Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2024

Sucesso: questão de escolha!

A motivação gerada pelo otimismo em relação ao potencial de crescimento do Brasil e a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, muitas vezes, levam as pessoas a apostar num negócio próprio. 
 
Ainda mais, embriagadas pelo modismo da palavra “empreendedorismo”, essas pessoas acabam se lançando em aventuras empresariais sem a menor qualificação, sempre com a visão de que esse negócio próprio será o caminho para alcançar a independência financeira, para ser o seu próprio chefe e para trabalhar da forma e quando bem entender.
 
Sabemos que o empreendedor é aquele que tem como característica básica o otimismo e o espírito criativo, e que está constantemente buscando novos caminhos e novas oportunidades, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.
 
E é justamente baseado nessa definição que algumas pessoas se vêem como empreendedoras e acabam abrindo seu próprio negócio, orientadas somente pela própria intuição.
 
É o que acontece com aqueles que, por exemplo, decidem abrir uma pousada na praia somente porque gostam de passar seus finais de semana perto do mar, ou mesmo, abrir um restaurante de comidas típicas, uma vez que sua sogra tem muita habilidade na cozinha!
 
É importante  ter os pés no chão na hora de definir no que investir!  O fato de você gostar de alguma coisa não significa que outros também venham a gostar o suficiente para formar uma grande clientela capaz de alavancar esse seu negócio. 
 
É claro que para qualquer negócio ser bem sucedido é necessária a devida dedicação, porém, isso só não basta!
 
É uma grande ilusão imaginar que somente com esforço pode-se chegar ao sucesso
 
Essa ilusão é o que normalmente leva as pessoas a ignorar aspectos elementares e óbvios na definição e condução de um negócio. E é exatamente por ignorar este óbvio que, essas pessoas não conseguem alcançar seus ideais, e pior, na maioria das vezes, acabam conduzindo toda a sua família à falência, após tantos esforços investidos, jogando na lata do lixo toda a poupança que lhes restava. 
 
No mercado competitivo não há vida fácil, jamais devemos esquecer de que “resultado” é a palavra de ordem.
 
E para se obter resultados positivos e ter sucesso em seu empreendimento é fundamental elaborar um bom planejamento de seu negócio. 
 
É saber claramente de onde se está partindo, aonde se quer chegar, quais os recursos financeiros requeridos e quanto se tem disponível, quais competências são necessárias e quais já estão dominadas. É dedicar-se pessoalmente na obtenção de informações sobre o negócio, potenciais clientes, fornecedores e concorrentes. É investigar e aprender como fabricar um produto ou fornecer um serviço. É dominar o assunto!
 
Empreender sem o menor planejamento é o mesmo que improvisar, o que exige uma boa dose de “sorte” para alcançar seus objetivos. Contar somente com a sorte nos negócios é o mesmo que aventurar-se, e nessas condições, a probabilidade de seu sucesso é a mesma do seu fracasso.
 
Portanto, a escolha é sua.
 
Num futuro próximo, você poderá estar nas capas das conceituadas revistas de negócio como o “empreendedor do ano”, ou simplesmente, engrossar as estatísticas das inúmeras empresas que são abertas e que não chegam sequer ao seu primeiro ano de existência.
 
Assim, tenha uma certeza:  sucesso é uma questão de escolha!
 
 
* Francisco Higa é especialista em organização  e gestão pela Solving International. Autor do livro "Vai dar M... - Soluções para seu projeto não afundar" (Ed. Gente), ministra palestras sobre o assunto. (e-mail: link.higa@linkportal.com.br )
 
 

Crédito:Francisco Carlos Higa

Autor:Francisco Carlos Higa

Fonte:Link Comunicação