Rio de Janeiro, 03 de Dezembro de 2024

Como procurar um novo emprego?

                                                                                                                                            
* Sílvio Celestino
 
           
Quando nossa vida profissional pára é porque paramos antes em alguma outra área do nosso desenvolvimento. Sendo assim, se avaliarmos que setor é este, podemos definir ações que nos moverão para frente em direção a um novo emprego.
           
Pode ser que você tenha parado de estudar. Neste caso, seu conhecimento tornou-se obsoleto ou insuficiente para ser relevante para as empresas. Uma nova formação acadêmica, um curso de pós-graduação ou uma língua estrangeira pode ser o que lhe falta para atingir uma nova colocação.
           
Se você já tem um currículo excelente, talvez seja o momento de você vencer sua timidez. Por mais competente que seja, se não souber expressar-se nos momento decisivos, como numa entrevista para emprego, sua competência ficará oculta. Faça tantos cursos de expressão verbal ou oratória quanto puder. Se não tiver condições de investir em um, adquira ou empreste um gravador e grave-se falando.            
 
Procure ver se você concatena bem as idéias, se sua dicção é boa e se você não fala muito rápido ou muito devagar.  Se ainda assim sua timidez persistir, considere como possibilidade consultar um psicólogo para que possa ultrapassar esta barreira. Ou, nos casos mais leves, quem sabe você não se desinibe em uma aula de teatro ou mesmo dança de salão? Encontre uma forma de vencer a timidez, ela é responsável por boa parte das carreiras que avançam muito lentamente.
           
Às vezes o que falta a você é maturidade. Neste caso, procure se expor a mais experiências de vida. Arrisque-se mais. Se possível faça uma viagem sozinho para o exterior, preferencialmente a um país que não fale uma língua que conheça. Aprenda a se virar. Faça um trabalho voluntário e entre em contato com pessoas que vivem dificuldades, mas as vivem com destemor – ajude-as.
           
Outros elementos fundamentais para fazer sua carreira avançar são a sua imagem, sua fala e sua postura. Lembre-se que o profissional vende a todo instante a sua credibilidade. Sendo assim, tenha uma imagem que transmita isto: procure se vestir com a sobriedade, elegância e estilo de um locutor de telejornal sempre que estiver à procura de um novo emprego. Evidentemente faça os ajustes necessários à sua idade, cargo pretendido e empresa onde está buscando a recolocação – não apareça de terno e gravata em uma empresa que vende materiais esportivos para esportes radicais, nem deixe sua nova tatuagem à mostra ao procurar emprego em um hotel tradicional. Pense!
           
Em cada uma destas ações que possam mover seu desenvolvimento rumo a um novo emprego, lembre-se de conversar muito com as pessoas que estão ao seu lado. Procure por aquelas que indicam você para uma nova colocação, ou influenciam alguém que possa contratar você. Não tenha ilusões, 80% das vagas nas empresas são preenchidas por indicação. Sendo assim, tenha interesse em conhecer pessoas e conquistá-las com uma conversa marcante, relevante e inspiradora.
           
No mundo corporativo, saber iniciar um diálogo com alguém extremamente importante para sua carreira de forma curta e curiosa é o que se chama de “Conversa de Elevador”. Isto é, você entrou no elevador com a pessoa que pode contratá-lo ou influenciar quem o contrate e tem somente até o andar de destino dela para falar sobre quem você é e o que faz. Não seja óbvio neste momento, saiba criar a curiosidade.
 
 
Por exemplo, vamos supor que você seja alguém que trabalhe em um banco. Então diga: “vendo dinheiro”. De fato, no banco as pessoas vendem dinheiro, por exemplo, se você quiser ‘comprar´ R$ 1.000,00 o banco te vende por R$ 1.100,00 (os R$ 100,00 a mais é o que chamamos de juros).          
        
Entretanto, não pense que basta você “jogar” uma conversa mole para cima de alguém que vai ser suficiente para que consiga sua recolocação. Tenha interesse genuíno por resolver problemas, aprimorar processos, produzir produtos de alta qualidade, atender com extrema atenção e cuidado os clientes externo e interno à empresa.
 
 
Em outras palavras, não basta que você queira trabalhar em uma empresa, é preciso que você queira que a empresa ganhe. Assim, saiba quando a empresa que você procura faz um gol e veja se isto tem a ver com você. Se não tiver, procure por outra. O mundo está cansado de ser atendido por pessoas que não gostam da empresa em que trabalham.
           
Por último se você já descobriu quais áreas de sua vida parou e o que deve fazer para aprimorá-las, saiba fazer o seguinte: imagine o mundo daqui a 3, 5 e 10 anos. Neste mundo do futuro imagine como estará o mercado e as empresas em que pretende atuar. Qual será o seu papel nestas empresas?    
 
 
Neste papel do futuro, quais competências você precisará ter?
 
 
Compare com as que possuem hoje e comece a desenvolver desde já aquelas que ainda não tem. Assim você corre menor risco de tornar-se obsoleto ou de achar-se surpreendido por uma demissão. São muitas as ações que você pode fazer para desenvolver e ir em direção ao sucesso de sua carreira.
 
 
O livro “Conversa de Elevador, uma fórmula de sucesso para sua carreira” fala sobre muitas delas: conhecimento, alfabetização financeira, sabático, esportes, coaching, aventura, maturidade espiritual e marketing pessoal. Elas irão construir para você um horizonte mais claro do que fazer para aprimorar-se e chegar lá.
           
É no futuro que você irá viver sua carreira, portanto tenha um profundo interesse por ele. Vamos em frente!
 
 
 
* Silvio Celestino - Coach de executivos, autor do livro Conversa de Elevador - Uma fórmula de Sucesso para sua Carreira e é vice-presidente da Federação Internacional de Coaches (Chapter São Paulo)
 
 

Crédito:Vera Moreira

Autor:Silvio Celestino

Fonte:Vera Moreira Assessoria de Imprensa