Descubra os sinais de que você é vítima de assédio no local de trabalho
O assédio no local de trabalho é um tema que vem sido muito debatido, e profissionais de diversas áreas buscam soluções para lidar com esse que é um problema mais comum do que as pessoas gostariam.
Por isso, muitas ações de treinamento segurança do trabalho envolvem explicar sobre os diferentes tipos de assédio e que tipo de atitude tomar para conseguir reduzir ao máximo essas ações no ambiente profissional.
Apesar de ser proibido por lei, o assédio é muito comum em diversos ambientes, e pode ser categorizado de maneiras distintas, como:
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Assédio moral;
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Bullying;
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Stalking;
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Assédio sexual.
Cada um desses tipos de assédio é uma agressão a pessoa que está sofrendo-o, e é importante evitar esses comportamentos logo no início, quando as ações ainda não têm impactos tão diretos.
Isso porque os assediadores costumam se mostrar aos poucos, com ações isoladas, demonstrando um falso arrependimento e criando uma relação de confiança com a vítima, para que possam exercer esse tipo de prática.
Com a prevenção ao assédio, sua empresa de serviço de reparo de impressoras pode ganhar muito mais destaque no mercado, firmando um exemplo de relacionamento entre os profissionais.
Dentro do ambiente de trabalho, o assédio existe tanto de superiores hierárquicos quanto de funcionários que intimidam e utilizam práticas abusivas para lidar com os chefes.
O assédio horizontal também é comum no ambiente de trabalho, em que um ou mais colegas de trabalho tomam como alvo uma pessoa mais propensa a passar por esse tipo de situação.
A forma mais eficaz de combater o assédio em todas as suas formas é a informação. Quanto mais esse assunto for discutido e apresentado para os colaboradores da empresa em forma de manuais, treinamentos e outras ações, melhor.
Isso porque você consegue não só apresentar os pontos importantes do assédio e de como combatê-lo, como pode despertar gatilhos em profissionais que estejam sendo alvos desse tipo de ação, mas não perceberam.
Por isso, utilizar treinamentos em sua empresa de pavimentação é tão importante para garantir mais qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Identificar os sinais de um abuso é o primeiro caminho para se livrar dele, e principalmente para ter argumentos contra a pessoa que está praticando essas ações.
Por isso, é fundamental que você entenda alguns pontos essenciais e consiga identificar atitudes que se refletem como assédio em um ambiente de trabalho.
Sinais de assédio
Agora que você entende a importância de conhecer a fundo o assédio no ambiente de trabalho e as principais formas de combatê-lo, é importante detectá-lo, principalmente quando você é a vítima em questão.
Uma empresa de chapéu de muro concreto precisa tomar ações afirmativas para evitar essas situações, garantindo um ambiente profissional de qualidade para todos os trabalhadores.
Em muitos casos, é mais fácil identificar o assédio em terceiros, vendo a situação de fora. Mas quando você está passando por isso, a tendência é sua mente nublar e não perceber algumas atitudes perigosas.
Por isso, saber identificar essas ações é fundamental para um ambiente de trabalho com mais segurança e qualidade para todos os profissionais.
Tratamento diferenciado
Em um ambiente de trabalho, a equidade deve ser levada a sério. É importante que um gestor ou colega não faça distinção entre um profissional e outro por questões pessoais, principalmente porque todos estão buscando resultados iguais.
Quando o tratamento com você é diferenciado dos demais colegas, seja por um aumento na demanda ou nas atividades realizadas, ou uma indiferença maior ao seu trabalho como um todo, é importante ficar atento.
O primeiro sinal de abuso começa quando você tem algum tipo de tratamento que o separa do restante do grupo, fazendo com que se sinta isolado. Quando você evita isso em empresas de automação, tem uma equipe muito mais motivada.
Difamação
A difamação é um item muito grave, e que pode ter impacto judicial se confirmado. Por isso, é fundamental identificar quando você é alvo de uma ação como essas em seu ambiente de trabalho.
Um comentário negativo ou crítica não é necessariamente difamação, desde que ele seja feito em particular, apenas para a pessoa envolvida. A difamação acontece quando o gestor decide tornar a crítica pública.
Usar um colaborador como exemplo negativo, expondo uma falha ou necessidade de modificar parte do trabalho, também configura difamação, o que pode gerar uma série de traumas com relação ao assédio moral sofrido.
O ideal é fazer críticas no privado, e elogios em público, tornando a equipe de treinamento de produtos químicos mais motivada ao trabalho.
Limitação de progresso
A limitação do progresso é um dos sinais mais indetectáveis de assédio no ambiente de trabalho, principalmente porque esse tipo de limitação é muito subjetivo, e não é possível quantificar o progresso de seu trabalho dessa forma.
Uma maneira de perceber que esse tipo de ação está acontecendo com você é a rejeição de todas as ideias e propostas apresentadas pela empresa, principalmente quando não há uma justificativa adequada para esse tipo de ação.
Nestes casos, o funcionário fica desmotivado e estagnado, e esse resultado pode ser feito por conta do assédio moral sofrido no ambiente de trabalho.
Ocultar informações
Outro tipo de assédio difícil de detectar até o momento em que algo dá errado é a ocultação de informações relevantes para seu trabalho. Sem essas informações, suas chances de falhar são muito maiores.
Alguns gestores deixam de avisar parte do processo de trabalho buscando o erro do colaborador, ou informam muito em cima, principalmente no caso de prazos para a conclusão dessa operação.
Ações injustificadas que o prejudiquem de alguma forma são uma maneira de assédio moral, que podem ser muito prejudiciais para qualquer profissional que busca uma posição mais estável em sua carreira.
O ideal é que todos trabalhem em harmonia para você otimizar sua produção de shoulder bag personalizada com um ambiente profissional adequado.
Insatisfação injustificada
Não importa o quão bem você execute uma tarefa, ou o quanto estiver dispondo de seu tempo e habilidades para realizar seu trabalho da melhor forma possível, alguns chefes nunca estão satisfeitos.
Isso pode ser um problema geral, o que pode ser levado ao superior hierárquico dele, mas pode ser uma ação direcionada contra você, se ele não apresentar o mesmo tipo de comportamento com outros colaboradores.
Um chefe que ativamente demonstra insatisfação com um profissional independentemente do trabalho realizado muitas vezes está agindo de forma abusiva com o trabalhador, uma vez que esse tipo de ação impacta diretamente a qualidade do trabalho.
Linguagem agressiva
Existem pessoas que não tem capacidade de liderar, ainda que estejam em cargos de gestão. Essas pessoas costumam ser explosivas e usam uma linguagem agressiva para se comunicar com os colaboradores.
Ainda que a mensagem tenha um tom de conselho, ou de questionamento para otimizar seus processos de trabalho, a linguagem agressiva é uma maneira de assediar moralmente o profissional.
Esse tipo de comunicação deixa o profissional recebendo as falas desconfortáveis, e faz com que ele questione suas capacidades de trabalho, por isso, é muito importante evitar esse tipo de ação sempre que possível em sua empresa de geoprocessamento.
Pressão explícita
A pressão não é incomum no ambiente de trabalho, principalmente em serviços que dependem do batimento de metas para serem bem sucedidos. Entretanto, forçar a pressão em cima de um funcionário, com demandas impraticáveis é assédio.
Por isso, é importante estar atento aos prazos e objetivos que um gestor solicita para seus funcionários. A sobrecarga de trabalho é uma ferramenta de assédio que muitas vezes passa despercebida.
Os assediadores também tentam acumular tarefas, ou colocar responsabilidades descabidas sob o profissional que está sendo vítima desse tipo de ação. Por isso, é importante identificar essas ações para perceber o assédio no ambiente profissional.
Ameaças
Embora alguns gestores sejam abusivos ao ponto de fazer ameaças abertas, a verdade é que na maioria dos casos esse tipo de ação é velada, evitando que a vítima perceba na hora o que está acontecendo.
Uma falha em determinada ação do seu trabalho pode trazer consequências negativas, e apontar isso não é errado, mas quando esses apontamentos se tornam avisos sérios, sem detalhar ações que podem ser feitas para melhorar, esse tipo de ação se torna mais complicado.
Um gestor assediador utilizará as ameaças como uma maneira de manter o profissional preso nesse tipo de relacionamento, para que possa aproveitar outros modos de assediá-lo.
Considerações finais
O assédio é um assunto de extrema seriedade, que deve ser trabalhado em todas as empresas para buscar um ambiente de trabalho mais adequado e onde todos os colaboradores se sentem à vontade.
Identificar ações que podem se tornar assédio é muito importante, para que você consiga cortar ainda em estágios iniciais e conversar com os responsáveis pela empresa para ter um local de trabalho mais adequado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Crédito:Luiz Affonso
Autor:Jennifer Kaufmann
Fonte:Guia de Investimento