Uma média de 38% de entrevistados do Rio de Janeiro se consideraria na terceira idade quando tivessem entre sessenta e setenta anos e 11% acreditam que a terceira idade começa antes mesmo dos 50 anos.
De um lado oposto a estes dados, 7% acreditam que a terceira idade só começa aos oitenta anos.
A pesquisa sobre o Futuro da Aposentadoria do HSBC identificou as pricipais percepções sobre a terceira idade e revela que poucos brasileiros consideram a terceira idade como uma época para assumir riscos e desafios pessoais, ou experimentar coisas novas.
Ao contrário, acham que os idosos deveriam diminuir o ritmo das atividades, descansar e relaxar.
Família, amigos, boa saúde e uma sólida crença religiosa são vistos como as maiores fontes de satisfação e felicidade nas últimas décadas da vida.
Os brasileiros mais velhos provavelmente vão querer trabalhar, mas buscarão uma combinação conveniente de trabalho e lazer.
Entre os brasileiros, 80% das pessoas escolheriam continuar trabalhando quando tivessem mais idade, segundo a pesquisa do HSBC.
O modelo dos "anos dourados" vem sendo rejeitado a favor de um estilo de vida que una trabalho, estudo e lazer, com a maioria das pessoas acreditando que eles são tanto contra a aposentadoria mandatória e esperam se aposentar mais tarde que a atual geração vem se aposentando.
A pesquisa sobre o Futuro da Aposentadoria revelou que 4 em 10 (44%) dos brasileiros já tomaram alguma iniciativa para se preparar para a aposentadoria, 36% dos entrevistados têm menor propensão a achar que arcarão com a maioria de suas próprias despesas na aposentadoria e 25% têm menor propensão a estar seriamente preocupado com o dinheiro acabar antes de morrerem.
Steve Troop, líder na área de aposentadoria do HSBC, afirmou: "os resultados demonstram que a importância para a aposentadoria nos dias de hoje são a flexibilidade e a escolha, e consequentemente forçar as pessoas no sistema de planejamento e pagamento de aposentadoria, independente das circunstâncias individuais, precisará mudar"
Crédito:Anna Elizabeth
Autor:Deborah Jacob
Fonte:Hill & Knowlton