Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Meninas que beijam meninas

Meninas que beijam meninas

“Mariana gosta de beijar outras meninas
De vez em quando beijar meninos
Só pra não cair numa rotina”

(Quatro vezes você – Capital Inicial)


O assunto é polêmico, mas para elas, as meninas que beijam meninas por pura diversão, é tudo muito simples.

Veja bem, não estamos aqui falando de meninas lésbicas – assumidas ou não – e sim de garotas que namoram meninos, são femininas e vaidosas, mas que não encontram nenhum problema em beijar (de língua!) outras meninas.

A “desculpa” para beijar uma outra garota pela primeira vez é sempre a curiosidade.

Esse foi o caso de M. L. de 17 anos. “Não sou lésbica, mas beijei pela primeira vez uma menina por curiosidade e a segunda por bagunça mesmo!

Na primeira vez, eu me senti toda culpada no outro dia, nem queria contar para as minhas amigas o que tinha acontecido com medo de elas me recriminarem.”

M. contou que na segunda vez estava mais desencanada e que, numa brincadeira com um grupo de amigos, acabou beijando uma outra garota. Para ela, a sensação de beijar uma menina não é a mesma que a de beijar um menino, mas que ‘tecnicamente” é a mesma coisa “A sensação não é igual. Com homem eu sinto mais, digamos, tesão!

Mas beijo por beijo é igual, eu beijaria uma menina novamente “.

A ressaca moral que M. sentiu depois de beijar uma menina certamente tem a ver com o questionamento que este ato traz em relação à própria sexualidade.

No entanto, para a psicóloga Rejane Sbrissa, o simples fato de experimentar o beijo de uma pessoa do mesmo sexo não prova que a garota é homossexual.

“Se for por farra mesmo, só diversão, significa que a menina, numa atitude curiosa típica na adolescência, quer saber como seria beijar alguém do mesmo sexo. Muitas vezes a menina, que normalmente troca informações sobre namoro, relação sexual e etc só com as amigas, fica em dúvida de como seria tal experiência e isso não quer dizer que ela é homossexual”, explicou ela.

Nem sempre o fato de beijar uma garota tem algum efeito psicológico mais sério. Tem gente que fica, mata a curiosidade e pára por aí. É que o que aconteceu com F.V. de 15 anos. “Eu sempre tive essa curiosidade e vontade de beijar alguém do mesmo sexo. Um dia descobri que algumas pessoas que andavam comigo eram bissexuais ou simplesmente se divertiam com isso. Resolvi experimentar com uma amiga minha. Nós fomos ao banheiro e ficamos, foi muito legal. Acho que as pessoas falam demais para uma coisa tão simples.”, contou ela, que encara esta experiência com muita naturalidade.

Algumas meninas, no entanto, na onda de experimentar o beijo com outra garota, acabam pegando gosto pela coisa e repetindo várias vezes. Aí, segundo Rejane, é o caso de prestar um pouco mais de atenção. “Se o comportamento se repete diversas vezes, ou seja, a menina está sempre procurando beijar outras meninas, ou passa a ter este comportamento apenas com uma menina freqüentemente e se não se interessa por ninguém do sexo oposto, é possível ser um sinal de homossexualidade. Mas isso não significa um problema, a menina deve ficar atenta e pensar bastante, tranqüilamente, sobre o assunto para se conhecer melhor. Na verdade, quando é só por farra, curiosidade, o comportamento não se repete por muito tempo e nem com a mesma pessoa.”, explica ela.

Se você já pensou ou pensa nisso, fique atenta para não fazer algo só para se sentir transgressora e moderna, ou mesmo para chamar a atenção dos garotos (que, já se sabe, em sua maioria adoram observar duas meninas juntas) e correr o risco de depois se arrepender. Também é preciso tomar cuidado com a outra pessoa envolvida.

Lembre-se que tudo pode parecer muito uma “brincadeira”, mas que sempre há o risco de alguém se envolver e se machucar ou simplesmente não curtir muito a idéia. N.S.C., de 18 anos, conta que sua experiência foi traumática: “Uma vez fui à casa de uma amiga minha beber com outras amigas. Eu fiquei muito bêbada e então minha amiga veio, me segurou e me beijou. Foi horrível! Nunca mais na minha vida quero fazer isso.”, contou.

Outro ponto a ser pensado é a aceitação das pessoas em volta principalmente em locais públicos. Muitos garotos certamente vão achar o máximo, mas muita gente vai achar um horror.

Para se ter idéia, a dupla Tatu que tem um forte apelo lésbico em sua imagem, tem sido alvo de muitas críticas na Europa – apesar de seu hit “All The Thing She Said” não sair do topo das paradas há semanas. Em uma enquete realizada pelo iGirl, o resultado parcial indicava que 20% das leitoras já tinham beijado uma outra garota, 30% nunca tinham beijado, mas respeitavam a opção e 50% julgam que o ato é nojento.
 

 

 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Fatima Nazareth

Fonte:Universo da Mulher