Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Ombré Hair: O look que faz o verão durar o ano todo

 
As mechas californianas mudaram de nome, evoluíram, se aperfeiçoaram e agora são chamadas de Ombré Hair, ou seja, sombreado nos cabelos.
 
O visual, que virou febre há dois anos e conquistou famosas como Gisele Bündchen, Fernanda Lima e Drew Barrymore, está de volta de maneira mais suave podendo ser usada em várias tonalidades.
 
Basta ver o cabelão de Natalie Lamour, personagem de Deborah Secco, em Insensato Coração, que é sucesso absoluto.
 
E o mais bacana, não combina apenas com as estações quentes, pode fazer a cabeça também durante o inverno, conforme sugestão da hairstylist Raquel Giordano, sócia da rede de salões Prima Qualitá.
 
“O cabelo de Deborah é luminoso, chamativo, com muita luz. Já Camila Pitanga, pode-se observar que fez um ombré hair mais clássico, descolorindo somente as pontas, o que será uma tendência neste outono/inverno”, completa.
 

Dourado & degradê
 
Para quem não sabe a origem do procedimento, Raquel ensina:
 
"Quando este tipo de coloração surgiu foi inspirada nos surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos, que colocam parafina nos cabelos. As pontas, que são mais sensíveis, acabam ficando com um tom mais claro que o restante dos fios".
 
A descrição técnica é a seguinte: trata-se de um processo de descoloração, feito a partir do meio do comprimento até as pontas, podendo ser adaptado em diversas circunstâncias e gosto de cada cliente.
 
O procedimento
         
Raquel explica que, para aderir ao ombré hair, a interessada deve se ligar em algumas dicas.
 
"Não importa se a cliente tem cabelo claro ou escuro, o importante é que os fios não tenham o corte mais reto para a diferença da cor não ficar muito marcada. A ideia é que as pontas do cabelo fiquem em um tom degradé, como se estivessem naturalmente queimadas com o sol", afirma.
         
Os especialistas são unânimes em afirmar: as madeixas não devem ser clareadas em casa. Além do risco da aplicação de produtos químicos, o resultado estético pode ser desastroso, ao invés do degradé, a divisão abrupta de cores.
 
As mechas californianas exigem uma técnica profissional. O degradé vai variar de acordo com o tom de pele e cabelo.
 
"Cabelos artificialmente escuros não ficam bem com californianas porque na hora de descolorir pode aparecer um tom alaranjado", alerta Raquel.
 
Complementando que as mechas são feitas longe da raiz, nos dois últimos terços do comprimento do fio, e são não muito claras, no máximo três tons abaixo da cor natural.
 
Até os alisados?
        
Mesmo com fios alisados é possível fazer as mechas californianas. Basta que o profissional use um descolorante sem amônia.
 
"A pessoa deve tomar cuidado com a química já existente, pois os cabelos clareiam muito rápido. O ideal é fazer teste em uma mecha para ver se os fios aguentam o clareamento", aconselha a hairstylist lembrando que o ombré hair é para dar uma luz, um charme na cabeleira e no contorno do rosto e também para as que ainda têm receio de ficarem loiras por completo e desejam apenas uma tonalidade um pouco mais clara nas quatro estações do ano.
 
"A ombré hair está mais em alta do que nunca e vieram para ficar", garante Raquel, pontuando que para manter o brilho e a beleza dos fios é importante fazer hidratação com frequência, o que realça e dá vida às pontas.
 
O valor do serviço custa a partir de R$150.
 
Veja outras famosas que aderiram ao Ombré Hair:
 

Drew Barrymore
 

Jessica Biel
 
 

Sarah Jessica Parker

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Marina Scotelaro

Fonte:Universo da Mulher