Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Cosmetóloga da USP dá dicas para as mulheres de todas as idades

 
Fernanda Fialho responsável pelas empresas Pharmacêutica e PH Cosmetics, mostra quais cuidados que as mulheres devem ter com a pele do rosto em cada faixa etária e as características de cada tipo de pele

Cada vez mais, o tempo ocioso das mulheres diminui visto que, muitas delas, vivem longas jornadas de trabalho, cuidam dos filhos e organizam a vida doméstica. Desse modo, a rotina diária com os cuidados com a pele do rosto se torna esporádica, mesmo o Brasil sendo o terceiro maior consumidor de produtos de higiene e beleza, atrás dos Estados Unidos e Japão. 

 

Segundo a cosmetóloga Fernanda Fialho, também farmacêutica-bioquímica, responsável pelas empresas Pharmacêutica e PH Cosmetics, diversas mulheres compram diferentes produtos afim de iniciar um tratamento. “No entanto, a determinação e o empenho em cuidar da pele do rosto acabam no primeiro mês, assim como a meta de ir à academia e fazer o regime”, diz.

 

Porém, a pele do rosto é o cartão de visita. Além disso, os aparecimentos de manchas, rugas, excesso de oleosidade, acabam interferindo no emocional das mulheres. Fernanda Fialho explica que existem cuidados com a pele do rosto que são fundamentais e deveriam fazer parte da rotina de qualquer pessoa. “Cito como exemplo o uso do filtro solar, pois ele previne o envelhecimento precoce e o câncer de pele”.

 

A cosmetóloga ressalta que o uso do protetor solar deve acontecer em todas as estações. “Vimos que ainda muitas pessoas já incorporaram o hábito, mas no verão ou quando está sol. No entanto, o filtro deve ser utilizado faça chuva ou faça sol”, afirma.  

O filtro solar é um dos vários cuidados que as mulheres devem adotar no dia-a-dia. A farmacêutica-bioquímica da USP dá dicas do que usar em cada faixa etária e mostra as características de cada pele.

Você sabe qual produto usar na pele do rosto na sua faixa etária?

Até 20 anos

  • Usar filtro solar;
  • Manter a pele limpa e hidratada à retarda sinais envelhecimento;
  • Sabonete, tônico, esfoliante mecânico e hidratante são permitidos, lembrando sempre adquirir produtos de acordo com o seu tipo de pele;

 

  • Dos 25 aos 35 anos
  • São permitidos o ácido glicólico e vitaminas antioxidantes;
  • Limpeza, tonificação, hidratação e nutrição pela manhã e à noite;
  • Usar produtos adequados ao seu tipo de pele;
  • Creme para área dos olhos — pés-de-galinha;
  • Filtro solar.

 

  • Mais de 35 anos
  • Já são permitidos os Retinóides;
  • Limpeza, tonificação, hidratação e nutrição pela manhã e à noite;
  • Creme para área dos olhos — pés-de-galinha;
  • Produtos que melhoram a elasticidade da pele e estimulam a produção de colágeno e elastina;
  • Antioxidantes e produtos antienvelhecimento;
  • Filtro solar;
  • Usar produtos adequados ao seu tipo de pele;

 

Mais de 45 anos

  • Produtos com efeito cinderela (efeito tensor) – devido a flacidez da pele.
  • Limpeza, tonificação, hidratação e nutrição pela manhã e à noite
  • Creme para área dos olhos com efeito tensor.
  • Produtos que melhoram a elasticidade da pele e estimulam a produção de colágeno e elastina.
  • Antioxidantes e produtos antienvelhecimento
  • Filtro solar
  • Usar produtos adequados ao seu tipo de pele.

 

Mais de 55 anos

  • Abusar dos produtos com efeito tensor e hidratantes. Laser e retinóides para estimular a regeneração da pele promovem viço, brilho e maciez a pele;
  • Produtos com efeito cinderela (efeito tensor) – devido a flacidez da pele;
  • Limpeza, tonificação, hidratação e nutrição pela manhã e à noite;
  • Creme para área dos olhos com efeito tensor;
  • Produtos que melhoram a elasticidade da pele e estimulam a produção de colágeno e elastina;
  • Antioxidantes e produtos antienvelhecimento;
  • Filtro solar;
  • Usar produtos adequados ao seu tipo de pele;

 

Qual é o seu tipo de pele?

 

 

Pele Oleosa: principal característica: brilho excessivo e poros dilatados.

 

Pele Mista: principal característica:  oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo), e seca no restante do rosto. É a mais comum de todas as peles, e a oleosidade deve ser retirada apenas da zona T.

 

Pele Normal: é uma pele bonita, com a textura da pele do bebê. É iluminada, suave, sem oleosidade ou secura excessivos. Apresenta poros fechados. Em geral, não necessidade de cuidados exagerados, pois já é uma boa pele.

 

Pele Seca: é uma pele sem vida e áspera, de aspecto opaco e sem brilho. É muito sujeita a manchas, rugas e marcas de expressão. Necessita de hidratação intensa.

 


Sobre a cosmetóloga Fernanda Fialho

A cosmetóloga Fernanda Fialho, farmacêutica-bioquímica com mestrado em cosmetologia pela USP é responsável junto com a Dra. Maria Lúcia Anderson Fialho pelo sucesso da Pharmacêutica em São Paulo e pela criação da marca PH Cosmetics. A cosmetóloga vem agregando novos conceitos e tecnologia na área. A especialista também está a frente da área de sustentabilidade do Grupo PH, criando e desenvolvendo ações sócio-ambientais como o projeto “Vamos caminhar”, “Programa Recicle”, “PH + verde”, “Ciclo de palestras”, entre outros.

Sobre a marca PH Cosmetics

A empresa PH Cosmetics Heath Care foi idealizada pela Dra. Maria Lúcia Anderson Fialho, que há 21 anos cuida da beleza e saúde das pessoas. A Dra. Maria Lúcia é farmacêutica-bioquímica, neta de um visionário que ajudou a construir a estrada de ferro do noroeste do Brasil, fundou na capital do Mato Grosso do Sul, a primeira farmácia de manipulação do Estado, a Pharmacêutica. Em 1999, em comemoração aos 10 anos de empresa, a Dra. Maria Lúcia adquiriu a indústria de Cosméticos Madreselva, que localizava-se em Curitiba-PR, e sua linha que contava com 300 produtos registrados, entre cremes hidratantes, maquiagens e perfumes.  No plano de expansão e fortalecimento da marca, em 2003, inaugurou a primeira loja na capital paulistana, no bairro Higienópolis, onde a cosmetóloga Fernanda Fialho é responsável pela marca.  Hoje, a Dra. Maria Lúcia e Fernanda Fialho comandam o grupo PH que atua nos segmentos de Manipulação com a Pharmacêutica, PH Cosmetics e a Madreselva. O grupo PH construiu ao longo destes vinte anos o conceito baseado em precisão na manipulação, saúde para os clientes, inovação, tecnologia e sustentabilidade sócio-ambiental.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Grasiela Caldeira

Fonte:Universo da Mulher