Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

Como evitar gafes nas festas de confraternização

OS 10 MANDAMENTOS PARA NÃO COMETER GAFES NA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

 

Fim do ano está chegando e, com ele, as empresas já começam a se preparar para a tão esperada festa de confraternização, uma excelente oportunidade para se aproximar de colegas de trabalho e até mesmo de chefes. Porém, apesar do clima de descontração e da alegria em comemorar mais um ano que se passou, este ainda é um ambiente profissional.

E, justamente por este motivo, sempre surgem dúvidas como que roupa usar, quem levar, que horas chegar, o que falar, entre outras tantas.

Para não cometer gafes e nem comprometer o dia seguinte, Márcia Costa, da Çavá Eventos e especialista em organização de grandes festas, sugere algumas dicas de como o funcionário deve se comportar na festa de final de ano da empresa.

Os 10 mandamentos:

  1. Se você foi convidado, deve comparecer no horário marcado para o início da festa, 15 minutos de atraso são tolerados. Caso não possa ir à festa, a ausência deve ser comunicada com antecedência.
  2. Geralmente, a festa de confraternização é somente para os funcionários. Só leve alguém se o convite foi claramente feito para a família.
  3. A postura nas festas de fim de ano deve ser enfatizada pelo equilíbrio na comida, na bebida e nas atitudes.
  4. Roupas escandalosas e palavrões estão proibidas, afinal apesar de ser uma festa, o ambiente ainda é profissional.
  5. Ficar muito tempo na festa também não é o ideal. Quanto mais alto for o cargo do executivo, menos tempo essa pessoa deve permanecer nessa confraternização. Isso porque sua presença tende a inibir os funcionários menos graduados.
  6. Mulheres devem tomar cuidado com decotes e minissaias, evitando o exagero nos dois.
  7. Se a festa não exigir um traje formal, os homens podem optar por um blazer, que encaixa perfeitamente na ocasião. 
  8. Os eventos à beira da piscina, quando o traje for esporte, os homens não devem adotar regatas, chinelos e sungas sumárias para nadar. Mulheres não deverão usar biquínis; a preferência deve ser dada ao maiô inteiro, sem cavas, transparências e decotes profundos. 
  9. Seja agradável e procure falar de amenidades. Falar mal de chefes e colegas, assim como criticar a organização da festa, nesta circunstância, é expressamente proibido.
  10. Se for realizado amigo secreto, o melhor é estipular, ao invés de um valor determinado, um presente determinado, como, por exemplo, um amigo secreto só de livros ou só de CDs. O gosto da pessoa a ser presenteada deve ser pesquisado com pessoas próximas, de dentro da empresa mesmo, bem antes da festa onde serão entregues os presentes.

Crédito:Cris Padilha

Autor:

Fonte:Débora Ferreira