Coordenadora do Itatiaia dá algumas dicas aos pais
A gestação, o parto e os cuidados com a primeira infância preparam o ser humano para a vida.
O bom desenvolvimento físico, psíquico e social da criança depende em grande parte dos cuidados dispensados nesta fase, isto é, da atenção, nutrição, estimulação adequada, acolhimento, compreensão e carinho.
Mas como dosar essa estimulação e cuidados sem perder o controle?
Mas como dosar essa estimulação e cuidados sem perder o controle?
Para ajudar os pais, convidamos Cláudia Fernanda Venelli Razuk, coordenadora do Colégio Itatiaia – tradicional escola paulistana que há 28 anos trabalha com crianças e adolescentes do berçário ao ensino fundamental, para falar um pouco mais sobre o assunto. Confira:
Em pleno século 21, quando há muita informação para as crianças e muita concorrência no mercado de trabalho, observo freqüentemente pais preocupados em estimular ao máximo seus filhos, como que preparando-os para uma vida adulta competitiva e frenética.
Os estímulos são, sim, muito importantes para a formação da criança e quanto mais, melhor.
Em pleno século 21, quando há muita informação para as crianças e muita concorrência no mercado de trabalho, observo freqüentemente pais preocupados em estimular ao máximo seus filhos, como que preparando-os para uma vida adulta competitiva e frenética.
Os estímulos são, sim, muito importantes para a formação da criança e quanto mais, melhor.
A questão é que há uma grande confusão sobre como, quanto, quando e o quê estimular.
É importante o cuidado para não pular “fases”, antecipando aprendizagens, comportamentos e abreviando etapas importantes da infância, como o “brincar”.
Há uma busca pelos estímulos envolvendo “conteúdos escolares” como pais querendo antecipar a alfabetização, por exemplo, que sentam em casa com seus filhos e “brincam” de ensinar e aprender letras...
Pode até ser válido, se o interesse da criança for genuíno e se a situação não for forçada.
Há uma busca pelos estímulos envolvendo “conteúdos escolares” como pais querendo antecipar a alfabetização, por exemplo, que sentam em casa com seus filhos e “brincam” de ensinar e aprender letras...
Pode até ser válido, se o interesse da criança for genuíno e se a situação não for forçada.
Mas não é isso que garantirá a excelência no desenvolvimento de seu filho, visto que essa situação apenas antecipa algo que acontecerá naturalmente.
Tenham em mente, papais e mamães, que este tipo de ensino cabe à escola, que se bem escolhida, o fará com grande competência.
Tenham em mente, papais e mamães, que este tipo de ensino cabe à escola, que se bem escolhida, o fará com grande competência.
O estímulo adequado deve enfocar “vivências” importantes, principalmente as que são menos acessíveis no dia a dia dos pequenos.
Deve-se pensar em passeios ligados à natureza para a criança que mora em apartamento. Outros envolvendo convívios sociais para o filho único ou a criança que ainda não vai à escola. Passeios a livrarias e exposições despertam a curiosidade pela leitura e pelas artes plásticas.
Deve-se pensar em passeios ligados à natureza para a criança que mora em apartamento. Outros envolvendo convívios sociais para o filho único ou a criança que ainda não vai à escola. Passeios a livrarias e exposições despertam a curiosidade pela leitura e pelas artes plásticas.
Explorar as idas ao supermercado é excelente, quando a criança participa do processo de organização da lista, da escolha dos produtos e até, dependendo da idade, de comparação de preços.
Sentar com seu filho para a disputa de jogos de tabuleiro, que em suas variedades atingem todas as idades e objetivos pedagógicos, é muito bom, pois além do estímulo próprio de cada jogo, ainda permitem momentos agradáveis de união familiar.
Sentar com seu filho para a disputa de jogos de tabuleiro, que em suas variedades atingem todas as idades e objetivos pedagógicos, é muito bom, pois além do estímulo próprio de cada jogo, ainda permitem momentos agradáveis de união familiar.
Que tal convidar seu melhor amigo e toda a família para um almoço em um restaurante que ofereça uma culinária diferente, como a tailandesa, por exemplo?
É uma forma de conhecer um pouco da cultura do país, além de estimular o paladar experimentando novos sabores. Viagens a lugares diferentes também oferecem muita riqueza de informações.
É uma forma de conhecer um pouco da cultura do país, além de estimular o paladar experimentando novos sabores. Viagens a lugares diferentes também oferecem muita riqueza de informações.
Incentive seu filho a ter autonomia, ser independente, seguro, ter iniciativa, saber lidar com os erros, pois estes o ensinarão a acertar. A ser forte na medida certa, mas também saber aceitar quando necessitar de ajuda.
Estimule-o a participar das situações do dia a dia pensando em formas variadas de solucionar pequenos problemas: “Puxa, a torneira está pingando muito, como poderemos resolver isso? Não tem leite para colocar no bolo, e agora?”.
Estimule-o a participar das situações do dia a dia pensando em formas variadas de solucionar pequenos problemas: “Puxa, a torneira está pingando muito, como poderemos resolver isso? Não tem leite para colocar no bolo, e agora?”.
Vivenciando essas situações, ele criará o hábito de procurar pensar de várias formas e tentar resolver as situações com praticidade, flexibilidade e criatividade – que é o que se espera de um profissional do século 21 no mercado de trabalho!
Tudo isso se faz nas situações de rotina.
Tudo isso se faz nas situações de rotina.
Na era da Internet, o conhecimento chegará naturalmente a seu filho, mas as atitudes é que o conduzirão pela vida.
A própria criança vai demonstrar, no dia a dia, suas capacidades. Não a subestime, mas também não force situações.
Observe, respeite, mas não compare com outras crianças. Se necessário, pesquise sobre cada etapa de aprendizagem.
Observe, respeite, mas não compare com outras crianças. Se necessário, pesquise sobre cada etapa de aprendizagem.
Em um ambiente de amor e estímulos adequados, com pais presentes dando carinho e mensagens de incentivo, a criança evoluirá naturalmente.
Escolha atividades que sejam gratificantes para toda a família, que dêem prazer, pense que deve ser algo que “faça a diferença”.
Agora pense e não esqueça: quando foi a última vez que seu filho tomou um banho de chuva em um dia de verão? E quando foi que vocês prepararam um bolo juntos?
Agora pense e não esqueça: quando foi a última vez que seu filho tomou um banho de chuva em um dia de verão? E quando foi que vocês prepararam um bolo juntos?
Já subiu em uma árvore ou confeccionou e soltou uma pipa?
Não esqueça que seus filhos, na correria do dia a dia e na busca incessante por estímulos, podem estar perdendo momentos importantes dos primeiros anos de vida, pois eles precisam brincar!
E certas brincadeiras ensinam mais que mil letrinhas!
Estimule, sim, mas sem perder de foco a beleza da infância.
Estimule, sim, mas sem perder de foco a beleza da infância.
Colégio Itatiaia
www.colegioitatiaia.com.br
Crédito:Cris Padilha
Autor:Renata Santiago
Fonte:Universo da Mulher