Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2025

Natação para bebês

Saiba quais os benefícios da natação para os bebês

Atividades físicas de uma forma geral costumam ser de grande valor para a vida humana, sendo práticas boas para melhorar os índices de saúde de um indivíduo através de um número amplo de práticas possíveis, como corrida, natação ou qualquer tipo de esporte.

E os benefícios desse tipo de ação são tamanhos, mas não apenas para o corpo, como também para a mente, algo que ocorre tanto pela possibilidade de ocupar a cabeça com uma atividade diferente, como também pela liberação de alguns hormônios específicos.

Como é o caso da endorfina, uma substância química que atua como uma espécie de analgésico ao cérebro e por sequência ao restante do corpo. Os benefícios em relação à prática de atividades físicas são tão grandes que servem até como tratamentos médicos.

Destacando-se a aplicação de certas práticas para quem pratica algum tipo de fisioterapia após ter que se afastar temporariamente da sua atuação em serviços de reformas e construções por causa de algum acidente de teor físico, tal como uma queda.

A natação inclusive se trata de uma prática que recebe bastante atenção nesse sentido, já que o ambiente aquático lida com um índice diferente de gravidade, com a flutuação do corpo na água permitindo trabalhar melhor com alguns movimentos específicos.

Facilitando assim a prática de exercícios que em terreno firme pode se mostrar muito doloroso a esse indivíduo machucado, por mais que se trate de atividades que poderiam ser de grande valor para a recuperação do corpo, evitando certo enrijecimento dos músculos.

Diante desses benefícios, a prática da natação é algo inclusive a ser trabalhado dentro do setor profissional, como um tipo de atividade a ser oferecida para os funcionários de uma empresa, de forma a trabalhar com a saúde frequente desses profissionais.

O mesmo tipo de segurança que pode ser garantida com uma fábrica que opta por instalar um chuveiro lava olhos, trazendo assim uma solução rápida para o acontecimento de qualquer tipo de acidente químico que possa ocorrer dentro de tal localidade.

A questão da natação é que as suas vantagens são tão numerosas que se trata de uma atividade a ser recomendada não apenas para o público adulto, já que não existe uma restrição etária para os bens que a natação pode causar na vida de alguém.

Relação essa que vem ampliando o nível de procura por aulas de natação não só para crianças, mas também para os bebês.

Como funciona a natação para bebês?

O ser humano possui uma habilidade nata para a natação, sendo uma competência que o bebê adquire já durante o seu desenvolvimento por repousar meses em um ambiente de base líquida por causa do contato direto com o líquido amniótico.

É justamente por causa dessa proximidade que diversos povos nativos trabalham por gerações com um sistema de parto na água, que além de trazer alguns alívios para a mãe, trata-se também de uma prática que causa um choque menor na própria criança.

Isso porque o seu primeiro contato com o mundo exterior foi por meio de um ambiente que se assemelha ao local que o bebê tinha contato até então.

O problema é que, assim como uma receita de macarrão talharim tipo caseiro não feita por anos pode escapar da mente do indivíduo, o mesmo pode ser dito sobre as capacidades de natação do ser humano, que precisam ser reavivadas em nossa mente.

Mas o objetivo de se colocar um bebê na natação não está associado somente a esse propósito de manter essa habilidade em prática, mas também pelos benefícios diversos que são possíveis de alcançar a partir desse tipo de atividade voltada aos pequenos indivíduos.

Prática essa que pode ser realizada junto aos pais, médicos, assim como professores especializados a lidarem com esse público específico, que precisa de bastante atenção para que seja possível aos bebês terem uma consciência maior sobre seus corpos.

Isso facilita a prática de diversos momentos, não à toa sendo um tipo de atividade recomendada para pessoas que precisam de algum tipo de tratamento fisioterapêutico, incluindo também os bebês.

Sendo necessário somente se ter alguns cuidados, como o acesso a um nível qualificado de água, conforme os resultados de uma análise da qualidade da água para consumo humano, por exemplo.

Isso além de uma série de adequações, junto aos cuidados com o bebê, para que seja possível ter acesso a um número amplo de benefícios para quem recorre a esse tipo de prática para o seu filho.

Benefícios da natação para bebês

Para quem está dúvida sobre recorrer ou não a esse tipo de prática, é importante então citar uma série de benefícios que podem ser conquistados a partir desse tipo de atividade desde a mais tenra idade, entre eles:

Melhor coordenação motora

Da mesma forma que a questão da coordenação motora é algo importante para uma empresa de funcionários terceirizados cujos serviços estão voltados à área de limpeza, por exemplo, essa capacidade também é necessária para o desenvolvimento de alguém.

Tratando de uma articulação que permite ao bebê aprender a sentar corretamente, engatinhar e posteriormente caminhar, um conjunto de movimentos que podem ser alcançados de forma mais eficaz pelos bebês que são direcionados à natação.

Uma prática inclusive que pode ser recomendada para quem sofre de algum tipo de problema físico, cujo tratamento pode ser melhor administrado com o auxílio de certas atividades a serem executadas na água.

Estímulo ao apetite

Outro ponto positivo da natação está relacionado à própria prática de exercícios. Esse estímulo físico faz com que os bebês gastem energia, o que pode ser positivo para que ele sinta a necessidade de reportar energia, aumentando assim o seu apetite.

Algo positivo para bebês que possuam problemas para comer.

Melhor qualidade de sono

O mesmo tipo de situação benéfica pode ser citada em relação ao período de sono, já que essa movimentação constante do bebê pode servir como uma utilização adequada de sua energia, permitindo posteriormente que ele consiga ter noites mais duradouras de sono.

Algo positivo para a sua formação, mas também para o bem-estar dos seus pais, encontrando assim mais tempo para se dedicarem à sua carreira, atuando em uma consultoria administração empresarial, por exemplo.

Formação de vínculo com a criança

Ainda sobre benefícios voltados a ambos, é possível citar a natação como um tipo de atividade que age diretamente na formação de vínculo entre os pais e filhos, principalmente por causa da sensação de segurança que os bebês sentirão com seus responsáveis.

Algo importante para o futuro dessa relação, mas que apresenta de forma direta outros benefícios claros, incluindo uma maior confiança que possa mostrar resultados na maneira em que esse bebê obedece os direcionamentos recebidos graças a esse vínculo formado.

Apesar de lidar com tantas vantagens, antes de se inscrever em um grupo de aulas voltadas para bebês, é preciso tomar alguns cuidados, até mesmo para garantir o acesso adequado aos benefícios que fizeram um pai procurar esse tipo de atividade ao seu bebê.

Cuidados a se tomar durante essa atividade

Entre os cuidados necessários para garantir a proteção do bebê durante essas aulas de natação, é preciso estar atento à idade do pequeno, sendo recomendada esse tipo de atividade apenas a partir dos 6 meses ou quando o bebê apresentar desenvolvimento físico.

Junto a isso é importante garantir anteriormente a aplicação de todas as vacinas necessárias, já que o bebê poderá entrar em contato com outros durante esse tempo na água, tudo a ser devidamente acompanhado pelo médico da criança.

Ao sair da água é importante agasalhar bem o bebê, principalmente para protegê-lo da ventilação de um sistema de automação ar condicionado, cujos efeitos podem parecer maiores para quem acaba de sair da água e se encontra com o corpo molhado.

É relevante também ter cuidado com a alimentação do bebê, evitando qualquer tipo de comida por cerca de 30 minutos antes, para assim impedir que ele sinta qualquer tipo de mal-estar por causa do esforço realizado enquanto se encontra na água.

Se todos os esses cuidados deixam você um pouco receoso em colocar seu bebê na natação, ao menos até ele ficar maior, existem também outras opções de atividades que podem ser consideradas, entre elas:

  • Yoga;

  • Passeios diurnos;

  • Dança;

  • Atividades teatrais.

Opções que da sua maneira também podem estimular o lado físico e mental dos bebês, facilitando dessa forma uma série de estímulos em relação ao bebê, sendo algo capaz de melhorar até mesmo a maneira com que o pequeno se movimenta por aí.

E em pouco tempo as preocupações dos pais não serão sobre o seu filho não andar, mas sim sobre ele não ficar parado, sendo importante ter cuidado com os itens decorativos na estante ou com a cascata de parede instalada na piscina.

Tudo por causa da movimentação constante do bebê, sendo necessário então saber como gastar tal energia, e nesse sentido a natação também é uma opção positiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento