Rio de Janeiro, 05 de Maio de 2024

Rejuvenescimento da Face

Rejuvenescimento da Face

O rosto é a parte do corpo onde as marcas do envelhecimento ficam mais evidentes. Rugas aparecem com o passar dos anos, os músculos faciais começam a ficar flácidos, há uma perda de brilho na face, aparecimento de manchas, diminuição da elasticidade da pele... Para evitar todos estes problemas, podemos prevenir ou tratar o envelhecimento facial.

 

Tão importante quanto tratar este problema é conhecer os agentes causadores do envelhecimento. “A exposição prolongada ao sol, fatores genéticos ou características raciais, ganho ou perda excessiva de peso e o ato de fumar têm papel importante no aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento do rosto” afirma o cirurgião plástico Lecy Marcondes Cabral.

 

Segundo o médico, para cada caso, em particular, há uma indicação de tratamento para recuperar a jovialidade do rosto. “Mas em relação às medidas preventivas, estas são gerais. Cuidar da limpeza e da hidratação da pele, evitar ganho ou perda excessivos de peso, limitar o tempo de exposição solar – utilizando bloqueadores solares – e não fumar são medidas recomendadas a todos os interessados em ter uma aparência mais jovem”.

 

Tipos de tratamento

 

Quando não é mais possível prevenir, cabe ao cirurgião plástico a melhor indicação de tratamento para o rejuvenescimento facial. Dentre as muitas possibilidades de tratamento para este fim, destacamos:

 

1)     Lifting com Fio Russo

O fio russo é um dos métodos empregados para combater  a flacidez e a queda de gordura da face. Mais simples do que a tradicional cirurgia plástica no rosto, não há a necessidade de cortes ou de aplicação de anestesia geral. O combate à flacidez é feito através da tração de fios que são inseridos sob a gordura. O material utilizado neste procedimento é mesmo um fio, feito de polipropileno, utilizado também em vários outro tipos de cirurgia. Como um fio de sutura, é fino e compatível com o organismo, só que ao invés de ser liso, possui uma dupla fileira de garrinhas no formato de escamas de peixe. São estas garrinhas que se prendem ao tecido gorduroso, provocando uma imediata tração na pele. O procedimento demora cerca de uma hora, o rosto fica meio arroxeado, mas os resultados são visíveis em poucos dias. “Ao tocar o local, o paciente não sentirá o fio, pois ele será colocado sob a camada de gordura da face” afirma Cabral. Por sua simplicidade de aplicação pode ser utilizado em uma grande faixa etária, e em épocas mais precoces, quando uma cirurgia ainda não é indicada, mas já se pode observar a queda da gordura que se projeta na mandíbula e perto do queixo.

 

2)     Peeling de Fenol

 

“Em inglês, peeling quer dizer descamar...É isto o que fazemos com a aplicação do peeling de fenol, provocamos uma descamação intensa na pele do rosto, objetivando um rejuvenescimento tanto a nivel epitelial como dérmico” afirma o cirurgião. Produzindo bons resultados, o procedimento é realizado sob sedação e elimina rugas de expressão, flacidez facial, marcas de envelhecimento, cicatrizes superficiais de acne e manchas. Após 48 horas da aplicação do peeling de fenol, o paciente deve retornar ao médico para reavaliação, que consiste na retirada parcial das crostas formadas pela ação do peeling de fenol na pele. O paciente deve também usar uma pomada à base de colagenase durante sete dias. Passada esta fase, deve ser submetido a uma nova avaliação médica. A recuperação do paciente é lenta. O rosto fica inchado por cerca de 15 a 20 dias e a pele ganha um tom avermelhado, que pode perdurar por 3 meses (o uso de maquiagem adequada disfarça o problema). “Acabado o período de convalescença, a pele ganha uma aparência mais jovem e viçosa. É muito apropriado para as peles fotoenvelhecidas, muito expostas ao sol” defende Lecy Marcondes.

 

 

3)     Bioplastia facial

 

Na bioplastia, o material utilizado é o PMMA, polimetilmetacrilato, susbstância utilizada na medicina desde 1950, que teve sua primeira utilização em próteses no quadril. O PMMA utilizado em estética é preparado especialmente para este fim, com microesferas de tamanho padronizado que conferem  as propriedades necessárias para o implante estético na face e no corpo. A bioplastia na face dura cerca de 40 minutos. São utilizadas microcânulas atraumáticas que não lesam vasos e nervos e todos os tratamentos são realizados através de micropunções, sob a pele, junto às estruturas do corpo, sem qualquer corte ou sutura. São realizados minúsculos orifícios menores que 0,5 mm, por onde são introduzidas as microcânulas que vão transportar as microesferas de PMMA para o local desejado. Todo o procedimento é realizado com anestesia local. Após a aplicação do produto, não há a necessidade de pontos, apenas um esparadrapo antialérgico pequeno é colocado e retirado em dois dias. O paciente pode voltar para casa imediatamente após o procedimento. Podem surgir edemas e algumas esquimoses que desaparecem entre 3 e 15 dias. “A bioplastia foi criada seguindo a tendência mundial de emprego de métodos minimamente invasivos que ocorre em toda a medicina, aliando bons resultados e baixos riscos ” afirma Lecy Marcondes Cabral.

 

Lecy Marcondes Cabral

 

Com 23 anos de profissão, o paulistano Lecy Marcondes Cabral é mestre em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina, onde apresentou dissertação sobre o emprego da pele sintética para o tratamento de queimados. Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz – onde também compõe a Comissão de Ética Médica – e do Hospital Israelita Albert Einstein. É o diretor da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.

 

SERVIÇO:

Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo

Endereço: Rua Dr. Sodré, 122. Conjunto 75.

Vila Nova Conceição.

Atendimento: De segunda a sexta.

Horário: 08h30min às 18h30min horas.

Telefone: (11) 3845 0802.

Site: www.plastica.com.br 

 

 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Lecy Marcondes Cabral

Fonte:Márcia Wirth