Eurico Mazzini, atual perfumista da Drom Fragrâncias e que traz 28 anos de atuação no setor, com grande bagagem internacional, dá algumas dicas para quem quer deixar no ar uma marca agradável no verão que se aproxima.
Perfumar-se e tomar sol realmente requer cuidado: “A combinação de matérias primas presentes no perfume pode não combinar com a incidência da luz solar e causar queimadura, deixar manchas e até mesmo uma reação alérgica na pele” – avisa Mazzini. Assim, é sempre preferível algo leve como colônias splashes mais indicadas para serem usadas sob exposição solar.
Uma dúvida comum é o uso de todos os produtos de higiene e beleza de uma mesma fragrância, como sabonete, creme, desodorante e perfume. Isso não seria um exagero?
Mazzini explica que não, pois tudo depende da fragrância que pode ser bem discreta e da quantidade do que for usado:
“Se for um cítrico refrescante ou floral, não há problema em usar todos juntos. O problema é usar abusadamente um produto de modo a exagerar-se na dose. Uma pessoa pode passar apenas um eau de parfum de um chypre floral branco, por exemplo, e ter um resultado muito mais concentrado e que possa incomodar”.
Algo que intriga é como uma fragrância pode reagir de modo diferente em cada pessoa. Os fatores que provocam esta alteração são muitos: a cor da pele, o índice de melanina ou de hormônios, a alimentação e até o metabolismo de cada um. “Estes são fatores que explicam a performance de uma mesma fragrância ser diferente em mulheres de mesma idade, tipo físico e até mesmo em gêmeas” – conta o perfumista.
PREFERÊNCIA NACIONAL
É interessante notar o gosto dos brasileiros na hora de se perfumar. Os homens apreciam fragrâncias fougères, aromáticas, amadeiradas e cítricas. Já as mulheres preferem florais e orientais, principalmente goumands. Os irreverentes e modernos frutados também vêm ganhando o gosto nacional e crescido muito em vendas.
“Cada cultura tem sua característica e o Brasil, por ser um país continental, possui algumas diferenças” – comenta Mazzini, acrescentando: “Um exemplo clássico é o sucesso dos florais brancos em vários países do mundo, mas que aqui no Brasil não pode ser considerado um best-seller”.
PERFIL DO PERFUMISTA EURICO MAZZINI
O renomado perfumista Eurico Mazzini, agrega a equipe da Drom com sua grande bagagem internacional, passando por empresas conceituadas como Quest (atual Givaudan) e Firmenich. Entre os lançamentos estão o Energetique e Extreme Intense da Ebel Paris, 422 da Fuller México, Seek Out Beach da Cyzone, sabonete Zest Acqua da procter & Gamble, shampoo Caprice da Colgate, sabonete Nívea Camomile da Beiersdorf etc. Além disso, tem uma vasta experiência na Inglaterra, Ásia, França, México e EUA, sempre aprimorando sua sensibilidade criativa.
Na perfumaria nacional, Eurico criou clássicos como Kaiak e Sol da Natura, Tarsila Rouge e Myriad do O Boticário, Urban Code da L’Acqua di Fiori, entre outros. “A criação será sempre fruto do expertise de uma equipe de perfumistas de várias partes do mundo, que estarão conectados todo o tempo trocando experiências na busca de combinações harmoniosas. Na Drom usaremos todo o arsenal criativo para atender clientes com projetos inovadores, customizados e com fragrâncias que despertem emoções e desejos”, complementa o perfumista.
SOBRE A DROM BRASIL
A Drom Brasil chega ao mercado em 2008 contando com a já consagrada experiência da Drom Fragances, empresa alemã com mais de 100 anos de existência, dirigida pela terceira geração familiar, os irmãos Ferdinand e Andreas Storp. Localizada em Baierdrunn, próxima a Munique, está entre as 10 maiores casas de fragrâncias do mundo e presente em mais de 40 países.
O grande diferencial da Drom no Brasil é oferecer soluções avançadas no quesito de fornecimento de fragrâncias com alta tecnologia, atendendo necessidades específicas de cada segmento. “Assim, além da experiência, tecnologia de ponta, uma forte paixão criativa e uma capacidade produtiva de mais de 1.500 toneladas/anos, a Drom Brasil integra-se ao projeto Drom Internacional, com os princípios básicos de ser cada vez melhor em serviço, qualidade, eficiência logística, competitividade e criatividade a serviço do mercado”, afirma Cláudio Rubino, presidente da Drom para a América do Sul.
Crédito:Cris Padilha
Autor:CÁRMEN GUARESEMIN
Fonte:Universo da Mulher