Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2023

Conheça as carreiras que dominam a era feminina

As mulheres estão trabalhando com mais garra do que nunca para construírem carreiras das quais se orgulham com o passar do tempo, e muito disso se deve a todo o tempo que elas passaram sem a oportunidade de sequer poderem estudar.

Falar sobre isso em pleno século XXI pode parecer algo horrendo, mas infelizmente fez parte da nossa sociedade e o mais triste de saber é que ainda existem pessoas que compartilham de tal pensamento.

Nos últimos anos, décadas e séculos, as mulheres lutaram e vêm lutando por mais espaço na sociedade e por mais igualdade, seja nas oportunidades de trabalho, no valor do salário ou até mesmo no crescimento dentro de determinadas áreas.

Isso porque, mesmo quando as mulheres começaram a entrar dentro do mercado, sua presença em áreas que eram tidas como tradicionais e governadas pelos homens, passou a ser cada vez mais difícil de se ver.

Felizmente isso vem mudando muito com o passar do tempo e hoje é possível ver mulheres que ajudam clientes a comprar caixa de papelão e até mesmo mulheres ocupando grandes cargos, como de juízas e médicas.

Por mais difícil que tenha sido a caminhada até aqui e por mais que milhares de mulheres tenham sofrido em diversos lugares do mundo, finalmente todo o trabalho está começando a surgir efeitos que estão fazendo a diferença em todo o mundo.

Prova disso é o aumento da presença de mulheres em áreas do mercado e, mais do que isso, as áreas que passaram a ser dominadas pela sua presença. Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre quais são essas áreas.

Dificuldades das mulheres no mercado de trabalho 

Para começo de conversa, é importante que entendamos que mesmo o cenário tendo mudado bastante, e felizmente para melhor, isso não quer dizer que a luta das mulheres por igualdade dentro do mercado acabou.

Mesmo que hoje contemos com empresas de etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, que tenham mais oportunidades para as mulheres, não são todas as empresas que estão compartilhando da mesma ideia.

Infelizmente, ainda existem muitas que veem as mulheres com muito preconceito e não oferecem uma oportunidade para que elas possam demonstrar o seu potencial ou então para que possam crescer de forma natural dentro de suas empresas.

São diversos os problemas que impedem isso, o machismo que vê as mulheres sendo inferiores aos homens e até mesmo o preconceito genético, por acharem que as mulheres, ao engravidarem, não produziram tanto dentro do negócio.

Inúmeras são as dificuldades que as mulheres encontram para que consigam construir uma carreira de sucesso dentro do mercado, entretanto isso vem mudando cada vez mais e elas têm mostrado o seu poder e a forma como dominam diversos tipos de profissões.

Áreas de trabalho dominadas pelas mulheres

Tendo em vista o aumento da participação das mulheres no mercado, tanto em negócios de aluguel de geladeira quanto em muitos outros, selecionamos algumas das áreas que hoje são dominadas pelas mulheres. Confira:

Pedagogia

A primeira delas é a pedagogia, área na qual os profissionais se formam para dar aulas para crianças e adolescentes. Normalmente o foco desses profissionais fica no cuidado com as crianças, seja no berçário ou até mesmo no ensino base.

As mulheres lideram esse tipo de área no mercado devido ao cuidado e a paciência que possuem para cuidar desse tipo de processo e como podem ajudar as crianças a se desenvolverem de forma mais acolhedora.

Direito

Além disso, o direito também é uma área dominada pelas mulheres, o que gera muita surpresa em algumas pessoas, pois por se tratar de uma área bem tradicional, então é normal que muitos pensem que ela é liderada por homens.

Hoje, é mais comum do que se pode imaginar ver mulheres liderando escritórios de advocacia, que contam com diversas regalias para seus clientes, desde uma máquina de café para empresas, até mesmo um espaço personalizado para espera.

Arquitetura e urbanismo

A área de arquitetura e urbanismo também é uma que possui as mulheres como grandes dominadoras, isso porque falamos de uma profissão que exige muita organização e criatividade, o que as mulheres possuem de sobra.

Hoje, a profissional de arquitetura e urbanismo consegue trabalhar desde a criação de grandes prédios e residências até mesmo o design de interiores, que foca na construção de ambientes confortáveis e personalizados para os seus clientes.

Psicologia

Nos últimos anos, pudemos ver a importância do trabalho da psicologia no mercado e como ela se tornou essencial para que as pessoas pudessem cuidar mais de sua saúde mental, e também se tornou uma das áreas dominadas pelas mulheres.

Existem as que trabalham para clínicas e contam com o seu crachá personalizado e até mesmo as que investem em atendimentos particulares online, sendo donas de seu próprio negócio, o fato é que elas aprenderam a dominar esse setor tão importante.

Fisioterapia

Assim como é importante cuidar da saúde mental, cuidar da saúde do corpo também é essencial, e a fisioterapia é uma área que ajuda justamente no tratamento de problemas de saúde e na melhora da qualidade de vida, sendo mais uma área dominada pelas mulheres.

Isso porque, por se tratar de uma área que exige muita delicadeza, cuidado e atenção aos mínimos detalhes durante a sessão, as mulheres acabam se saindo melhor no processo, e por isso dominam com facilidade essa área que só cresce.

Serviços sociais

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os serviços sociais, que são de extrema importância nos dias atuais e também são liderados pelas mulheres, que possuem determinação, assertividade e empatia para lidar com isso.

Muitas que trabalham em casas e abrigos dos mais diversos segmentos contam com um ponto eletrônico e equipamentos que ajudam na comunicação entre os profissionais da área e na solução de problemas.

Essas são apenas algumas das diversas áreas e profissionais que são dominadas pelas mulheres no mercado e que servem como prova de que elas estão, mesmo que aos poucos, construindo o seu próprio espaço no mundo.

Saiba quais são os diferenciais dessas profissionais

Agora que você já conhece um pouco sobre quais são as áreas dominadas pelas mulheres no mercado, é importante que conheça quais são os diferenciais delas e o que você também pode desenvolver para construir uma carreira de sucesso.

O primeiro diferencial é a determinação, ou seja, é continuar fazendo o que precisa ser feito em busca do seu objetivo, independentemente do que os outros digam, porque acredite, as pessoas vão dizer muitas coisas para tentar te desencorajar.

Muitas vezes as mulheres que se deixam levar por esses comentários acabam abrindo mão do que poderia ser uma carreira estelar no mercado. Se uma empresa de balança industrial tivesse dado ouvidos ao que falavam, não teria se tornado a melhor do mercado.

Além disso, é preciso que você tenha assertividade, ou seja, que saiba ser direta e objetiva no que diz, mesmo que isso faça você pensar que esteja sendo grossa, pois existe uma grande diferença entre grosseria e assertividade.

Vivemos em uma sociedade que ainda associa as mulheres ao papel do sexo frágil e daquelas que delicadas e fofas, mas as mulheres são mais do que isso, elas são fortes e resilientes, e isso precisa estar claro em sua carreira.

Por isso a assertividade também é um grande diferencial nesse processo, pois faz com que você seja vista como profissional pelos outros e com que você exija o que é seu por direito e saiba dizer não com confiança e na hora certa.

Com isso, conseguirá dominar diversas áreas e negócios do mercado, desde uma transportadora em Guarulhos até mesmo uma loja de moda, seja qual for o segmento, o sucesso é garantido quando você entende os diferenciais a serem adotados.

Cases de sucesso com mulheres dominantes 

Para finalizar e provar como a presença das mulheres no mercado de trabalho só tende a ajudar as empresas, selecionamos algumas que apostaram em mulheres nos cargos de liderança e hoje são as melhores no que fazem. Confira:

  • Magazine Luiza;

  • Natura;

  • Avon;

  • O Boticário;

  • Unilever;

  • Itaú;

  • Nubank;

  • Coca-cola.

A sua marca pode ser a próxima a entrar para essa lista que cresce cada dia mais e ainda obter resultados tão surpreendentes quanto os dessas marcas, isso ao entender o poder e a influência das ideias e da participação das mulheres nos negócios.

Considerações finais

Dessa forma, conseguiremos construir uma sociedade cada vez mais igualitária e aberta, onde as mulheres possuam o seu espaço de fala e presença, entendendo que podem conquistar o que quiserem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento