Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Timidez Excessiva

Excesso de timidez prejudica vida social, trabalho e sexo
 
A timidez pode ser um grande problema.
 
 
Em maior ou menor grau, é possível que todos tenham um pouco, mas, quando a situação fica fora de controle, há prejuízos para a vida familiar, profissional, social e, como não poderia deixar de ser, para o sexo.
 
As consequências do excesso de timidez no momento de uma relação sexual podem ser graves.
 
Pode desencadear uma disfunção sexual. Nas mulheres, há alterações fisiológicas que causam a tensão muscular e dificuldade de lubrificação na vagina, tendo como resultado dor durante o ato sexual e dificuldade de sentir prazer. Os homens podem perceber a dificuldade de ereção e a ejaculação precoce”, afirma a psicóloga e terapeuta sexual Ana Larissa Perissini.
 
Então, de acordo com a especialista, o problema começa a afetar o relacionamento em outros níveis, levando à desconfiança, brigas e até à separação.
 
Ana Larissa, porém, afirma que, antes de lidar com todas essas questões, é preciso ter certeza de que o que está ocorrendo é de fato timidez ou algo mais grave, como um transtorno de ansiedade (fobia).
 
“Essa avaliação é realizada por meio de uma entrevista clínica para identificar a existência ou não de critérios diagnósticos para o transtorno”, explica a psicóloga.
 
Em se tratando de timidez, a insatisfação com a imagem corporal é um dos motivos que interferem na relação sexual, porém, há outros fatores que podem fazer com que alguém fique retraído nesse momento: a relação que a pessoa desenvolveu com o seu próprio corpo desde a infância (o tocar, se olhar), a falta de intimidade com o (a) parceiro (a) e ausência de diálogo sobre a própria relação sexual (desejos, fantasias etc.)”, completa Ana Larissa.
 

 

 


Ana Larissa Marques Perissini, psicóloga e terapeuta sexual. É especialista em psicologia clínica e da Saúde e membro do grupo de estudos Sexualidade Vida/USP-CNPq.
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Ana Larissa Perissini

Fonte:Universo da Mulher