Rio de Janeiro, 26 de Abril de 2024

Bumbum de Ouro: Paixão nacional

De onde vem o encanto do brasileiro pela bunda?
 
 
O professor Gilberto Freyre, que estudou nossas raízes sociológicas em Casa-Grande & Senzala, aceitou o desafio de investigar as origens dessa magnífica preferência nacional.
 
Conclusões diversas fizeram parte do ensaio do sociólogo, que afirma - entre tantos outros exemplos - que inicialmente as mulatas, por terem um andar ondulante e volúpia sexual, encantaram os europeus que aportaram em terras tupiniquins.
 
O fato é que, mesmo com o passar dos séculos, o brasileiro tem suas razões para gostar de bunda. 
 
Podemos não saber detalhadamente o porquê, mas que ela é a parte mais cobiçada do corpo feminino, isto não resta dúvida.
 
Com a proximidade do carnaval, alternativas ainda podem ser realizadas para deixar qualquer derrière ainda mais atraente e cobiçado.
 
Exemplos atuais não faltam.
 
 
A avantajada mulher melancia e outras frutas do gênero já foram capa de revistas masculinas várias vezes para mostrar os atributos, digamos, super dotados e agora a Big Brother, Paulinha Leite, ganhou até o apelido de jabulaaaani (a bola redonda da copa da África) por possuir um avantajado traseiro do qual se orgulha. 
 
“Não me acho gorda. Tenho é bumbum grande e adoro!” declara orgulhosa dentro do reality show.
 
"Nove entre dez homens elegem os glúteos como o que há de mais bonito na anatomia feminina. Um bumbum durinho, livre de celulites, povoa a imaginação masculina", afirma o coordenador técnico e cosmetólogo Hélito Abreu, da InCorpore Centro Estético, no Rio de Janeiro .
 
Entre os tratamentos mais procurados para o glúteo, estão o tratamento firmador, gesso lipolítico e máscara de porcelana.
            
O cirurgião plástico Cláudio Bicudo endossa:
 
“No último ano, observamos um grande crescimento na procura por prótese de silicone no glúteo”, diz.  Apesar de serem bem menos populares que os implantes nos seios, as próteses para o bumbum estão caindo no gosto das brasileiras.
 
Uma pesquisa Ibope, encomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), revela que quase 10 mil gluteoplastias foram realizadas em 2010.
 
O número é quase duas vezes maior que o registrado em outra pesquisa de anos anteriores, de 8091 operações. “A operação se tornou mais segura e eficaz”, resume Bicudo, que é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
 
A história de coroar o bumbum como paixão nacional ainda não saiu de moda. Ao contrário, está mais em alta do que nunca. Das mais magrinhas às mais cheinhas a mulherada quer mesmo é desfilar na praia ou na Avenida com tudo em cima.
 
SILICONE X LIPOESCULTURA
 
Bicudo aponta que uma das vantagens do implante é ter o resultado mais previsível.
 
Na lipoescultura, outro procedimento para melhorar a aparência do bumbum, o resultado não é 100% garantido.
 
O método consiste em retirar o excesso de gordura de outras partes do corpo, como do abdômen, e colocar no glúteo. Mas essa gordura pode ser reabsorvida nos três meses após a operação. “Até 20% da gordura é reabsorvida”, alerta o cirurgião.
 
 
O que a apresentadora Ana Maria Braga e a dançarina de funk  ValesKa Popozuda têm em comum?
 
Um bumbum remodelado.
 
 
As duas passaram por uma cirurgia plástica para turbinar a parte do corpo que é preferência nacional. A gluteoplastia, procedimento de implante de silicone nos glúteos, ainda é menos procurada do que a prótese de mama, mas os números de adeptas vêm crescendo significativamente no Brasil e no mundo, principalmente depois que a intervenção virou moda entre as celebridades.
 
Mas, o caso da funkeira Valeska Popozuda impressiona.
 
A dançarina estava achando seu já avantajado traseiro  pequeno, meio caído, e trocou a prótese de silicone que já tinha de 350 ml para 550 ml. Bizarro é pouco. Cláudio Bicudo alerta: “Todo procedimento deve ter bom senso e ser de acordo com o biotipo da paciente. Exageros são inaceitáveis e chegam à beira da dismorfia que deve ser cuidada com tratamentos psicológicos”.
 
 
CUIDADOS IMPORTANTES
 
Quem faz gluteoplastia não pode tomar injeções no bumbum, porque há risco da agulha romper o silicone. As injeções intramusculares passam a ser aplicadas na coxa.  “Há um pouquinho de dor nos quatro dias depois da operação”, explica o cirurgião plástico Cláudio Bicudo, contando que é uma dor muscular, porque o músculo precisa ser manipulado durante a cirurgia, o que é contornado com analgésicos.
 
Uma incisão de cinco ou seis centímetros é feita entre os glúteos para colocar o silicone.
 
“Fica só uma marquinha no cofrinho, mal dá para ver”, revela, dizendo que a operação é feita com anestesia geral e dura cerca de 90 minutos. O difícil é passar pelos primeiros dez dias de recuperação, quando só é permitido dormir de lado. O bumbum ainda está muito sensibilizado. Sentar, dirigir e trabalhar só depois deste período. E academia, assim como outras atividades físicas mais pesadas, só depois de dois meses. "Em casos de flacidez acentuada, pode ser preciso retirar um pouco da pele também. O procedimento até pode ser realizado junto ao implante” afirma o especialista.
 
Existem várias formas de se colocar a prótese de glúteo: no plano subcutâneo (artificial, a prótese marca a pele), sub-muscular (ótima opção para um músculo glúteo fino e fraco) e a intramuscular, que é a mais utilizada, por ter menores conseqüências no pós operatório, sem deixar marcas.
 
“O tamanho da prótese é definido pelo tamanho e espessura do músculo glúteo, pois se colocarmos uma prótese grande, ela poderá ficar marcada na lateral da coxa, onde não há músculo para protegê-la”, finaliza o médico.
As próteses de 270 ml equivalem a 23% das mais procuradas; e as de 240 ml, representam 13% da procura. Esse é o balanço da Silimed, fabricante de próteses de silicone que detém cerca de 30% do mercado nacional.
 
 Mas para quem não quer recorrer a procedimentos cirúrgicos, tratamentos específicos não faltam no mercado. A ex Big Brother e agora atriz e apresentadora Cida Moraes, malha há anos até três horas por dia: “Gosto de malhar glúteos e pernas. A malhação vai evitar que o meu bumbum caia no futuro”, declara Cida, que também sua o top com corridas e spinning.
 
 
O Professor de Educação Física e precursor da hidroginástica no Brasil, José Cleber Souza, indica para aquelas que não podem ouvir falar em musculação e muito menos cirurgias, mas não abrem mão do corpo dos sonhos, algumas alternativas.
 
 
— Exercícios na água como a hidroginástica  ou mesmo a HYOWA (evolução da hidroginástica sem música e com exercícios bem localizados e em posição correta dentro da água). Exercícios com pé de pato com o corpo na posição vertical  garantem uma melhora considerável em glúteos e pernas.
 
Nas aulas de ginástica localizada, uma boa pedida são os movimentos de elevação do tronco depois de ter feito uma flexão para frente. Normalmente são utilizados os movimentos de extensão da coxa, mas estes trabalham apenas a parte inferior do glúteo. Para reduzir ou acabar com a indesejável dobrinha embaixo do bumbum é preciso trabalhar a parte superior.  
 
E para quem não tem condições de arcar com uma academia, também há soluções.  Subir escada é um excelente exercício para fortalecer glúteos e pernas. Se a pessoa estiver treinada, subir dois degraus de cada vez é ainda melhor.. Associar uma reeducação alimentar com exercícios emagrece e modela. Mas devemos lembrar que antes de iniciar qualquer programa de atividade física, o médico deve ser consultado — explica José Cleber Souza, que é especialista em avaliação e controle de atividade física.
 
Mas para quem não quer recorrer a procedimentos cirúrgicos e não é chegado a exercícios físicos, tratamentos específicos não faltam no mercado. A dançarina do programa Domingão do Faustão, Daiane Amêndola, é uma das adeptas de tratamentos diversos.
 
A bailarina usa diferentes técnicas para manter a boa forma na hora de subir ao palco e manter seu bumbum cada vez mais lindo. "Tenho um corpo atlético, até por ser bailarina, mas é necessário muita malhação e tratamentos para a manutenção diária de pernas e bumbum perfeitos", explica Daiane, que se trata há meses no Centro Estético InCorpore, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
 
 
O cosmetólogo Hélito Abreu, encarregado de cuidar da moça,  acredita em um programa com menos de dois meses para melhorar a área em qualquer mulher. "Daiane é um caso à parte, pois tem o corpo perfeito, mas qualquer mulher vaidosa, com a proximidade do verão, quer estar com o corpo enxuto, com tudo em cima para poder usar aquele biquíni fio dental, ter pernas bonitas e um bumbum durinho para não fazer feio no carnaval”, diz o especialista.
 
Ele indica tratamentos como endermoterapia (feita através de um aparelho elimina as toxinas e reduz as celulites), massagem modeladora (massagem que reduz gordura localizada e flacidez) e estimulação russa (eletrodos são colocados sobre as inserções musculares, e um estímulo elétrico faz com que a musculatura contraia com tempo e intensidade controlados e usado para a tonificação da musculatura), que proporcionam resultados fantásticos mesmo com o tempo corrido para a folia de Momo.  “Estes tratamentos são muito procurados para manter o tônus muscular" finaliza o especialista.
 
Serviço:
 
Dr. Claudio Bicudo / Cirurgia Plástica
Rua Miguel de Frias, 88 / 1201 – ICARAÍ - Niterói
Telefone: 2620 4697
Rua Prudente de Moraes, 1458 – IPANEMA
Telefone: 2239-3349
 
Incorpore Clínica Estética
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1133 – L. 107 - Copacabana
Telefone: 2523-5990
 
J. Cleber / Hidroginástica
Telefone: 9307 3259
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Marina Pantoja

Fonte:DMC21