Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

A liderança da Mulher nas empresas

Segundo um levantamento da Catho Online, 21,43% dos cargos mais elevados nas empresas já são ocupados hoje por mulheres.
 
Sem dúvida elas vêm conquistando cada vez mais posições de comando e liderança.
 
Isto se deve ao fato delas estarem melhor preparadas para esta tarefa.
 
Nas grandes universidades, como a USP, por exemplo, praticamente 50% dos alunos já são do sexo feminino.
 
Elas não medem esforços ao se dedicarem à sua formação, além de misturarem criatividade e bom senso, características que bem dosadas, definem um ótimo comando.
 
As empresas que têm uma mentalidade mais sintonizada com o século vinte e um perceberam que não bastam resultados objetivos, mas é importante que os envolvidos no processo produtivo tenham também qualidade de vida.
 
Todos, clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, querem ser reconhecidos e bem tratados.
 
E as mulheres são boas nisto.
 
Elas têm mais sensibilidade para as necessidades do momento e por isto destacam-se cada vez mais no mundo corporativo.
 
É preciso muito jogo de cintura e garra para ser mulher hoje. Ela tem que equilibrar sua agenda para dedicar-se às várias mulheres que têm dentro de si. A capacidade de gerenciar a família, o trabalho, a vida pessoal, é um dos seus pontos positivos.
 
Esta multifuncionalidade que tiveram que desenvolver as capacitou também para liderar o mercado de trabalho, a administração pública e os meios de comunicação, onde é preciso resolver sempre muitas coisas ao mesmo tempo.
 
Sem contar o sexto sentido ou a intuição feminina pode ser considerados carta na manga para o sucesso profissional.
 
São muitos os homens que já reconhecem esta nova posição feminina na sociedade e pararam de competir com elas.
 
Porém, elas ainda encontram muita resistência e, para serem respeitadas, muitas mulheres acabam assumindo uma postura extremamente dura no trato com as pessoas com quem trabalham.
 
Este comportamento exagerado é ruim, pois as descaracteriza como pessoas. Mas, como elas podem então se impor?
 
É preciso ter muito jogo de cintura para se relacionar, colocando os limites necessários, sem, contudo ter que assumir uma atitude tão radical. Há que ser firme e suave ao mesmo tempo, o que também requer bastante sabedoria.
 
Ainda existem muitos homens, porém, que têm dificuldade em aceitar o comando das mulheres.
 
Seria esta uma explicação pelo fato delas ainda ganharem menos que os homens?
 
A diferença salarial ainda é produto dos resquícios da ideologia machista que eles ainda insistem em conservar.
 
Geralmente os homens são bons no sentido da ousadia e do risco, fatores importantes para quem lidera, mas isto não justifica que ganhem mais, pois as mulheres têm muitas outras qualidades que eles não têm.
 
O líder, quer seja homem ou mulher, deve ter a habilidade em reconhecer e oferecer condições para desenvolver os talentos de seus liderados, detectar o que cada elemento de sua equipe tem de bom para colaborar.
 
Além disto, precisa delegar tarefas, confiando no crescimento de seus subordinados. O bom líder promove uma comunicação fluida no grupo que lidera.
 
De certa forma, ele é um exemplo de atitude e de comportamento.
 
O bom líder não tem medo da crítica, da autocrítica, das opiniões divergentes, pois valoriza a diversidade de opiniões.
 
Para ocupar uma posição de liderança, a mulher precisa compreender isto muito bem, abrindo-se para a avaliação e a reavaliação constante do que faz. 
 
Enfim, a mulher que almeja cargos mais elevados em sua empresa deve comportar-se de forma coerente com sua intenção.
 
Isto significa que é colaborativa, que questiona, é proativa, propõe soluções, independentemente da posição que ocupa hoje. Ela demonstra a que veio.
 
Lógico que deve fazer tudo isto com política e diplomacia, o suficiente para não arranhar os egos dos “donos do poder” atuais. Assim, ela vai, pouco a pouco, com  perspicácia feminina, alcançando o reconhecimento que merece.
 

Sergio Savian é autor de inumeros livros e terapeuta especializado em relacionamentos. Saiba mais sobre seu traballho no site www.sergiosavian.com.br.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Sergio Savian

Fonte:Universo da Mulher