Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2024

Entenda causas da fissura mamária

A fissura mamária é muito comum, principalmente em mães de primeira viagem, uma vez que ao realizar o processo de amamentação, ocorrem danos aos mamilos das mulheres.

Essa consequência é muito normal de acontecer, sendo esse um processo natural do nascimento da criança.

Entretanto, também é possível prevenir e tratar esses danos, proporcionando o bem-estar e a saúde das mães, onde existem clínicas que possam fazer análise dessa fissura, assim como uma empresa que faz análise de alimentos.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que são fissuras mamárias, como elas são causadas e como as tratar.

O que é fissura mamária?

A fissura mamária nada mais é do que rachaduras nos mamilos. Ela é uma lesão do tecido mamilar que ocorre durante o processo de amamentação do bebê, quando o pequeno acaba inserindo muita pressão e onde a pega e o posicionamento estão inadequados.

Embora pareça uma lesão muito simples, ela ocorre em um ponto muito sensível do corpo humano, causando muita dor à pessoa que a possui.

Além disso, as fissuras mamárias também podem ser uma das maiores causas para a ocorrência do desmame precoce, sendo esse processo muito importante para a saúde do bebê.

A fissura mamária pode também não parar por aí, podendo evoluir para quadros mais graves de mastite, abscesso mamário e também septicemia.

A fissura mamária é a ruptura do tecido epitelial, que é responsável por cobrir o mamilo e o proteger, assim como um cabo de silicone protege o conteúdo elétrico em seu interior para a passagem de corrente, o tecido epitelial possui a função de proteger o mamilo.

Entretanto, quando ocorre a sua ruptura, a mulher pode não apenas sentir muita dor na região, como também ocasionar um sangramento no local da rachadura, a depender do tipo de rachadura e de sua intensidade.

Existem ao todo três tipos diferentes de fissuras, onde o seu tamanho e profundidade podem impactar diretamente nos sintomas que a mãe pode possuir. Elas podem ser classificadas em:

  • Fissura pequena;

  • Fissura média;

  • Fissura grande.

A fissura pequena possui um tamanho menor do que 3mm e pode provocar pouca dor durante o início do processo de sucção do bebê. Já a fissura média possui um tamanho máximo de até 6mm e a dor que é ocasionada por ela demora para passar.

Por fim, a fissura grande possui um tamanho maior do que 6mm e a mãe pode se queixar de uma dor aguda durante todo o processo de sucção do bebê.

As lesões no mamilo são extremamente dolorosas e também podem ser frequentemente a porta de entrada para bactérias.

Por esse motivo, além de corrigir o problema que está realmente causando as dores nos mamilos, é necessário intervir, com o intuito de aliviar a dor e incentivar e auxiliar a cicatrização, para que ela aconteça o mais rápido possível.

Entretanto, existem muitos fatores que podem ser os causadores das fissuras mamárias, sendo a má pega do bebê apenas uma delas.

Quais são as causas da fissura mamária?

A principal causa para que ela aconteça, como já mencionado, é a pega incorreta do bebê durante o período da amamentação, entretanto, também existem muitos outros fatores que podem prejudicar a situação da mãe e causar essas fissuras.

O mau posicionamento da mãe ou do bebê também podem ser pontos essenciais para essa condição, onde é necessário estar bem posicionado para o melhor desempenho durante o processo de amamentação.

Para que isso aconteça, você pode realizar uma ergoespirometria e entre muitos outros exames que possuem a capacidade de auxiliar na análise e identificação no caso de se você está se sentindo e respirando corretamente ou não.

Com isso você obtém melhores resultados ergonômicos, respiratórios e, consequentemente, pode amamentar da melhor maneira possível.

Outro ponto muito importante é a utilização de produtos irritativos, que podem ser muito prejudiciais à pele, causando pequenas lesões.

Existem cremes e insumos farmacêuticos que são próprios para cada situação, onde é muitas vezes necessário a visita a um especialista para uma escolha mais adequada.

As bombas são uma tecnologia muito usada no processo de amamentação, onde através desse aparelho, tanto o manual quanto o elétrico, é possível retirar o leite dos seios da mulher.

A bombinha pode ser utilizada por muitas razões, onde o estímulo para a produção de leite, a retirada do líquido caso ele esteja muito cheio e a doação são apenas alguns deles.

De qualquer forma, ao realizar esse procedimento, você deve armazenar o líquido em um recipiente que já é fornecido, junto com a bombinha, esterilizado e congelado, onde desde uma refrigeração industrial a uma geladeira da sua própria casa são opções viáveis.

Entretanto, a bombinha também pode ser um fator relevante para a causa de fissuras mamárias, uma vez que a sua utilização pode acabar ocasionando em pequenas fissuras nos mamilos.

Existem ainda muitos outros fatores que podem auxiliar para a causa ou até piora nas fissuras mamárias, trazendo consigo inúmeras consequências, como a entrada de bactérias, dores, sangramentos e muitos outros sintomas.

Qual é o tratamento para fissuras mamárias?

As fissuras mamárias podem ser muito dolorosas, além de causarem muitos danos à mãe, onde é possível utilizar uma codificadora industrial para identificar e catalogar os muitos problemas que essas pequenas fissuras podem causar.

Entretanto, é possível tratar os seus sintomas com o auxílio de alguns medicamentos e cuidados, a fim de proporcionar o melhor bem-estar para você.

Como já mencionado, a pega do bebê e a posição inadequada são os principais fatores que são responsáveis por causar as fissuras mamárias durante o processo de amamentação do bebê.

Isso normalmente pode acontecer devido à falta de informação sobre o jeito correto de se amamentar o pequeno.

Quando ocorre a pega incorreta, pode-se observar que a boca do bebê não consegue envolver toda a aréola, os seus lábios ficam virados para dentro e o queixo do bebê não encosta na mama.

Além disso, também é possível perceber alguns sons estalidos quando a criança realiza o processo da amamentação.

Com isso, ao não conseguir drenar o leite com certa eficiência, a pressão negativa que é criada acaba levando a lesões e rachaduras no tecido dos mamilos, uma vez que eles já estão mais sensíveis devido à quantidade de hormônio que é disponibilizado às mulheres no período.

Seria ótimo se esses hormônios que são liberados pelas mães tornassem essa parte do corpo bem resistente, por isso é sempre importante uma consultora experiente com crachá personalizado, assim as mães podem ter uma confiança e melhor tratamento.

Por esse motivo, quando você identificar esses sintomas, é necessário corrigir a pega e o posicionamento imediatamente, uma vez que essas são as principais causas das fissuras mamárias.

Além disso, existem muitos outros tratamentos que podem ser levados em consideração para uma amamentação mais saudável não apenas para o bebê, como para você também.

De acordo com o Ministério da Saúde, se recomenda algumas medidas para o seu maior conforto durante o período de tratamento, onde o seu intuito é o de minimizar o estímulo aos receptores de dor que estão localizados nos mamilos. Dentre elas podem-se citar:

  • Início da mamada pelo seio menos afetado;

  • Ordenhar um pouco de leite antes da amamentação;

  • Utilização de diferentes posições para a amamentação;

  • Utilização de conchas protetoras;

  • Uso de analgésicos sistêmicos por via oral.

Essas são as principais medidas que podem ser tomadas com a finalidade de diminuir a dor e corrigir o processo. Durante o início da amamentação é quando acontece a maior força da sucção para que seja possível desencadear o reflexo.

Por esse motivo, as medidas de utilizar o seio que está menos afetado no início e ordenhar um pouco de leite antes do processo, com o intuito de tornar a saída do líquido mais fácil, é de extrema importância para o seu tratamento.

Outro fator muito importante é a utilização de diferentes posições, a fim de não incentivar o atrito em um único local e posição, e com isso ocasionar em uma lesão.

Por fim, a concha protetora e os analgésicos são itens que, assim como uma pesquisa de “torre de iluminação preço” na internet, devem ser analisados e levados em consideração para a aquisição do melhor elemento e que não seja tão caro para você.

Além disso, visitar um profissional da saúde para uma prescrição médica no caso dos analgésicos é extremamente necessário, a fim de obter a opinião de um profissional da área.

Existem ainda muitos procedimentos que devem ser levados em consideração para prevenir a fissura mamária e impedir que ela aconteça.

Dentre eles, o cuidado com os mamilos, os mantendo secos e trocando os forros é essencial, não utilizar produtos que retirem a proteção natural dos mamilos, evitar o leite empedrado e entre muitos outros atos são atitudes que podem ajudar em todo o processo.

A fissura mamária pode incomodar muito durante o processo de amamentação, causando dores, sangramentos e deixando o corpo exposto a bactérias.

Por esse motivo, é necessário cuidar dos seios nesse processo tão importante que é a amamentação, com o intuito de proporcionar a melhor experiência para você e para o seu bebê.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Kauffman

Fonte:Guia de Investimentos