Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Estresse faz parte da vida da maioria da população mundial na atualidade

Estresse faz parte da vida da maioria da

população mundial na atualidade 


Com a volta às aulas, voltam também velhos hábitos e preocupações que decorrem desse período. Ruas e avenidas lotadas de veículos, trânsito completamente parado, ansiedade para cumprir metas no trabalho, falta de tempo disponível para descansar o corpo e a mente. De acordo com a médica e psicanalista Soraya Hissa de Carvalho, tudo isso contribui para que as pessoas fiquem mais irritadas e tenham maior possibilidade de ficarem estressados.

Segundo Soraya, o estresse é uma reação emocional a situações externas de pressão, que podem surgir diante de qualquer mudança da vida que requer transformação e pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa.

Soraya explica ainda que a memória imediata, de curta duração, é a mais afetada pelas situações de estresse. “É aquela memória que gerencia a nossa realidade, que utilizamos no dia-a-dia, ela é processada no lóbulo frontal do cérebro, de uma maneira muito rápida”, esclarece a médica. 

“Hoje já se sabe que o hormônio do estresse é o cortizol. Ele é produzido nas glândulas supra-renais diariamente em concentrações normais, mas no estresse essa concentração é muito aumentada, gerando baixa de imunidade”, ressalta Soraya.

Sintomas

Os principais sinais de estresse são tremores ou sensação de fraqueza, tensão ou dor muscular, inquietação, fadiga fácil, falta de ar ou sensação de fôlego curto, palpitações, sudorese, mãos frias e úmidas, boca seca, vertigens e tonturas, náuseas e diarréia, rubor ou calafrios, polaciúria (aumento da freqüência da vontade de urinar), entre outros.

Tratamento

De acordo com a médica, o estresse está relacionado com as cinco maiores causas de óbito do Brasil: doenças cardiovasculares, câncer, doenças pulmonares, acidentes, cirrose hepática. Além disso, acelera o processo de envelhecimento, provoca declínio intelectual e alteração da memória, com a diminuição da capacidade de fixação.

A médica indica terapia nutricional, exercícios da mente e do corpo, terapia emocional e medicamentos para o tratamento.

Crédito:Cris

Autor:Ampla Comunicação

Fonte:Universo da Mulher