de mulheres prefere se consultar com profissionais do sexo feminino. Muitas se sentem constrangidas ao serem examinadas por ginecologistas, endocrinologistas, ou cirurgiões do sexo oposto.

Leia mais

"Baixinho, não!": saiba o que há de novo no tratamento da criança com baixa estatura

O crescimento é a principal marca da infância e adolescência. Tão importante a ponto de ser um dos principais marcadores do estado de saúde das crianças. “O crescimento traduz, além da carga genética dos pais, o grau de nutrição, a normalidade dos hormônios, a ocorrência de doenças crônicas e até o suporte afetivo que as crianças recebem”

Leia mais

HOSPITAL brasileiro é o único da AL a integrar estudo internacional sobre doença genética rara

A Genzyme, uma das cinco maiores empresas de biotecnologia farmacêutica do mundo, anunciou recentemente que iniciou a inclusão dos primeiros pacientes em um estudo clínico multicêntrico, para avaliar a eficácia e a segurança do tratamento pediátrico com uma dose menor de Fabrazyme® (agalsidase beta), em pacientes do sexo masculino com sintomas moderados de Doença de Fabry.

Leia mais

10 hábitos alimentares que a grávida precisa cultivar

Recomendações do corpo clínico da Clínica Genesis para que as mulheres grávidas sigam com responsabilidade. Mamães, a semente maravilhosa que, graças à Deus, vocês carregam no seu ventre, necessitam de seu cuidado e amor!! Nunca esqueçam disso.

Leia mais

NOVAS DIRETRIZES PARA O CÂNCER DE MAMA

Durante a X Reunião Nacional de Consenso sobre Rastreamento do Câncer de Mama na Mulher Brasileira, realizada em São Paulo, mastologistas de todo o Brasil chegaram a algumas considerações gerais importantes, que serão encaminhadas às autoridades de saúde e também distribuída nos consultórios de mastologia em todo o país. A mamografia é a única opção para a detecção PRECOCE do câncer de mama.

Leia mais

SEDENTARISMO É A DOENÇA DO SÉCULO - A Medicina Esportiva orienta como se prevenir da enfermidade que mata como os males do coração

Responsável por 2 milhões de mortes anualmente no mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), pessoas sedentárias podem desenvolver males como Hipertensão Arterial, Infarto Agudo do miocárdio, Obesidade, Depressão, Déficit cognitivo, Ansiedade, Diabetes, Câncer, Aterosclerose, Artrose, Doença Pulmonar, Colecistopatias, Osteoporose, aumento do Colesterol ruim.

Leia mais

Técnica de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral apresenta 87% de bons resultados

A dor na coluna é a segunda maior fonte de reclamação das pessoas. E segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, 85% da população vai viver ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida.

Leia mais

Ibope apontou que depressão altera apetite e diminui o desejo sexual

As mulheres latino-americanas acreditam que conhecem os sintomas da depressão, afirmam buscar o médico como principal fonte de informação e garantem que um dos principais problemas da doença e seu tratamento são alterações no apetite e diminuição no desejo sexual.

Leia mais

Diabetes também deve ser tratada no oftalmologista

Falta de controle da taxa de glicemia (açúcar) no organismo pode gerar problemas irreversíveis aos olhos. Pequenas hemorragias e inchaços na retina, descolamento de retina, hemorragias vítreas (sangramento dentro do globo ocular) e até cegueira total constituem o quadro de evolução da retinopatia diabética.

Leia mais

Esperança para o tratamento do câncer de próstata

A busca de soluções para a principal causa de morte por câncer entre os homens, o de próstata, é uma preocupação de pesquisadores em todo o mundo. O urologista José Pontes Júnior e sua equipe descobriram duas moléculas presentes nos cânceres malignos que permitem que a doença se espalhe pelo organismo. Hoje, a equipe trabalha com a possibilidade de se usar as moléculas como marcadores, fornecendo...

Leia mais

CIRURGIA RECUPERA AUTO-ESTIMA E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM HIPERTROFIA DOS PEQUENOS LÁBIOS VAGINAIS

Uma cirurgia simples, com anestesia local, cerca de 40 minutos de duração e alta no mesmo dia pode resolver o problema de mulheres que sofrem com a hipertrofia (crescimento excessivo) dos pequenos lábios vaginais, que vai além do incômodo estético e emocional. A intervenção, apesar de ainda ser vista como um tabu por muita gente, é importante para evitar o surgimento de infecções na região vaginal, como a candidíase, por exemplo. Além disso, o excesso de pele no local pode provocar dores e incômodos durante a penetração sexual.

Leia mais

Tratamento multidisciplinar beneficia vítimas de derrame cerebral

Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, pode comprometer diversas funções do corpo, entre elas a cognitivo-comportamental, que está diretamente relacionada à fala, à deglutição e às percepções sensoriais.

Leia mais