Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

Assim como Jesus, dê sentido para sua cruz!

Assim como Jesus, dê sentido para sua cruz!

 


            Olhar para Jesus na Semana Santa é contemplar o homem que assumiu o sofrimento como forma de esgotar a nossa dor. Sua missão comportava o martírio. Então vivê-lo até o fim, era a única forma de completá-la.

            Foi para isso que Ele veio ao mundo. Na sua humanidade até pediu: “Pai, se é possível, afasta de mim este cálice”. Mas a consciência que Ele tinha daquele momento, o levou a dizer também: “todavia não se faça o que eu quero, mas o que tu queres.” (Mt 26,39).

            Muita gente se pergunta nesses dias da Semana Santa, principalmente quando assiste a uma encenação da paixão de Cristo: “Mas foi mesmo preciso tanto sofrimento?” “Não poderiam tê-Lo feito morrer simplesmente? porque tanta tortura”?

            A impressão negativa para a dor reflete em desesperança e daí vem o desespero. Pensamos que a vontade do Pai poderia se cumprir, mas não da forma cruel como foi. Assim, também como queremos que as coisas se cumpram na nossa vida, sem dor alguma.

            A missão se faz no começo, meio e fim. Por isso, tantas profecias a respeito da morte do Filho de Deus. E Jesus, na sua obediência, deixou o céu decidir por Ele. De nenhuma forma impediu que algo importante não acontecesse. Pelo contrário, fez tudo se cumprir.

            Agora tracemos um paralelo com nossa vida. Somos seguidores de Jesus, façamos como Ele. Há situações em que é preciso assumir o sofrimento para também esgotá-lo, só se chega ao fim no último passo. Não é procurar a dor, mas sim assumir as situações dolorosas que estão a nossa volta que pedem algo de nós.

            Qual a sua situação de maior dor? Tem-se aí uma missão, uma vontade de Deus a se cumprir, não para sofrermos simplesmente, mas para a própria salvação e de muitos.

            Assuma essa realidade em oração, em atos de misericórdia. Ofereça-se ao Pai como expiação. Dê sentido a sua cruz que hoje é um presente para você. Não se faça vítima relatando a todos o seu calvário, seja consolador daqueles que encontrar pelo seu caminho. Grave seu rosto nos corações das pessoas.

            Por fim, o Pai que é Onipotente lhe dará a glória da vitória. Não existe sofrimento que não passe. Se a vontade Dele hoje é viver situações dolorosas, é porque essa é a via perfeita e única pra se cumprir em plenitude as promessas que Ele lhe fez. Para que se cumpra sua missão.

            Não tenha medo do sofrimento! Por vezes o temor faz o flagelo parecer maior do que realmente é. Quando se verifica isso, é sinal que a força dada por Deus já tem maior efeito que as provas permitidas. O sim a Deus gera capacidades maiores que as adquiridas. Na caminhada somos preenchidos.

            Você não veio a este mundo por acaso. Deus tem algo pra você!

 

 

Uma boa Semana Santa e feliz Páscoa.

 


Sandro Ap. Arquejada

Missionário da Comunidade Canção Nova

blog.cancaonova.com/sandro

Crédito:Cris Padilha

Autor:Ana Paula - Canção Nova

Fonte:Universo da Mulher