Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2024

Saiba o que é Invisibilidade Materna

A invisibilidade materna é um problema mais comum do que podemos imaginar, mas que ainda precisa ser bem entendido pela maioria das pessoas que precisam reconhecer tal cenário dentre as mulheres que se tornaram mães recentemente.

Sabemos bem que a maternidade está bem longe de ser um mar de rosas, pelo contrário, trata-se de um dos processos mais desafiadores e delicados que uma mulher pode passar por toda a sua vida, tendo que se preparar para situações e consequências, como:

  • Alterações hormonais;

  • Gestação;

  • Parto;

  • Amamentação;

  • Privação de sono;

  • Entre outros. 

Por mais desafiador que seja, as mulheres que são mães dificilmente abrem mão de seus filhos por conta da rotina, afinal de contas, poucas coisas no mundo costumam ser tão poderosas quanto o amor de uma mãe pelo seu filho.

Mesmo entendendo isso, é importante que não acabemos romantizando a maternidade, pois por mais linda que ela possa parecer, não deixa de ter os seus lados negativos e também não deixa de ser uma fase que pode gerar problemas para algumas mulheres.

Hoje, vivemos em um mundo onde a informação se tornou bem mais acessível, pois assim como conseguimos encontrar uma boa empresa de desentupidora de esgoto preço acessível, também conseguimos encontrar informações relevantes sobre maternidade.

E dentre tantas ideias que formam esse universo e que foram se desenvolvendo com o passar do tempo, a invisibilidade materna acabou se tornando um dos principais conceitos que abriram as portas para discussões necessárias dentro das casas.

Entretanto, ainda são poucas as pessoas que conhecem esse conceito a fundo e buscam entender como ele afeta a vida das mulheres que acabaram de se tornar mães, por isso, hoje iremos a fundo nesta importante ideia. 

Entenda o que é a invisibilidade materna 

Para começo de conversa, precisamos entender o que quer dizer invisibilidade materna, um cenário que afeta milhares de mulheres que podem começar a sofrer com esse problema ainda durante a gestação.

Todo tipo de processo passa por seus problemas e desafios, seja a maternidade, a pintura externa de prédios ou até mesmo a compra de uma casa, mas entender sobre eles já é uma forma de ajudar quem está passando por esse momento difícil.

A invisibilidade materna pode ser entendida como um fenômeno social que afeta as mulheres que se tornaram mães, neste cenário, a mulher acaba sendo invalidada em outros aspectos de sua vida e vista apenas como a nova mamãe.

Sabemos bem que antes de se tornar mãe, muitas mulheres possuíam uma rotina de vida muito diferente, onde trabalhavam, estudavam, saiam para festas e tinham uma carreira bem estruturada, mas que acabavam se dissipando com a chegada da maternidade.

Isso porque a sociedade, e isso inclui desde a família até os amigos, acabam limitando a ação e existência daquela mulher apenas em torno da maternidade, como se tudo o que ela viveu e construiu antes daquilo fosse esquecido em poucos meses.

Por exemplo, uma mulher que era gerente de uma rede de distribuidor de cloro para piscina, após sair de licença maternidade, acaba vendo sua vida girar apenas em torno do seu bebê e são poucas as pessoas que perguntam sobre a vida particular dessa mulher.

Sendo assim, o fenômeno recebe o nome de invisibilidade justamente por mostrar que os outros aspectos dessa mulher acabam sendo invisíveis com a chegada da maternidade, como a sua carreira, identidade, personalidade e objetivos de vida.

Por mais inusitado que possa ser, trata-se de um cenário mais comum do que se imagina e que muitas mulheres não falam sobre, pois pensam que está tudo bem ver as pessoas se referirem a elas simplesmente como mães.

Tal fenômeno pode até ser comum, mas não deve ser frequente, pois a longo prazo ele pode gerar graves problemas na saúde mental da mulher e acabar com esse cenário é uma missão que está nas mãos de todas as pessoas que possuem contato com uma nova mãe. 

Dicas de como lidar com a invisibilidade materna

Agora que você já sabe o que é a invisibilidade materna, que pode acontecer tanto com uma mãe que é dona de uma empresa de lavadora de alta pressão industrial ou até mesmo com uma jovem, chegou o momento de aprender como lidar com isso.

Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a lidar com a invisibilidade materna de forma mais leve e natural, entendendo que esse é um problema comum, mas que precisa ser devidamente enfrentado. Veja quais são elas: 

Faça terapia com frequência 

A primeira e uma das mais importantes é a realização de terapia com frequência, afinal de contas, nada melhor do que contar com profissionais voltados para esse problema para te ajudar a passar por isso da melhor maneira possível.

Terapia é um processo essencial para qualquer pessoa, mas no caso de uma mulher, que se tornou mãe e reconhece que está sofrendo com a invisibilidade e materna, fazer terapia com um profissional desse segmento irá fazer toda a diferença em sua rotina. 

Conte com uma rede de apoio 

Além disso, ter uma equipe é algo essencial para uma nova mãe, assim como é para a produção de uma nova cortina de vidro para varanda preço acessível da melhor marca do mercado, o trabalho em equipe faz tudo ser mais leve e tranquilo.

Claro que, infelizmente, não são todas as mães que podem contar com uma boa rede de apoio, entretanto, traga à mente as pessoas na qual confia e pode contar para te ajudar em meio a tantas responsabilidades e cuidados que exigem a maternidade. 

Fale com a sua família e amigos 

Outra dica muito importante é saber conversar com sua família e amigos sobre a invisibilidade materna e sobre como determinados comentários por parte deles podem acabar potencializando este fenômeno.

Em alguns casos, sempre existe aquele familiar ou amigo que se refere a você apenas como mãe ou que se preocupa apenas com a sua maternidade, conversar com essas pessoas sobre como isso a incomoda é uma ótima forma de acabar com esse fenômeno. 

Participe de grupos e converse com outras mães 

Por fim, mas longe de ser menos importante, saber que você não está sozinha neste processo também é algo que faz toda a diferença, assim como faz para um novo funcionário que irá trabalhar com automação de portão de garagem.

Hoje, é possível participar de diversos grupos e comunidades onlines e presenciais com mães que estão passando por esse mesmo problema e que podem compartilhar suas visões, opiniões e experiências sobre o assunto e que podem te ajudar.

Essas são dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na rotina de uma nova mãe que se sente fazendo parte do fenômeno que é a invisibilidade materna e que merece sair desse ciclo o quanto antes. 

Principais problemas que a invisibilidade materna pode gerar 

Como mencionamos anteriormente, a invisibilidade materna, quando não tratada e finalizada o quanto antes, acaba gerando problemas ainda maiores para a vida, saúde e rotina das mães. Alguns deles são: 

Baixa autoestima 

O primeiro deles é justamente a baixa autoestima, um cenário muito comum durante a maternidade, que além de afetar a saúde mental da mulher, também pode afetar sua saúde física, sendo preciso uma ambulância particular para ajudá-la.

Nem sempre a baixa autoestima está relacionada a algo físico, mas também a algum ponto cognitivo no qual a mulher se sinta inferior e acaba limitando sua existência apenas a maternidade, e isso pode acontecer através da invisibilidade materna. 

Problemas no relacionamento 

Fora da maternidade, a mulher continua tendo uma vida e isso implica em relacionamentos, sejam os amorosos ou até mesmo suas relações com a família e amigos que também podem ser afetadas pela invisibilidade materna.

Isso porque, sendo limitada apenas ao papel de mãe e ainda com uma baixa autoestima, é normal que a mulher acabe se sentindo triste, desmotivada e sem ânimo para ter momentos especiais ao lado de quem ama, focando apenas em seu bebê. 

Depressão 

Por fim, mas longe de ser menos importante, a depressão se trata de um problema que conseguimos entender ainda mais a fundo através de conteúdos na internet, assim como encontramos uma boa lâmpada para microscópio em poucos segundos.

Tida como o mal do século, nem mesmo as recentes mamães conseguem se livrar dela quando passam por um fenômeno como a invisibilidade social, e viver a depressão é a última coisa que uma mulher merece ou precisa enquanto cuida de uma criança.

Esses são apenas alguns dos diversos problemas que podem ser gerados a partir da invisibilidade materna, o que reforça o quão mal esse fenômeno pode ser para uma mulher e como ela pode fazê-la se sentir cada dia pior. 

Considerações finais 

Com tudo isso, podemos entender que tal fenômeno pode e deve ser evitado por todo cidadão que possuir contato com uma nova mão, entendendo que sua vida não gira só em torno da criança, mas que possui diversos outros aspectos que precisam ser valorizados. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Kauffman

Fonte:Guia de Investimentos