Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

Yoga do Riso

Yoga do Riso
Rir é um dos melhores remédios para diversos males emocionais ou físicos e ajuda a levantar a auto-estima.
 
Com  as obrigações do dia a dia, a arte do riso praticamente se tornou um luxo para poucos. Muitas vezes nos esquecemos de nos proporcionar essa terapia ou não somos suficientemente estimulados, a ponto de buscar algo que nos faça sorrir verdadeiramente.
 
Pensando no bem estar mental e  físico, o médico hindu e professor de ioga, Madan Kataria, descobriu em sua terra natal um meio de unir a técnica do relaxamento do riso com a prática da Yoga. As técnicas desenvolvidas por ele compõem a base para o que é chamado de “Yoga do Riso”, baseada no princípio do Santocha (contentamento).
 
Segundo o professor de Yoga do Espaço Perfil Zen, Maurício Salém, essa prática  traz benefícios muitas vezes inesperados para o praticante “O objetivo da Yoga é fazer  com que a pessoa entre em desidentificação do pensamento, porém, como o pensamento nunca cessa, entramos em contato com estímulos bons e ruins a todo momento. A Yoga do Riso descondiciona os limites pré estabelecidos, fazendo com que a pessoa tenha outra perspectiva da vida”, diz o especialista.
 
Durante as aulas de Yoga são acrescentadas técnicas que estimulam as pessoas a rirem. A aula se baseia no princípio do estímulo induzido ao riso, que aos poucos se torna espontâneo, em um efeito de catarse. As posições são mais simplificadas do que da Yoga tradicional, podendo ser feita por idosos e até crianças, pois não tem nenhuma contra-indicação. Os efeitos do riso e da gargalhada ajudam a trabalhar estados meditativos, auxiliando a prática da Yoga.
 
Segundo Maurício a terapia é uma forma de descontração que traz benefícios para o corpo e a mente. “Algumas doenças são até minimizadas com o passar do tempo, já que o organismo trabalha em conjunto, se a mente vai bem, o corpo acompanha”, explica. A Yoga do riso movimenta os músculos, é bom para o sistema respiratório, leva oxigênio aos pulmões e conseqüentemente, o sistema imunológico se fortalece. A digestão regulariza-se e o estresse é combatido.
 
Deixar todas as tensões irem embora através do riso é o melhor medicamento contra o estresse cotidiano.
 

Serviço:
Espaço Perfil Zen
Rua Visconde de Pirajá, 430 Slj 201- Ipanema
 

Crédito:Beth Mendanha

Autor:Beth Mendanha

Fonte:DMC21 - Assessoria de Imprensa e Marketing