Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

O batom sumiu

Há cinco anos, a mulher brasileira, que sempre gostou de batons coloridos, descobriu o cor-de-boca. Eram produtos com pigmento rosado, semelhante ao da mucosa labial. O rosto ficava discreto e a aparência, natural. Este ano, o favorito da estação é outro batom suave, que só mesmo a dona sabe estar ali. Batizado de nude, a diferença do anterior é que deixa a boca no tom da pele, sem o rosinha. ""É a não-cor"", diz o maquiador Fernando Torquato.

A novidade está nas principais campanhas publicitárias de marcas internacionais, como Hermès, Versace, Dolce & Gabbana e Missoni, as duas últimas protagonizadas pela brasileira Gisele Bündchen. Até a exuberante Cindy Crawford descoloriu os lábios no anúncio da marca Ellen Tracy. No hemisfério norte, a maquiagem nude acompanha as coleções de verão, mas no Brasil, como de praxe, a novidade está sendo antecipada para ser usada no inverno. A Colorama lançou semana passada a linha Watershine, com três batons que se encaixam na tendência. O Boticário também tem uma série de produtos nos tons nude. Nas importadoras de cosméticos, a oferta é ainda maior. As versões nude de grifes como Christian Dior, Chanel, Yves Saint Laurent e Clinique já ocupam espaço considerável nas prateleiras. ""Dos quatro novos batons da Shiseido, três são no estilo nude"", diz a empresária Paula Pereira, dona das lojas Shampoo.

Os tons da nova tendência vão do bege ao café-com-leite, para que cada consumidora encontre um batom que tenha exatamente a cor do rosto. ""A idéia é camuflar a boca"", explica o maquiador Duda Molinos. Mas é preciso alguns cuidados. Quando a pessoa não obedece à regra do tom sobre tom, o efeito pode ser desastroso. Foi o que aconteceu com a big brother Alessandra, a Leka, que na televisão usou um batom nude mais claro que a cor do rosto. ""Ficou feio, parecia que a boca estava seca e machucada. Ela deveria ter usado um produto mais escuro, já que o rosto estava bronzeado"", ensina Torquato. O mesmo vale para as mulheres negras, que têm à disposição cores que vão do caramelo queimado ao bronze.

Outro cuidado no uso do nude é na hora de delinear o contorno da boca. Diferente do que se fazia nos anos 80, não se deve usar lápis para reforçar o formato. ""O ideal é deixar difusa a passagem do lábio para a pele"", diz Torquato. Como a pessoa pode ficar pálida com o nude, os especialistas recomendam uma maquiagem mais caprichada em outras áreas do rosto. ""Blush nas maçãs do rosto e olhos marcados contrabalançam a boca apagada"", recomenda Molinos.

Crédito:Anna Beth

Autor:Priscilla Monteiro

Fonte:Domingo - JB