Rio de Janeiro, 15 de Abril de 2024

A mulher e os exercícios físicos

As atividades físicas são uma prática essencial para que as pessoas tenham mais qualidade de vida e saúde, sobretudo as mulheres. Por isso, é interessante conhecer algumas das atividades mais adequadas para diferentes tipos de pessoas.

As atividades físicas podem ter até impacto em sua atividade profissional, como no caso de uma pessoa que trabalha com serviços de limpeza terceirizados e precisa de um condicionamento físico otimizado.

A verdade é que um dos pontos mais importantes para definir o tipo de atividade física que você vai realizar é seu condicionamento físico, que muitas vezes também é responsável por determinar o limite sobre esse tipo de ação.

Com o tempo você pode conseguir um condicionamento físico mais preparado e aumentar a intensidade do esporte ou mesmo fazer outras atividades que explorem melhor sua resistência e ofereçam qualidade.

O corpo feminino tem muitas vantagens com a prática de atividades físicas, tanto em questão de saúde quanto de bem-estar, e por isso você deve ter atenção quando for praticar esses recursos com qualidade.

Assim, você consegue trabalhar em uma assessoria contábil em SP com mais qualidade de vida e disposição, aproveitando as atividades físicas para ter uma rotina muito mais saudável.

Além disso, a prática de atividades físicas é um momento relaxante e que permite que você tire sua mente da rotina estressante de trabalho e outras atividades corriqueiras. Em alguns casos, é possível até mesmo aproveitar a companhia de outras pessoas.

Um dos principais elementos a se considerar quando você escolhe uma atividade para realizar é sua idade. Isso porque a idade reflete diretamente no potencial de seu condicionamento físico e pode interferir na atividade que você realiza.

É importante ter em mente que cada mulher é única no mundo e tem suas próprias particularidades para levar em conta. Por isso, é importante pensar em como utilizar esses recursos para ter uma vida mais saudável e com mais bem-estar.

Adaptar essas informações para sua realidade é uma importante maneira de encontrar exercícios que se adequam às suas necessidades, sem forçar demais o corpo ou deixá-lo sem a evolução que você está buscando com a prática de atividades físicas como um todo.

Infância e adolescência

Normalmente o primeiro contato das mulheres com exercícios é nessa fase, e aqui o condicionamento físico ainda está sendo formado. Crianças costumam ter mais energia e fôlego, e se isso é direcionado, pode trazer benefícios para a vida adulta.

Além disso, essa é uma fase interessante de conhecimento do próprio corpo, o que faz a prática de algumas atividades físicas muito interessantes para que a garota saiba lidar com as mudanças que está passando.

Para no futuro conseguir trabalho em uma empresa de telecomunicação, o condicionamento físico é uma questão a se avaliar, e é importante pensar nesse tipo de atividade.

Nesse primeiro momento, as atividades coletivas são uma ótima prática para esse tipo de ação, pois criam um senso de união e de trabalho em equipe enquanto melhoram o condicionamento físico e em muitos casos a flexibilidade e coordenação motora.

Dentre algumas das atividades mais comuns, é possível citar:

  • Futebol;

  • Basquete;

  • Vôlei;

  • Handebol.

Os jogos coletivos também são importantes para ensinar as garotas como lidar com diferentes pessoas, questões adversas e até mesmo com a derrota, caso o time venha a perder algum jogo.

A dança também é um esporte muito comum para pessoas mais jovens e pode acompanhar a mulher por toda a vida. Existem diversos tipos diferentes de danças, desde as mais atuais até as mais modernas.

Práticas aeróbicas, como caminhadas, corrida e pedalar em uma bicicleta podem ser ótimas maneiras de estimular a garota a praticar atividades físicas, criando uma rotina de qualidade para essas jovens.

Jovem adulta

O período em que uma mulher é considerada jovem adulta reflete da maioridade até cerca de 30 anos, e é um período onde a preocupação com o corpo muitas vezes ganha mais destaque, além de mudanças no consumo, como com máquinas para café.

Além disso, é normalmente o período onde a mulher começa a trabalhar e tem menos tempo para praticar atividades físicas, o que pode comprometer seu condicionamento a longo prazo.

Por isso, é importante que ela busque esportes que refletem essa realidade, buscando atividades que sejam prazerosas e que se encaixem em sua realidade, tanto em questão de condicionamento físico quanto no tempo para a prática.

A musculação é uma das atividades mais procuradas por essa faixa etária, e há um aumento na quantidade de academias disponíveis para esse tipo de ação, favorecendo a prática.

Uma vez que se trata de uma atividade que tem horários mais flexíveis, é uma ótima opção para quem deseja se exercitar fora do horário padrão de muitas outras práticas esportivas.

Esse tipo de ação ajuda a criar uma rotina saudável que não atrapalha seu trabalho com desenvolvimento de software.

As artes marciais também chamam a atenção nesse período, principalmente para mulheres que possuem um condicionamento físico mais resistente. Existem diversas artes diferentes que, além de exercitar, ajudam a entender técnicas de defesa pessoal.

Algumas atividades têm um impacto menor no corpo, mas ainda são ótimas para manter o condicionamento, principalmente entre mulheres gestantes, como é o caso do yoga e do pilates.

Fase adulta

Dos 30 aos 39 anos, o corpo da mulher passa por algumas mudanças em seu condicionamento, o que impacta diretamente o tipo de exercício que ela faz. É muito comum que aquelas que começaram mais cedo continuem em suas atividades.

Isso porque o corpo já está melhor condicionado a essas práticas, tornando mais fácil executar as atividades necessárias para a prática do exercício no tempo livre do trabalho com balão volumétrico. Já as que estão começando, passam por outras situações.

A musculação e as atividades aeróbicas são ótimas para quem não tem o condicionamento físico definido. Isso porque você pode começar com atividades mais leves, que se adequem às suas necessidades.

A musculação, em particular, é interessante por prevenir uma série de problemas no futuro, principalmente as perdas metabólicas do corpo. A atividade também é boa para prevenir a fraqueza muscular e deixar o corpo mais adequado.

Para mulheres que desejam manter a aparência e o peso, as atividades aeróbicas são uma ótima pedida, mantendo o ritmo de exercícios em ordem.

Meia idade

Ao chegar na marca dos 40 anos, a mulher começa a passar por um processo conhecido como desaceleração metabólica, e a atividade física é um importante meio de garantir mais disposição e autoestima.

Aqui, é importante pensar em maneiras de reduzir o impacto das atividades, dando preferência a caminhadas e outras atividades aeróbicas de menor intensidade. Ainda que seja um exercício que você pode fazer sozinha, é importante o acompanhamento profissional.

Um bom instrutor pode indicar a quantidade do exercício e o tempo que você deve praticar para conseguir o tipo de resultado que deseja com essas ações, possibilitando um resultado ainda mais satisfatório.

A musculação também é uma boa atividade para mulheres de meia idade, principalmente pelo potencial de evitar osteoporose, artrose e outras doenças que são muito comuns nesse período, e podem dar mais disposição para você realizar uma abertura de MEI.

A carga das atividades, entretanto, deve ser mais moderada, enquanto os exercícios começam a procurar aumentar a resistência muscular. Dessa forma, você consegue manter seu condicionamento físico em ordem.

Os exercícios têm um papel fundamental na saúde da mulher de meia idade, e por isso é recomendado que esse tipo de prática seja mantida e otimizada sempre que possível.

Terceira idade

Quando atinge a marca dos 50 anos, é comum que o organismo da mulher comece a ficar mais frágil, e a prática de atividades físicas muito intensas pode gerar lesões e dores que prejudicam a mobilidade como um todo.

Isso não significa que é preciso parar de se exercitar. Existem diversas atividades que podem ser realizadas nessa fase, mesmo com o condicionamento físico menos ativo do que na juventude.

Os exercícios são uma ótima maneira de aliviar a dor e de se movimentar, mantendo a saúde em dia e trabalhando melhor seu organismo para uma qualidade de vida acima da média em um ambiente com monitoramento de alarme.

As atividades aquáticas, como a natação e a hidroginástica, são ótimas para essa fase, uma vez que a chance de se lesionar diminui muito com o corpo imerso na água.

Considerações finais

Uma preocupação constante na vida de qualquer pessoa, melhorar sua qualidade de vida e o condicionamento físico ajudam a ter mais saúde e bem-estar em sua rotina, sobretudo no caso das mulheres.

Por isso, conhecer algumas das principais atividades que podem ser realizadas em diferentes estágios de seu condicionamento ajudam a entender melhor o que você pode realizar para se manter sempre ativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Kauffman

Fonte:Guia de Investimento