Rio de Janeiro, 26 de Abril de 2024

Corpus Christi

Corpus Christi
 
com Mons. Jonas Abib

No século XIII, o Pe. Pedro de Praga, da Boêmia, atual República Tcheca, influenciado por falsas doutrinas começou a ter dúvidas sobre a real presença de Jesus na Eucaristia. Não por sua exclusiva culpa, mas devido a algumas idéias que circulavam no seu tempo.
Embora influenciado, ele se manteve um bom padre, o que o levou a ir a Roma para buscar a verdadeira fé. Ele fez essa peregrinação para reavivar a fé na Igreja. Ainda que tivesse dúvidas, ele celebrava a missa todos os dias, pois mantinha sua fé na Igreja.
Até que um dia, durante a celebração na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, antes de dizer as palavras da consagração, Pe. Pedro levantou a Hóstia e sentiu escorrer algo quente em suas mãos, era Sangue vindo da Hóstia, era o sinal de Deus para ele. O Sangue foi caindo no altar sobre o corporal até chegar ao mármore e ainda hoje podemos encontrar as suas marcas sobre o mármore.
Ele buscou ajuda, então guardaram a Hóstia toda cheia de sangue. Naquela mesma época, a Beata Juliana de Cornillon havia pedido ao Papa Urbano IV a introdução da festa de “Corpus Domini” no calendário litúrgico da Igreja, e o Santo Padre pediu a Deus um sinal para saber se era Deus que queria essa festa ou se era algo humano.
Quando o Papa soube do acontecido em Bolsena, foi ao encontro do milagre, e ao ver a Hóstia cheia de Sangue se ajoelhou e disse: Corpus Christi. Pegou as hóstias e os objetos e os levou para Roma, tomando todo o fato como sinal de Deus.
Ele colocou o corporal com Jesus, que estava cheio de Sangue, no hostensório e andou pelas ruas. Para a passagem de Jesus, todos enfeitaram suas ruas, e é por isso que até hoje essa festa vem se repetindo, tudo para Cristo Rei.
É Jesus salvador que vem até nós para curar nossas chagas. No evangelho vemos aquela mulher que tinha um fluxo de sangue crônico, a saúde claudicante; como essa mulher sofreu, gastou todo o dinheiro sem nada conseguir. Foi difícil para ela chegar até Jesus, pois ela O considerava santo. Então, foi por traz e tocou na barra de seu manto. Naquele momento Jesus sentiu que uma força curadora havia saído d’Ele.
Talvez você se sinta como essa mulher impura, com medo de chegar até Jesus, mas Ele sabe de tudo, Ele tudo vê. Talvez você se sinta hoje uma pessoa destruída. E Jesus está dizendo: tenha fé, confiança, mesmo que você esteja se achando indigno, sua fé pode te salvar. Venha! Deus vai reconstruir sua vida. Ponha sua vida inteira aos pés de Jesus. Você se encontrou com o Sangue de Jesus que salva.
É Jesus que desce da cruz e levanta você dizendo: “Tenha confiança meu filho, tua fé te salvou, não caias mais”.
 

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo, viajando o Brasil e o mundo em encontros de evangelização. Acesse: www.padrejonas.com /  http://twitter.com/padrejonasabib
 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Fernanda Mira

Fonte:Universo da Mulher