Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2024

Cirurgias inadequadas podem causar danos à fertilidade feminina

Janeiro/2008 - Se formar na faculdade, ter um bom emprego, casar e ter filhos, estes são os sonhos da maioria das mulheres. Mesmo no momento de uma crise econômica ou da instabilidade no emprego em determinado momento da vida, lúcidas e realistas nos deparamos com algo que denominamos uma pequena vontade de engravidar. Tornar-se mãe é o maior desejo de quase todas as mulheres, entretanto estudos mostram que 15% delas não conseguem realizar este sonho e um dos motivos é que em determinado momento da vida tiveram que realizar uma cirurgia nos órgãos reprodutores, na região abdominal ou pélvica e naquele momento não se preocuparam em preservar sua fertilidade. 

 

Hoje me dia, com o avanço rápido da tecnologia, cada médico especializa-se em um determinado tipo de técnica cirúrgica, e isto poderá fazer a diferença no momento de escolher o seu e preservar este sonho. Arnaldo Schizzi Cambiaghi, médico especialista em reprodução humana, explica que as intervenções cirúrgicas são normalmente benéficas para a cura das doenças, porém, se forem realizadas sem necessidade e com técnicas inadequadas prejudicam a saúde das pessoas podendo, entre outros problemas, causar infertilidade. "Recebo com freqüência em minha clínica, pacientes que não conseguem engravidar e que foram mutiladas por intervenções cirúrgicas agressivas e muitas vezes desnecessárias: ovários inteiros retirados ainda na adolescência, cistos simples, decorrentes de uma ovulação normal que foram operados, miomas pequenos e inofensivos que foram retirados, etc."

 

Entre as intervenções mais freqüentes realizadas na mulher estão as cirurgias de mioma, cistos de ovário e endometriose. Para o especialista é importante que a paciente saiba questionar o seu médico quando receber a indicação de um procedimento cirúrgico. "Algumas perguntas deverão ser respondidas pelo profissional escolhido. Por exemplo, se é realmente necessária a intervenção cirúrgica, se existem alternativas de tratamentos para o caso, além de quais os riscos, os benefícios, as complicações e se esta cirurgia poderá interferir na fertilidade - melhorando ou piorando?".

 

A complementação de explicações médicas pela literatura, internet ou uma segunda opinião poderão ajudar a esclarecer dúvidas sobre a técnica cirúrgica mais indicada para cada caso (se a cirurgia for realmente necessária) além de aumentar o grau de confiança no cirurgião que irá operá-la ao comprovar sua experiência no tipo de intervenção por ele proposto. Conhecer os detalhes que envolvem as doenças e a interferência delas na fertilidade exige conhecimentos específicos. É importante que jovens, pais ou responsáveis, também tenham estas noções para que possam ajudar a prevenir possíveis problemas futuros da fertilidade. É fundamental conhecer mais sobre cada doença para entender os prós e os contras de cada intervenção cirúrgica.

 

Sobre o Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

 

Apesar de dedicar a maior parte de seu tempo no conhecimento e tratamento da infertilidade, seu currículo demonstra a preocupação de acompanhar as mulheres em outras áreas da ginecologia e obstetrícia. Autor de livros médicos direcionados ás mulheres e aos médicos, na área de Reprodução Humana vem aprimorando técnicas de Reprodução Humana que envolvem novos exames para o diagnóstico e tratamento da infertilidade como Inseminação Artificial, Fertilização In Vitro e ICSI entre outros. Arnaldo Cambiaghi é ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e Cirurgia Endoscópica, Diretor clínico do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Reprodutiva); Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santa Casa de São Paulo; Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Titulo de Especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (n.º 96/97); Especialização em Videolaparoscopia, Histeroscopia e Laser na Catholic University of Leuven - Bélgica; Especialização (Avançada) em Videolaparoscopia a Laser no Institute for Reproductive Medicine - Annandale, Vírginia - USA; Pós Graduate Course - Advance Laparoscopic Surgery including Laser Endoscopy - AAGL - Chicago, Illinois, USA; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Ginecologia; Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica; Pos Graduate Course - Laparoscopic Hysterectomy, incluindo Retroperitoneal Dissetion: Lymphnode dissection, the ureter, Retropubic Urethropexy & Appendectomy - AAGL - Chicago, Illinois, USA; Post Graduate Course - "Surgical Approaches to Endometriosis" - AAGL 23rd Meeting, New York - New York USA; Membro da European Society of Humam Reproduction and Embriology; Membro da The American Association of Gynecologic Laparoscopists; Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida;  Laboratory Training Program and Seminar in the are of auto Suture Surgical Staplers in General Surgery - USC - Norwalk Connecticut - USA. Entre os prêmios recebidos estão o Prêmio Internacional - Troféu Best Video PRODUCTION - "The Cambiaghi Fastener for Extracorporeal Suturing"- Secound International Gynecologic Endoscopic Film Festival & Instrumentation; Exhibition San Diego, California - USA e o Prêmio "Parceiros de Visão" -   "Troféu Coruja" - Símbolo da Sabedoria Homenagem ao Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi pela iniciativa do livro de sua autoria transcrito em Braille. Grávida Feliz, Obstetra Feliz. Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Patrícia Prado

Fonte: