Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

BBC 100 Women

Quem está na lista de mulheres inspiradoras e influentes de 2020?

A BBC apresenta a sua lista anual de 100 mulheres inspiradoras e influentes de todo o mundo.

Em 2020, o projeto BBC 100 Women destaca mulheres que estão liderando mudanças e fazendo a diferença nesses tempos conturbados de pandemia de coronavírus, crise econômica, avanço da fome e mudanças climáticas.

Duas brasileiras estão entre as eleitas: Cibely Racy, professora pioneira no ensino da igualdade racial, e Lea T, modelo transexual.

A lista inclui ainda, por exemplo, Sanna Marin, a primeira-ministra mais jovem do mundo.

Marin está à frente de uma coalizão governamental liderada por mulheres na Finlândia, Jane Fonda, atriz e ativista do clima, e Sarah Gilbert, que lidera o desenvolvimento de uma promissora vacina na Universidade de Oxford contra o novo coronavírus.

Uma escritora que documentou a vida em Wuhan durante os rígidos confinamentos no início da pandemia, e uma cantora e compositora que fala sobre a violência contra as mulheres são outros exemplos de mulheres que estão transformando suas experiências pessoais mais profundas em plataforma para mudanças.

Em um ano extraordinário - quando diversas mulheres ao redor do mundo fizeram sacrifícios para ajudar outras pessoas - um nome na lista das 100 mulheres foi deixado em branco como reconhecimento daquelas que perderam suas vidas tentando fazer a diferença.

Como a BBC 100 Women não pode nomear todas as mulheres do mundo que deram uma contribuição, esse espaço foi pensado para permitir que você lembre daquelas mulheres que impactaram a sua vida ao longo de 2020.

E como foram escolhidas as 100 mulheres?

As integrantes do BBC 100 Women elaboraram uma lista com base em nomes identificados pela própria equipe e sugeridos pela rede de equipes de idiomas do Serviço Mundial da BBC.

Foram procuradas candidatas que chegaram às manchetes ou influenciaram fatos importantes nos últimos 12 meses, assim como aquelas que têm histórias inspiradoras para contar, conquistaram algo significativo ou influenciaram suas sociedades de maneiras que não necessariamente viraram notícia.

O conjunto de nomes foi então avaliado em relação ao tema deste ano - mulheres que lideraram a mudança - e pesado quanto à representação regional e a devida imparcialidade, antes que os 99 nomes fossem finalmente escolhidos.


Veja a lista das mulheres influentes de 2020
 

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Redação

Fonte:Universo da Mulher