Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Elas se defendem

Socos, pontapés, ganchos com os braços e estrangulamentos. Engana-se quem pensa que golpes agressivos são coisas do universo masculino. Com a violência nos centros urbanos, as mulheres estão derrubando preconceitos e lotam as academias atrás de lutas como jiu-jítsu, muai thai e boxe, esportes de defesa antes restrito aos homens.

As atrizes Mara Carvalho, Ana Paula Tabalipa e Natália Rodrigues, a modelo Priscila Barp e a apresentadora de tevê Daniela Monteiro fazem parte do time de lutadoras urbanas. Defender-se do assédio masculino é dos principais motivos que as levaram a vestir quimonos, luvas de boxe e a desembolsar de R$ 80 a R$ 100 por aula. Elas garantem que a prática do esporte de defesa não as deixa com o corpo masculinizado. “Não preciso fazer balé para ser feminina”, diz Ana Paula Tabalipa, que luta boxe tailandês há dois meses. Segundo o professor da atriz, Edvan dos Santos, as pernas e o bumbum ficam mais delineados com a prática do esporte. “É muito sexy”, resume Priscila Barp, que treina jiu-jítsu.

Natália Rodrigues

BOXE

Diretos de direita são os golpes preferidos da pugilista Natália Rodrigues.
A doce Patty de Desejos de Mulher se transforma quando entra num ringue. “Quando brigo com um namorado não há nada melhor do que descontar a raiva num saco de boxe”, diz a atriz de 21 anos. Com 1,70m e 52 kg, ela sempre preferiu desferir golpes a fazer aulas de ginástica. “Sou muito agitada. Não tenho paciência para ficar botando e tirando caneleiras”, diz. “O boxe é uma terapia e me deixa mais segura.” Ela treina com o ex-boxeador Raff Giglio, que ressalta os benefícios da luta: “Além de garantir um excelente condicionamento, as meninas aprendem a socar firme e a se esquivar de agressões”, diz ele. Natália já pôs em prática os ensinamentos. Certa vez, num bar em São Paulo, avisou para um garoto inconveniente se afastar porque era lutadora de boxe. Como o incauto não obedeceu, a atriz agiu. “Dei um soco tão forte no peito dele que o cara se mandou”, diverte-se.

                                                       

 

Leandro Pimentel
“O boxe é uma terapia e me deixa mais segura’’ Natália Rodrigues, atriz

 

                                                                                          

                                                                                                                                                         

Crédito:Leonardo Santos

Autor:Eduardo Minc e Edwin Paladino

Fonte:Isto É