Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2024

Programação neurolinguistica melhora a vida das mulheres

 

Programação Neurolinguística melhora a vida das mulheres modernas

 Márcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, enfatiza que ser mãe hoje é missão desafiadora, por inúmeros fatores

 


 

Ser mulher, esposa, profissional, namorada e filha, num cenário cada vez mais exigente, e com valores, por ora, distorcidos, tem se tornado uma tarefa nada fácil.  As mulheres estão tomando conta do mercado de trabalho. Isso está acontecendo porque o pensamento de muitas profissionais brasileiras, que querem aliar o sucesso pessoal ao trabalho, é de chegar até a presidência das empresas. Para isso, é preciso serem dedicadas e comprometidas com os resultados. 

E o que dizer das mães? Uma atuação repleta de alegria e respeito, levando em conta todas as responsabilidades, exige equilíbrio e pleno bem-estar. Para Márcia Dolores Rezende, psicóloga e diretora do Instituto Saber, ser mãe, hoje, é missão desafiadora, por inúmeros fatores. “Primeiro, a mulher, antigamente, tinha a sua função de mãe definida e esse era, talvez, um dos papéis mais importantes da sua vida. Hoje, a situação é outra. A mulher tem várias atribuições que são importantes e existe uma expectativa social e econômica que tenha sucesso como profissional, tanto quanto mãe. Essa é uma mudança que o mundo feminino objetivou durante anos. Agora, preparar-se para lidar com a nova situação, é algo bastante diferente”, esclarece. 

No Brasil, alguns dados de pesquisas desenvolvidas pelo IBGE, juntamente com outra empresa de anúncios de empregos, indicam que as profissionais da "sociedade pós-moderna" estão invadindo o mercado de trabalho. Hoje, 44% da população economicamente ativa são mulheres. Nas faixas de 30 a 39 anos, elas ocupam postos de trabalho na proporção de 26,5% contra 20,8% ocupados pelos homens. E, na de 40 a 49 anos, 20,8% contra 19,1% de homens. A participação de executivas em cargos de gerência cresceu cerca de 10% de 1994 para o inicio de 2007. Hoje, são mulheres gerentes 22,16%. Em 1994, eram apenas 12,42%. Já existem 15,14% de executivas ocupando cargos de presidência em empresas.  

Entretanto, o sexo nada frágil, para alcançar prestígio profissional, acumulou, cada vez mais, funções e atividades. Administrar toda essa demanda não é fácil. A psicóloga ilustra que algumas mulheres têm encontrado apoio em profissionais que as auxiliam na hora de tomar decisões. “A mulher ainda não foi preparada para suportar todas as modificações e gerenciar todos os papéis com equilíbrio e isenta do sentimento de culpa. Muitas delas cobram uma alta performance em suas diversas atribuições. Também, às vezes, a mãe é acometida  por cobranças internas e comparações com modelos do passado ou até exemplos do presente que têm uma vida diferente da sua. Nesse momento, a PNL nos auxilia muito, separando as informações que o cérebro generaliza e coloca tudo no mesmo lugar, como se todas as mães dessem conta, menos você”, declara. 

Essa é uma distorção que, quando se observa um único dado, é fácil de acontecer, ocasionando emoções improdutivas na relação da mulher com suas atividades e, conseqüentemente, com as realizações advindas  do exercício das mesmas. “Ser mãe, hoje, pode ser muito simples, quando se tem a definição clara da Missão e da Visão que se quer desenvolver. Exemplo é a mãe que sabe que poderá gerenciar os diversos papéis, sempre valorizando seu próprio prazer e bem-estar, reconhecendo que isso sim a tornará melhor”, enfatiza a diretora. 

Segundo as observações da psicóloga, a PNL auxilia o sexo feminino a desenvolver suas habilidades para atuar com segurança nas diversas esferas da sua responsabilidade como mãe, a compreender como o próprio cérebro funciona e a utilizar as melhores práticas para tornar a vida uma experiência agradável. “O treinamento personalizado oferece dados para motivar e permitir que as mulheres acreditem em sua capacidade, se libertem da culpa de ter que dividir o tempo entre ser mãe e ser profissional, fortaleça as bases para desenvolver sua própria felicidade, ficando em paz com a essência feminina”, defende a especialista. 

Márcia ressalta que o uso das ferramentas da PNL é indicado, especialmente, para quem deseja desenvolver o potencial interno de habilidades emocionais. “È essencial que cada mulher considere as suas atribuições e os seus objetivos para cada um deles. A partir desta definição, fica mais simples saber o quanto é possível superar-se com equilíbrio. Para desenvolver o papel de mulher moderna e mãe é importante investir em seu bem-estar, saúde, alegria e autoconhecimento, como uma fonte inesgotável de aprimoramento e crescimento. Essa consciência a torna atual, uma pessoa com potenciais para ter o melhor que a vida pode ofertar”, finaliza.

  

Sobre a Dra. Márcia Dolores 

A psicóloga Márcia Dolores Rezende tem experiência profissional em desenvolvimento humano há 23 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Conta com a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.  

Sobre o Instituto Saber  

O Instituto Saber é empresa líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de 20 profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência, através de processos de coaching, para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados, tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização. A nova sede em Brasília fica no SRTVS - Quadra 701 - Bloco 0 - Conj. 842 - Ed. Multi Empresarial - CEP 70340-000 - Brasília – DF. 
Mais informações: São Paulo (11)3284.4446, Brasília (61)3037.9966 ou pelo blog http://academiadepnldoinstitutosaber.blogspot.com

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Ana Carolina Arruda

Fonte:Universo da Mulher