OS 10 MANDAMENTOS PARA NÃO COMETER GAFES NA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
Fim do ano está chegando e, com ele, as empresas já começam a se preparar para a tão esperada festa de confraternização, uma excelente oportunidade para se aproximar de colegas de trabalho e até mesmo de chefes. Porém, apesar do clima de descontração e da alegria em comemorar mais um ano que se passou, este ainda é um ambiente profissional.
E, justamente por este motivo, sempre surgem dúvidas como que roupa usar, quem levar, que horas chegar, o que falar, entre outras tantas.
Para não cometer gafes e nem comprometer o dia seguinte, Márcia Costa, da Çavá Eventos e especialista em organização de grandes festas, sugere algumas dicas de como o funcionário deve se comportar na festa de final de ano da empresa.
Os 10 mandamentos:
- Se você foi convidado, deve comparecer no horário marcado para o início da festa, 15 minutos de atraso são tolerados. Caso não possa ir à festa, a ausência deve ser comunicada com antecedência.
- Geralmente, a festa de confraternização é somente para os funcionários. Só leve alguém se o convite foi claramente feito para a família.
- A postura nas festas de fim de ano deve ser enfatizada pelo equilíbrio na comida, na bebida e nas atitudes.
- Roupas escandalosas e palavrões estão proibidas, afinal apesar de ser uma festa, o ambiente ainda é profissional.
- Ficar muito tempo na festa também não é o ideal. Quanto mais alto for o cargo do executivo, menos tempo essa pessoa deve permanecer nessa confraternização. Isso porque sua presença tende a inibir os funcionários menos graduados.
- Mulheres devem tomar cuidado com decotes e minissaias, evitando o exagero nos dois.
- Se a festa não exigir um traje formal, os homens podem optar por um blazer, que encaixa perfeitamente na ocasião.
- Os eventos à beira da piscina, quando o traje for esporte, os homens não devem adotar regatas, chinelos e sungas sumárias para nadar. Mulheres não deverão usar biquínis; a preferência deve ser dada ao maiô inteiro, sem cavas, transparências e decotes profundos.
- Seja agradável e procure falar de amenidades. Falar mal de chefes e colegas, assim como criticar a organização da festa, nesta circunstância, é expressamente proibido.
- Se for realizado amigo secreto, o melhor é estipular, ao invés de um valor determinado, um presente determinado, como, por exemplo, um amigo secreto só de livros ou só de CDs. O gosto da pessoa a ser presenteada deve ser pesquisado com pessoas próximas, de dentro da empresa mesmo, bem antes da festa onde serão entregues os presentes.
Crédito:Cris Padilha
Autor:
Fonte:Débora Ferreira