Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2024

Fraxel: Rejuvenescimento na velocidade da luz

Fraxel: Rejuvenescimento na velocidade da luz

As manchas da pele devido às ações do clima ou da idade, cicatrizes, rugas, melasmas (manchas de gravidez) e a flacidez, são um sofrimento para as pessoas que são obrigadas a conviver com elas.

Com as inovações da Medicina Estética, surge a tecnologia laser Fraxel, que promete acabar com as marcas do passado. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, no ano passado, foram realizados quase 600 mil tratamentos com laser nos Estados Unidos.

 

Segundo Audrey Worthington, diretora da Sociedade Brasileira de Laser, a grande novidade no mundo dos tratamentos estéticos é o laser Fraxel, uma combinação dos raios ablativos e não ablativos: enquanto o laser ablativo produz um efeito térmico sobre a epiderme e a derme,  retirando a epiderme  danificada que será substituída por uma nova pelo organismo; o segundo, também conhecido como luz pulsada de alta energia, é um tratamento que dá um ótimo resultado para rejuvenescimento facial, agindo na derme sem agredir a camada mais superficial da pele. “A diferença deste novo tratamento é que são feitas apenas microlesões, diminuindo a área de trauma na epiderme com menor  conseqüente processo inflamatório, o que permite tratar  peles claras e morenas”, explica a dra. Audrey.”, explica a dra. Audrey.
 
O Fraxel já é largamente utilizado nos Estados Unidos para combate de manchas na pele, cicatrizes de acne, rugas, melasma e flacidez. O método pode ser usado no rosto, colo, no pescoço e nas pernas. No Brasil, o aparelho chegou há seis meses e tem sido também utilizado com sucesso para melhora de estrias. Este sistema é revolucionário, pois age diretamente na epiderme (camada superficial) e na derme (intermediária), onde se concentram as células causadoras do envelhecimento e também a maior parte das manchas. “Com a utilização do laser há uma melhora na elasticidade da pele e a cicatrização é mais rápida”, afirma a médica.
 
O laser é aplicado na região desejada depois do uso de anestésico tópico e com uso de óculos de proteção na paciente. Sobre o rosto, é espalhada uma tinta azul inodora para orientar a ação do aparelho. O aparelho faz perfurações minúsculas na pele, correspondendo a 1/8 de um fio de cabelo. Como essas perfurações feitas na pele não podem ser vistas a olho nu, o que fica perceptível é apenas uma vermelhidão seguida por uma descamação da pele nos dias que se seguem ao procedimento.
 
Para a cirurgiã plástica Audrey Worthington, pós-graduada em Medicina Estética, o maior avanço da técnica é o fato de ser fracionado, poupando algumas áreas que, mais tarde, auxiliarão na recuperação da pele. Assim há uma rápida cicatrização do tecido lesionado, estímulo ao colágeno e à elastina. “A regeneração das células atingidas por esse laser é rápida, a nova epiderme começará a se formar no prazo de 24 horas”, comemora.
 
Audrey explica ainda, que são necessárias de três a cinco sessões para que o tratamento surta efeito. Os intervalos entre uma e outra são de 14 dias e cada sessão dura cerca de 20 a 30 minutos. “A exposição ao sol só poderá ocorrer depois de 15 dias da aplicação e durante o tratamento há necessidade de uso contínuo de protetor solar e creme hidratante”. Ela adverte que somente após um ano do tratamento, o paciente poderá realizar novas sessões. “É aconselhável que nesse período, o cuidado com o sol seja redobrado”, recomenda. 
 
Para Audrey, é inegável a importância deste tratamento para homens e mulheres, pois o Fraxel age como um todo na pele e, além de produzir uma nova pele, ainda retira as marcas deixadas, melhora a elasticidade e o aspecto das cicatrizes, sem qualquer desconforto. O custo do tratamento é alto, porém, o resultado vale cada centavo.
 
 
DICAS DA DRA. AUDREY
 
TRATAMENTOS INDICADOS:
 
Cicatrizes - 
Com uma ação bem pontual, ele geralmente age sobre 15% da área a ser tratada. Por isso, são necessárias várias sessões. São pelo menos cinco a cada 15 dias. Como penetra na derme (segunda camada da pele), ele também estimula a produção de colágeno, favorecendo o rejuvenescimento.
 
Manchas -
Com a técnica do peeling fracionado. Ao contrário dos outros tratamentos, que atingem a estrutura da pele como um todo, o Fraxel atinge somente a camada mais profunda, de forma fragmentada: colunas de luz atingem pontos específicos do tecido lesado e as demais células ficam preservadas. A seletividade de ação do laser garante uma recuperação rápida, com formação de nova pele em 24 horas, tempo recorde nesse tipo de procedimento.
 
Efeito lifting -
O rejuvenescimento é visível em três ou cinco sessões, sem restringir as atividades da mulher.
 
Olheiras -
Os tratamentos são realizados em sessões de acordo com a necessidade de cada pessoa.
 
Rugas ao redor dos olhos e lesões pigmentadas em qualquer parte do corpo - 
A luz atravessa a epiderme, sem danificá-la. Atinge a derme estimulando a formação de novo colágeno.
 
Rejuvenescimento da pele –
Preciso, trata intensamente cada zona, mas deixa o tecido ao redor perfeitamente intacto. Esse efeito ‘fracionado’ permite que a pele se recupere mais rapidamente do que se toda área tivesse sido tratada de uma só vez.
 
 
Serviço:
A Audrey Clinic atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. 
Mais informações e marcação de consultas pelo tel.: (11) 5548-7262.
 
 
Audrey Katherine Worthington (CRM 75398) é cirurgiã-plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pós-graduada em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética. É também membro da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, fellow do Serviço de Cirurgia Plástica da Free University de Amsterdã, na Holanda. Atualmente é diretora da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e coordenadora do curso de pós-graduação em Medicina Estética da FAPES – Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo na Área de Saúde.
 
 
 

Crédito: Clarice Pereira

Autor:Dra. Audrey Katherine Worthington

Fonte:LINK Portal da Comunicação