Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Ansiedade

Ansiedade
Sabe aquela inquietação, aquele desejo exagerado, aquela vontade de vivenciar alguma coisa rapidamente, aquele desejo de antecipação, aquele medo ou apreensão ou até mesmo aquele sentimento de desastre iminente associados com vários graus de excitação, são as características de ansiedade.
 
Hoje em dia é normal que nos tenhamos e passemos por momentos de ansiedade, uma vez que vivemos muitas vezes afobados, com receios, inseguros, temos que resolver várias coisas ao mesmo tempo e, além dos problemas do agora, temos que resolver as do amanhã e depois de amanhã, tudo isso rápido, muitas vezes nos levando ao sentimento de competição e comparação, colocando-nos em posição de alerta constante. Com tudo isso é claro que o desejo de acabar ou terminar certas coisas ou certos sentimentos nos assolam de forma impiedosa!
 
A ansiedade é um fato normal, mas pode, com o tempo, passar dos limites, trazendo problemas para nossa qualidade de vida. E é na qualidade de vida que sempre venho falando... É no que temos que pensar e buscar.
 
Na ansiedade pelo menos 6 dos 18 sintomas descritos abaixo, freqüentemente estão presentes:
 
 
Irritabilidade
 
Resposta de alerta exagerado
 
Ondas de calor ou arrepios
 
Micção freqüente
 
Tremores, contrações musculares ou sentir-se nervoso.
 
Respiração curta ou sensação de sufocamento
 
Palpitações
 
Tensão muscular, dores ou sensibilidade aumentada.
 
 
Inquietação
 
Sentir-se facilmente fatigado
 
Suores ou mãos frias e pegajosas
 
Boca seca
 
Tontura ou vertigem
 
Náusea, diarréia.
 
Problemas ao engolir ou nó na garganta
 
Sensação de excitação ou nervos "à flor da pele"
 
Dificuldade de concentração ou a mente fica "vazia" devido à ansiedade
 
Problemas para adormecer ou continuar dormindo
 
Fica claro que a sintomatologia da ansiedade não é apenas psíquica, que varia de pessoa para pessoa, fortemente influenciado pela personalidade e formas de enfrentamento de uma determinada situação, mas também é sobretudo física, tendo também variação da intensidade de pessoa a pessoa.
 
Estima-se que 5% da população em geral tenha ansiedade generalizada e tenha uma ocorrência duas vezes mais nos sexo feminino.
 
Uma vez que você se vê nesta situação, vamos a uma dica! Concentre-se na sua respiração, a sua freqüência respiratória precisa ser diminuída e para tal você deve inspirar lentamente e em seguida deve-se expirar e tirar todo ar do pulmão com ajuda do diafragma, de uma forma bem lenta. A respiração tem a capacidade de controlar o corpo e mente. Repita este exercício várias vezes... É eficaz...
 
 
E como diz um intelectual, pensador e querido meu "Uma coisa de cada vez".
Sempre...
 
 
 
 
 
 
 

Crédito:Walnei Arenque

Autor:Walnei Arenque

Fonte:Universo da Mulher