Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Cantinho Criança : Abraão, o pai da fé

Abraão, o pai da fé

 

 

            No Antigo Testamento encontramos Abraão, conhecido antes por Abrão, uma figura muito importante em toda a história bíblica.

            Abrão pertencia à família de Noé. Morava em Harã juntamente com sua esposa Sarai até que Deus lhe pediu que saísse de sua terra e fosse para o lugar que indicasse. E Deus fez a Abrão esta promessa: “Seus descendentes serão muito numerosos e formarão uma grande nação...”. E Abrão obedeceu a Deus partindo com sua mulher e seu sobrinho Ló para Canaã, a Terra Prometida.

            Abrão tinha 75 anos e ainda não tinha filhos. Isso o deixava triste, mas Deus concedeu a ele e à sua esposa um filho, que se chamou Isaac, e quer dizer “filho da promessa”. Deus o abençoou com um novo nome e Sarai, sua esposa, passou a se chamar Sara (significa “princesa, nobre”) e Abrão, passou a se chamar Abraão, que quer dizer “pai de uma grande nação”.

            Deus prometeu a Abraão que sua descendência seria tão numerosa quanto às estrelas do céu. E a Bíblia assegura que todos os que crêem no Deus único fazem parte desta descendência de Abraão.

            Abraão conversava diretamente com Deus e soube que Ele tinha planos de destruir as cidades de Sodoma e Gomorra. Ambas cometiam graves pecados contra Deus, e interferiu na decisão que Ele havia tomado dizendo: “Senhor, vai fazer o justo morrer por causa do malvado? E se lá viverem 50 justos, mesmo assim o Senhor destruirá a cidade?”. Ao que Deus respondeu que não destruiria as cidades se encontrasse 50 justos, porém, Abraão sabia que não tinha 50 justos e prosseguia o diálogo negociando com Deus: “E se forem 40..., 30..., 20..., e 10?”. E Deus prometeu que, se encontrasse ao menos dez justos, por causa deles, não destruiria as duas cidades nem seus habitantes.

            Não foram encontrados nem 10 justos. Somente a família de Ló (que habitava em Sodoma) foi considerada como justos. Os anjos de Deus foram enviados para salvá-los e exortaram a todos para que não olhassem para trás, se quisessem conservar a vida. A esposa de Ló desobedeceu e olhou para trás sendo transformada em estátua de sal.

            Algum tempo depois Deus colocou a fé de Abraão em teste. Pediu que sacrificasse seu filho Isaac, que ainda era uma criança, o que deixou Abraão muito triste. Mesmo assim, ele foi fiel a Deus e não negou seu filho único. Quando Abraão estava prestes a sacrificá-lo ouviu uma voz que dizia: “Não, Abraão, espere! Não faça nada contra seu filho! Agora sei que você é realmente fiel e obediente”. Assim Abraão se tornou o pai da fé, pois em tudo confiava em Deus.       

  


 

  “Os textos desta coluna são baseados na “Bíblia para Crianças”, lançada em 2006 pela Editora Canção  Nova, com 480 páginas ilustradas, e que está em sua 13ª edição”.

 

artigo do Cantinho da Criança,

Canção Nova, Cachoeira Paulista, SP.

           

Crédito:Cris Padilha

Autor:Ana Paula

Fonte:Universo da Mulher