Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

A importância do Sexo, Orgasmo e da Masturbação para a saúde mental

OMS classifica a masturbação e o sexo on line como sendo os mais seguros possíveis dentro da realidade que estamos vivendo

Vários são os impactos psicológicos causados pela aceleração da vida, na mente humana. As muitas mudanças de rotinas, cobranças, tensões e correria do dia-a-dia geram muitas angústias que têm afetado e alterado ainda mais os nossos hábitos. Surge, então a necessidade da busca e descoberta de novas formas de se relacionar e de praticar atividades sexuais seguras.

A sexualidade é uma fonte de prazer de extrema importância para a humanidade. O alívio das tensões se dá, pois, o orgasmo é uma espécie de descarga que libera substâncias como a endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Cada uma delas provoca estímulos diferentes em nosso corpo proporcionando diversos benefícios.

Estimulado, o cérebro reage com sensações de bem-estar, de conforto, melhoria do estado de humor, através de uma elevada produção hormonal e, consequentemente, alcançando o tão desejado relaxamento e trazendo o alívio da tensão causada pela quarentena. Além disso, podemos perceber uma melhora no poder de movimento, na atenção e na memória.

Ganhos psíquicos adquiridos através do sexo que também contribuem para a ampliação da visão, da audição e do aumento das células de defesa, auxiliando assim, o aumento da imunidade.

A exploração do prazer individual ajuda a aliviar a tensão momentânea, uma vez que a energia sexual exercida sem culpa e sem tabus, contribui para uma mudança crescente de nossa visão da intimidade. A materialização dos desejos e fantasias através da utilização de ferramentas tecnológicas ou da descoberta individual de seu corpo e de suas sensações, como o sexo virtual por exemplo, não apresenta qualquer contra indicação. Mas devemos ter a plena consciência de que nada supera o calor e o contato humano.

Além disso, o sexo virtual requer precaução e segurança no ambiente da internet.  Durante e após a pandemia, este tipo de sexual, motivado pela restrição dos contatos, tornou-se ainda mais procurado. Tanto que a OMS classifica a masturbação e o sexo on line como sendo os mais seguros possíveis dentro da realidade que estamos vivendo. São opções que descomplicam a forma de se relacionar à distância.

Ajudando a não surtar, aumentando a autoestima e estimulam o autoconhecimento do corpo e de suas emoções. Mas, não se pode transformar esse prazer solitário em sua forma única de relacionamento, eliminando a possibilidade de se obter prazer através do contato físico com o outro. É muito importante não substituir 100% o contato real pelo virtual. Além disso, a prática compulsiva não é recomendada e devemos estar atentos ao fato de que todo e qualquer tipo de excesso pode ser prejudicial.

Portanto, a busca pelo relaxamento e a descarga da tensão são essenciais para aliviar o estresse, a angústia, as frustrações e as incertezas cotidianas. Liberte-se dos tabus e permita-se sentir desejo. Desejar e se sentir desejado, sem culpa. Explore fantasias e entenda o sexo, a masturbação e o orgasmo como um mecanismo de auxílio de seu bem estar e de sua satisfação. Elimine os preconceitos. Masturbe-se ou faça sexo virtual, com consciência, cautela e responsabilidade. Descobrindo assim, novas maneiras de vivência do prazer íntimo e pessoal.

 

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Lilian Lopes

Fonte:Goldoni Conecta