Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2025

Colar de Âmbar

Colar de Âmbar: o que é e quais são seus benefícios?

Para garantir a saúde de uma criança é importante estar atento a uma série de questões, envolvendo uma alimentação adequada, manter as vacinas em dia, realizar visitas periódicas ao médico e outras ações. Usar um colar âmbar acaba fazendo parte disso.

Isso por causa dos benefícios de saúde que podem ser acessados por aqueles que utilizam de tal pertence, cujo valor vai muito além de uma questão estética, por isso sendo algo que é recomendado que os pais presenteiem aos seus filhos, como um amuleto de proteção.

Diversas religiões trabalham com a crença em cima de objetos que podem proteger o indivíduo contra influências negativas, com tais itens exercendo uma importância maior em relação aos bebês e crianças, que necessitam dessa proteção extra em suas vidas.

Entre esses objetos é possível citar uma fita vermelha, o amuleto de figa, um acessório que conte com a imagem de um olho turco ou grego, além de muitas outras variações que passam por diferentes crenças religiosas por parte dos pais dessas crianças.

Muitos desses itens podem ser adquiridos em lojas especiais ou até mesmo em barracas que trabalham com a venda de brindes personalizados para feiras. Opções que podem ser usadas para garantir a proteção de um indivíduo ou garantir um visual de destaque.

Pois, independentemente de qual seja a crença ou religião de uma pessoa, é possível traçar como um ponto em comum a busca por garantir a proteção e segurança das suas crianças, existindo também diversos ritos que funcionam com um forma de entrada para cada credo.

E não necessariamente precisa se tratar de uma ideia religiosa, mas sim de qualquer tipo de causa defendida por alguém, que acaba agindo com o objetivo de repassar esses mesmo valores aos seus filhos, como é o caso de quem se preocupa com o meio ambiente.

Mas além de uma causa específica ou crença religiosa, existe um objeto que também age com o intuito de garantir a proteção de um bebê ou criança, por meio de características físicas que podem de fato causar pontos positivos em relação à saúde desses jovens.

Sendo importante, nesse caso, falar com mais atenção sobre o funcionamento dos colares de âmbar.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre esses colares, fazendo com que você entenda suas vantagens e principalmente como utilizá-los. Confira!

Como funciona um colar de âmbar?

Por mais que possa existir um certo tipo de convicção religiosa que possa ser atribuída ao âmbar, sendo esse o motivo pelo qual muitos procuram por acessórios feitos com esse tipo de material, existe também um valor estético em cima do uso desses itens.

Até porque sua cor natural de mel é responsável por um chamativo contraste com peças de roupa de cor branca, bege ou de qualquer tonalidade clara. Contudo, junto a tudo isso, existe um benefício natural em andar por aí com esse tipo de material junto à pele.

Sendo necessário o uso de acessórios feitos com material original, se tratando de um material extraído diretamente de fontes encontradas nos países bálticos, como Lituânia, Letônia e Estônia, região presente na área nordeste da Europa.

Se tornando necessário elaborar um estudo amplo sobre essa área, para encontrar a localização exata de fontes naturais de extração do âmbar em seu estado natural, pois se trata de um material cuja origem pode ser datada do período pré-histórico.

Uma empresa de mapeamento sabe que para o âmbar se formar foi preciso de 30 a 50 milhões de anos, no qual a alta temperatura do planeta fazia com que os pinheiros produzissem um alto nível de seiva, material que posteriormente se solidifica, formando o âmbar.

O processo de divisão dos continentes, como resultado dos impactos das placas tectônicas, responsáveis pela movimentação dos blocos terrestres, fez com que esse tipo de material ficasse armazenado especificamente no citado campo europeu.

E é justamente por causa dos diversos minerais que foram sendo preservados no âmbar que essa substância acaba por apresentar vários benefícios, sendo um item de alto valor, cuja extração depende do auxílio de uma empresa prestadora de serviços ambientais.

E quando se fala sobre tais benefícios, as opções são tamanhas a ponto do seu uso ser recomendado com uma importância maior para o público mais jovem, sendo um material indicado a se aplicar em bebês, por meio de acessórios a serem criados para esse público.

Os benefícios de um colar de âmbar

O uso de peças feitas por esse tipo de material podem garantir um número amplo de vantagens, com um destaque específicos para os benefícios à saúde, sendo possível citar algumas aplicações, como:

  • Calmante natural;

  • Aumento da imunidade;

  • Alívio de dores;

  • Redução de inflamações;

  • Melhora do sistema imunológico;

  • Qualidade anti-sépticas.

Características positivas para qualquer adulto, que precisa estar em dia com sua saúde para poder aplicar sua força de trabalho em atividades que exigem muita energia, tal como é visto nos serviços realizados por uma empresa de construção e reforma, por exemplo.

Contudo, muitos dos benefícios citados acabam por receber uma atenção maior em relação ao público mais jovem, como é o caso de bebês e recém-nascidos, cujo sistema de proteção natural ainda não chegou a se desenvolver de forma adequada.

Isso sem contar o alívio que esse tipo de material pode trazer para algumas enfermidades específicas e até mesmo comuns de se encontrar junto aos bebês, como a presença de cólicas e certos incômodos causados pela ação de nascimento dos dentes.

Situações que podem causar uma certa irritação nos bebês, além de uma preocupação maior por parte dos seus responsáveis, sendo impossível focar em seu trabalho junto a uma empresa de projetos elétricos quando seu bebê está chorando ao seu lado em casa.

Uma forma de amenizar tais impactos é através da utilização de um colar de âmbar, ou então de qualquer tipo de acessório a ser montado com o uso desse material específico.

Como garantir o uso desse tipo de material?

Quando se fala sobre o uso do âmbar, o modelo mais tradicional acaba sendo através do formato de um colar, que reúne pequenas pedras feitas de âmbar. No entanto, as opções são muito mais diversas, o que inclui pulseira, tornozeleiras e joias de estruturação diversa.

É recomendado, contudo, a utilização de peças que possuam um alto número de pedras de âmbar, para assim garantir um maior contato desse material com a pele desse indivíduo, para assim garantir um maior acesso aos benefícios citados anteriormente.

Seja qual for o modelo adotado, de colares a pulseiras, é importante garantir o toque do âmbar junto à sua pele, ou seja, quem opta por uma tornozeleira é indicado colocando embaixo da calça, caso esteja usando roupas de grande cobertura.

Sendo possível assim garantir os benefícios do âmbar, sem fugir da vestimenta formal que é exigida, por exemplo, para quem trabalha com o serviço de antecipação de recebíveis para empresas, atendendo clientes diversos no seu dia a dia.

Mas apesar dessas vantagens também disponíveis ao público adulto, os benefícios de um colar de âmbar acaba tendo uma aplicação maior para os bebês, por se tratar de um grupo que precisa dessa proteção extra, por não ter seu organismo totalmente desenvolvido.

No caso dos pequenos, é indicado manter o maior tempo possível de contato com esse material, para que seja possível obter os benefícios disponibilizados pelo âmbar diretamente na pele do bebê.

Para quem opta pela utilização do tradicional colar, é recomendável retirar da criança apenas quando ela vai dormir, de forma evitar um possível sufocamento ou até mesmo colocar esse âmbar diretamente na boca, sendo possível engasgar com as pedras.

Mas além de todos esses benefícios voltados à saúde, existe também a questão estética a ser garantida com o uso desse material.

O lado estético do colar de âmbar

Por causa de sua tonalidade chamativa, com o âmbar sendo encontrado por meio de um esquema de cores que parte do amarelo até o marrom, estilo que se aproxima às nuances do mel.

Sendo uma ótima opção para ser considerada da hora de comprar um acessório para combinar com suas roupas, e por se tratar de objeto discreto pode ser até mesmo utilizado durante o seu trabalho em uma consultoria ambiental.

Vale lembrar que independentemente de qual for o seu intuito ao comprar tal material, seja para questões de saúde ou estéticas, é recomendável adquirir somente produtos de origem natural.

Certifique-se que não está adquirindo um produto falso ou até mesmo de empresas que não respeitem os parâmetros mínimos exigidos por uma defesa ambiental.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Luiz Affonso

Fonte:Universo da Mulher