Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Judô: Camila Minakawa, da Federação Paulista, é destaque no Mundial Júnior


Judô: Camila Minakawa, da Federação Paulista,
é destaque no Mundial Júnior

 
                    
 
A Seleção Brasileira de Judô conseguiu um resultado histórico no Campeonato Mundial Júnior, que foi disputado em Bangkok, na Tailândia, até o último final de semana. O Brasil ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas geral entre os 83 países que estiveram na disputa. O Japão conquistou o maior número de medalhas, e a França ficou com o segundo lugar. Dos 14 atletas que integraram a Seleção, quatro são da Federação Paulista de Judô.
 
Entre os paulistas, Camila Minakawa foi o grande destaque ao conquistar o bronze na categoria até 63 quilos após cinco lutas contra atletas de diversos países. "A minha primeira luta foi contra uma judoca do Cazaquistão, a segunda, contra uma da Mongólia, e a terceira, contra uma atleta da Rússia. Na quarta luta, já pela semifinal, enfrentei uma holandesa, que me venceu. E, na disputa de terceiro lugar, enfrentei uma coreana" - contou Camila, de 18 anos, e que já acumula a experiência de 14 anos no judô.
 
A judoca ficou satisfeita com o terceiro lugar, mas explica que pretendia ir além. "Na verdade, fui para a Tailândia esperando ser campeã, fui focada no título, mas sabia que seria muito difícil, já que lá estavam as melhores do mundo. Então, fiquei muito feliz com o meu resultado. Sei que fiz o meu melhor o tempo todo, em todas as lutas", assegurou Minakawa.
A judoca chegou ontem (28) à noite a São Paulo e hoje, já retomou a rotina de treinos. A exigência vem dos técnicos Edison e Miriam Minakawa. O sobrenome demonstra que, além de treinadores, os dois são pais de Camila. "Hoje já estou de volta ao tatame e acho que esse trabalho vem dando certo. Nós três temos uma sintonia muito boa e conversamos bastante para chegar a um ponto comum", contou Camila.
 
Mesmo conseguindo separar bem os assuntos e, mesmo longe do tatame, a atleta conta que o tema das conversas em família acaba sendo o esporte. "Conseguimos diferenciar bem o momento pai / filha e técnico / atleta, mas é inevitável que as nossas conversas acabem sendo sobre judô. Eu acho muito proveitoso, pois nós todos vivemos isso o tempo todo" - disse Camila, que divide a atenção dos pais e técnicos com os irmãos Guilherme, de 14 anos, e Mariana, de 10 que também já competem.
 
Também disputaram o Mundial, os judocas da Federação Paulista: Felipe Kitadai, que chegou à disputa da medalha de bronze, mas foi derrotado por Gabit Esimbetov (UZB), Marcos Lima Júnior e Steffani Lupetti, ambos, integrantes do Projeto Nossa Caixa.
 
Subiram ao pódio do Mundial Júnior pela Seleção Brasileira: Sarah Menezes (-48kg, ouro), Rafaela Silva (-57kg, ouro), Camila Minakawa (-63kg, bronze), Mayra Aguiar (-70kg, prata) e Victor Penalber (-73kg, bronze).
 
 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Photo&Grafia Comunicação

Fonte:Universo da Mulher