Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2024

Sua pele

Sua pele

Todo mundo sabe que é importante uma boa limpeza do rosto. Mas que importância é essa que vai além de simplesmente lavá-lo? Quais são os tipos de limpeza do rosto? Como deve-se cuidar dele? Com que freqüência? Com que tipos de produtos? E para os diversos tipos de pele, quais são os erros e os acertos? Mais perguntas e todas as respostas, a seguir

O rosto é o contato visual direto que temos conosco e com os outros. Ele é o reflexo do nosso estado de saúde física e emocional. Quando estamos abatidos, uma boa lavada de rosto levanta o astral, refresca a mente, nos deixa leves, rejuvenescidos e nossa pele fica melhor, não importa de que tipo ela seja. Mas o que envolve uma boa limpeza do rosto? Há dois tipos de limpeza - a do dia-a-dia, que remove a poluição do ar, a poeira e o excesso de oleosidade, e que é feita pela própria pessoa; e a limpeza profunda da pele, que envolve etapas minuciosas e deve ser feita por uma esteticista.

O segredo da limpeza do rosto é não desiquilibrar o pH da pele

A limpeza do dia-a-dia
Segundo a esteticista consultora Eliana Alves Barbosa, do salão Jacques Janine, de São Paulo, "o importante é considerar o tipo de pele para a escolha do produto adequado". O recomendável é lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Outra dica é procurar não lavar demasiadamente o rosto durante o dia para não agredi-lo e desequilibrar o pH da pele, tornando-a excessivamente oleosa. O uso do sabonete (líquido ou em barra) deve ser considerado para que o pH da pele não seja muito alterado.

Para uma pele normal a mista, a preferência é para um sabonete sem muita concentração de aditivos, sendo que o ideal é um que tonifique. Para a pele oleosa, é recomendado o uso de sabonete com substâncias mais secantes - como o própolis ou algo mais forte -, que possa ser usado como preventivo junto a um sabonete mais leve. Para a pele seca é interessante o uso de sabonetes mais nutritivos, mas que não sejam muito tensoativos (que façam muita espuma) e que hidratem mais.

Enxugar não significa esfregar com força. Suavidade também ajuda no cuidado com a pele do rosto.

A temperatura da água
Se, num primeiro momento, a água quente pode parecer confortável, no próximo ela pode ser um desastre para a pele porque vai estimular as glândulas a produzirem um excesso de óleo. Logo após o seu uso, a pele fica ressecada e, desidratada, busca estabilidade produzindo mais óleo. Se a água for muito fria, ela provoca um choque térmico na pele, produzindo vasoconstrição, que pode provocar, em médio prazo, alterações róseas na estrutura da pele. O ideal é sempre usar água na temperatura natural ou ligeiramente aquecida nos dias frios.

Como enxugar o rosto
Depois de lavado, o rosto nunca deve ser esfregado com toalha. A forte fricção da toalha na pele do rosto estimula as glândulas a produzirem uma quantidade excessiva de óleo. Segundo Eliana, "essa resposta da pele é apenas um instinto de defesa". Quando se tira a umidade da pele do rosto com uma forte fricção, a pele entende que está faltando hidratação e automaticamente produz oleosidade, além do suor. O recomendável é apenas secar de leve - com um lenço de papel ou toalha - apenas encostando para que a água seja absorvida e dando toques leves até para estimular a circulação. Esses cuidados aumentam para os que possuem pele oleosa.

A limpeza facial feita por esteticistas tem tratamentos diferentes para áreas específicos do rosto.

Como retirar a maquiagem
Podemos considerar a limpeza da maquiagem em duas etapas. Na primeira, a mulher deve usar dois demaquilantes. Um deles deve ser específico, mais suave e com maior potencial de óleo para a região dos olhos, área muito delicada. Para as outras áreas do rosto, ela pode usar qualquer tipo comum de demaquilante. Se ela quiser usar o da região dos olhos no rosto todo, não há problemas, mas, como afirma Eliana, "o benefício não será o mesmo".

Naturalmente, o tipo de pele deve ser levado em consideração. Para a pele seca, recomenda-se um demaquilante mais oleoso. E para a pele oleosa, é bom o uso de um produto menos oleoso e mais leitoso, como uma loção. Depois dessa etapa, lava-se o rosto com sabonete líquido, para então tonificar e hidratar, de preferência com um filtro solar. Mas Eliana adverte: "sabonete líquido sozinho não retira a maquiagem!". E um alerta: "dormir de maquiagem, jamais!". O uso semanal de um esfoliante, em sessões de cinco minutos, com leves movimentos circulares, também é muito bem vindo pela pele. O esfoliante também é recomendado para os homens.

"A limpeza de pele é um prazer que todos deveriam se permitir ao menos uma vez por mês", diz a esteticista Eliana Barbosa.

A limpeza profunda do rosto
A segunda e mais meticulosa limpeza do rosto é feita por uma esteticista. Ela começa com uma avaliação da pele (da mulher ou do homem) para a escolha dos tipos de produtos adequados que serão usados na sessão de aproximadamente uma hora e meia de duração.

A cada etapa que se segue o rosto é enxaguado. Em geral a esteticista prefere o uso do sabonete líquido por ser mais prático em seu manuseio. Segue-se, então, a aplicação do esfoliante. Dependendo do caso, aplica-se um emoliente, em creme ou loção, que vai liquefazer a gordura dos poros. Ele é aplicado em compressas de gaze ou algodão, vapor e ozônio. Nos casos de acnes, o ozônio tem a função bactericida.

A extração de cravos e impurezas da pele é feita com o manuseio de luvas e loções anti-sépticas. A cauterização dos bulbos afetados é feita com o equipamento de alta freqüência de gás néon. Logo após, é feita uma drenagem linfática ou uma massagem facial, seja com um gel enriquecido ou com um bom hidratante. A última etapa é a aplicação de uma máscara facial calmante, nutritiva ou oclusiva.

Nos vinte minutos do descanso da máscara, a pessoa recebe uma massagem de reflexologia nos pés para relaxar a pele e estimular os vasos sangüíneos do corpo. Para concluir, retira-se a máscara, enxaguando o rosto mais uma vez, e aplica-se um hidratante com filtro solar ou um creme nutritivo para a área dos olhos. Ao preço médio de R$ 60 a R$ 95 por sessão, Eliana garante que "é um prazer que todo mundo deveria se permitir a cada mês, porque, além de higiene, representa qualidade de vida".

Crédito:Anna Beth

Autor:Valter da Silva

Fonte:Eliana Barbosa Alves