Nutricionista preparou algumas dicas para ajudar a diminuir os efeitos da baixa umidade do ar.
Segundo a Organização Mundial de Saúde a umidade do ar considerada ideal é de 60%, mas nos dias atuais, em algumas cidades brasileiras o clima é de deserto com apenas 8% de umidade.
Essa baixa umidade do ar traz dificuldades respiratórias e ressecamento de pele e cabelos.
Para diminuir, siga nossas dicas
1. Beba bastante liquido - Não espere sentir sede para beber alguma coisa, ingira pequenos volumes de líquido a cada 20 minutos. Água, água de coco, chás gelados orgânicos são boas opções.
2. Evite a ingestão de grandes quantidades de leites e derivados - O leite é um alimento que aumenta a produção de muco e isso dificulta a respiração. Prefira o extrato de soja ou o leite de arroz.
3. Use cremes hidratantes para a pele a fim de evitar o ressecamento e rachaduras - Uma alternativa aos cremes são os óleos vegetais que podem ser usados no corpo após o banho, com o corpo ainda úmido. O óleo de coco além de hidratar, por ter cheiro de coco perfuma a pele.
4. Evite banhos com água muito quente - Eles provocam o ressecamento da pele. Substitua os sabonetes em barra por opções líquidas e com poder hidratante.
5. Lave os olhos e nariz com soro fisiológico - Assim diminuímos a sensação de secura e o acumulo de muco que dificulta a respiração. Não se exponha ao cigarro, a fumaça do cigarro aumenta a produção de muco, o que dificulta ainda mais a respiração
6. Coloque uma vasilha com água e toalhas molhadas na cabeceira da cama para aumentar a umidade do ambiente - Se desejar use água quente com folhas de eucalipto, além de umidecer perfuma o ambiente e facilita a respiração.
7. Mantenha os ambientes limpos, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos - Prefira cômodos sem carpetes e cortinas que acumulam muita poeira.
8. Evite ficar longos períodos em ambientes com ar condicionado – O ar condicionado diminui ainda mais a umidade do ar.
9. Evitar ambientes fechados e aglomerados - Neste ambientes, torna-se mais difícil a respiração e aumenta-se o risco de doenças respiratórias
10. Evite a prática de atividade física - principalmente ao ar livre nas horas de mais sol entre as 11 e 16 horas. Use sempre filtro solar e boné. Use roupas leves, principalmente quando a temperatura estiver acima de 28°C.
Fonte: Flavia Morais coordenadora do departamento de nutrição da Mundo Verde
Crédito:Luiz Affonso
Autor:Flavia Morais
Fonte:Mundo Verde