Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Gelatinas dão energia e hidratam as crianças no Verão

Gelatinas dão energia e hidratam

as crianças no Verão

O Verão se aproxima e a atenção com a alimentação das crianças deve ser redobrada, uma vez que o apetite costuma ser menor nesse período. A hidratação é outro ponto de atenção nos dias mais quentes e agitados. Para manter o pique da criançada, a dica é criar receitas leves, coloridas e refrescantes para que saboreiem nos intervalos dos jogos e das brincadeiras.
 
Uma sugestão para estas ocasiões é a gelatina, que utiliza uma grande quantidade de água em seu preparo. Além de hidratar, elas são excelentes fontes de proteínas, nutriente indispensável para o crescimento das crianças. Versátil e de preparo simples, é um ótimo aditivo para dar energia à criançada entre uma brincadeira e outra, além de ajudar a repor a água no organismo.
 
Para potencializar os benefícios das gelatinas, já há no mercado opções desenvolvidas especialmente para a nutrição infantil, como a nova linha Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo, que acrescentou vitaminas em seus produtos.
 
“Suas fórmulas foram enriquecidas com o complexo NutriMais®, uma fonte de vitaminas e sais minerais que fornece benefícios importantes para o organismo, como o fortalecimento do sistema imunológico (vitaminas A, C e D), e contribui também na liberação de energia (complexo B) e com a saúde da pele e da visão (vitamina A)”, explica Silvia Lombardi, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da J.Macêdo, fabricante da marca.
 
Atualmente há uma série de sabores de gelatinas disponíveis no mercado, de maracujá à lichia. As mais tradicionais, no entanto, são morango, limão, uva, framboesa e abacaxi, que ficam uma delícia tanto sozinhas como incrementadas com outros ingredientes, como frutas e cremes. 

 

Para variar o cardápio, a nutricionista Edna Hiroko, coordenadora da cozinha experimental da marca Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo, criou o Mosaico de Gelatina, receita que consiste em quadrados de gelatinas de diferentes sabores envoltos em um creme branco. Entre as combinações de gelatinas, as mais indicadas são: uva verde + gelatina de limão, abacaxi + folhas de hortelã picada, framboesa com pedaços de melão.

Embora a gelatina traga muitos benefícios, a nutricionista reforça que os pais devem ficar sempre atentos aos sinais de desidratação das crianças e que estimulem a ingestão de água, sucos de frutas e água de coco.

Confira abaixo algumas receitas gostosas, divertidas e ricas em energia elaboradas pela Cozinha Dona Benta a base de gelatinas.  As fotos em alta resolução estão disponíveis no link http://links.fsb.com.br/imgs.zip.

Mosaico de Gelatina


(Crédito: linha Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo)
 

 

Ingredientes:

          1 gelatina em pó Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo sabor MORANGO
     1 gelatina em pó Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo sabor UVA
     1 gelatina em pó Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo sabor LIMÃO
     1 gelatina em pó Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo sabor FRAMBOESA
     2 litros de água

 

Para o creme:

         2 gelatinas em pó Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo sabor ABACAXI
    400 ml de água
    1 lata de leite condensado
    1 lata de creme de leite

 

 

Modo de preparo: Dissolva a gelatina DONA BENTA sabor morango em 250 ml de água fervente. Adicione 250 ml de água fria, coloque em um refratário e leve para gelar por 4 horas. Repita o procedimento com os outros sabores de gelatina separadamente. Quando a gelatina estiver consistente, prepare o creme, diluindo a gelatina DONA BENTA sabor abacaxi em 250 ml de água fervente. Junte a água restante, o leite condensado, o creme de leite e misture bem. Reserve e deixe esfriar completamente para utilizar.

Montagem: Corte cada gelatina pronta em quadradinhos e passe para um recipiente grande, misturando com cuidado. Adicione o creme reservado, mexa delicadamente e leve para gelar por mais quatro horas. Se preferir, antes de gelar, separe em potinhos com porções individuais.

Tempo de preparo: 1 hora / Rendimento: 24 porções

 

Tacinhas da Turma do Sítio


(Crédito: linha Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo)
 

 

Ingredientes:

      1 embalagem de mistura para pudim Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo sabor MORANGO
     1 embalagem de gelatina em pó Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo sabor FRAMBOESA
     700 ml de leite
      Leite condensado a gosto para decoração

Modo de preparo: Em uma panela, dilua a mistura para pudim Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo no leite e cozinhe conforme as instruções da embalagem. Desligue, junte a gelatina ao pudim pronto, misture bem e divida a mistura em tacinhas. Leve à geladeira por 2 horas e decore com leite condensado.

Tempo de preparo: 30 minutos / Rendimento: 8 porções

Sobre Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo

Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo (www.donabenta.com.br/sitio) existe para fortalecer as relações de carinho entre adultos e crianças, oferecendo nutrição, diversão e cultura. Lançada em outubro de 2008 pela J.Macêdo, uma das principais empresas de alimentos do Brasil, sua linha é composta por produtos com o exclusivo NutriMais®, uma fonte de micronutrientes que fornece benefícios importantes para o organismo, como vitaminas e sais minerais essenciais que auxiliam no desenvolvimento das crianças. Em seu portfólio estão 16 itens com os clássicos personagens de Monteiro Lobato: misturas para bolo (chocolate e laranja), misturas para bolinho de chuva (tradicional, laranja e banana), gelatinas (uva, abacaxi, limão, framboesa e morango), pudins (morango e chocolate), pudim de leite, maria mole e macarrão (Bichinhos Tricolor e Letrinhas). Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo traz a garantia da tradicional marca Dona Benta para o preparo de receitas de carinho voltadas para o desenvolvimento das crianças.

 

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Patricia Santilli

Fonte:Universo da Mulher