Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

Um brinde ao inverno

Ideal para dias mais frios, vinho tinto é preferência nesta época do ano.
 
Bebida preferida do deus grego Dionísio nos tempo do Olimpo, o vinho conquista os cariocas em todas as estações, mas, é no inverno que ele pode mostrar todo o seu sabor.
 
Um dos prazeres mais cobiçados nesta época do ano, o vinho tem adeptos de diversas idades, sendo preferência na estação fria; à prova disso é que o consumo da bebida cresce de 30% a 40% em relação às outras em outro período ano.
 
Segundo Manolo Casal, proprietário do  tradicional Alvaro’s, no Leblon, os vinhos mais pedidos são os europeus, em seguida os chilenos e os argentinos, com  preços que podem variar dependo da nacionalidade. “Os vinhos brasileiros, apesar de ter poucos adeptos, são muito saborosos e estão chegando de mansinho no mercado” diz Casal.
 
Mas para uma boa degustação é preciso levar em conta o gosto de cada pessoa.
 
“Existem diferentes preferências, porém há fatores que contribuem para uma melhor escolha. Vinhos tintos, por exemplo, são mais encorpados – portanto são os mais pedidos no Inverno”, explica Manolo Casal, complementando que para saborear um vinho, é necessário usar todos os sentidos, a começar pelos olhos.
 
“O vinho deve ser observado sob um fundo branco porque a sua cor ajudará a decidir seu tipo e sua idade. Um vinho branco, por exemplo, quando jovem é claro, límpido, e à medida que envelhece a sua cor começa a amarelar. Já um vinho tinto jovem tem a aparência violácea e quando envelhece, a tonalidade se parece mais com a de um tijolo”, explica.
 
Além de saboroso, o hábito de tomar uma tacinha de vinho diariamente é um dos mais saudáveis. De acordo com nutricionistas a bebida melhora o funcionamento do coração, por possuir anti-oxidantes, que minimizam o envelhecimento celular e o colesterol. Mas há ressalva, tem que ser consumido com moderação.
               
E para harmonizar o paladar, que tal vinho tinto com um suculento pedaço de carne?
 
Manolo Casal aconselha: “Os tintos e as carnes fazem um excelente par. No  Alvaro’s, quando o cliente pede um Tornedor ou um Filet mignon nós sugerimos um tinto para acompanhar. Possuímos uma vasta carta e nossos vinhos são climatizados na posição horizontal, estamos sempre contato com a rolha, evitando o ressecamento dela, isso prolonga e preserva as características da bebida por mais tempo”, conclui.
 
 
 
Serviço:
 
Consultoria: Manolo Casal
Restaurante Alvaro´s
Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva, 500- Leblon.
Telefone: (21) 2294-2148
Funcionamento: de Seg a Dom, das 11h às 2h.
Estacionamento c/ manobrista
Ticket: Nenhum                           
Capacidade: 86 lugares
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Miriam Barbosa

Fonte:DMC21