Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Cantinho da Reflexão : Eu venho sempre em terceiro lugar

Monsenhor Jonas Abib (fundador da Comunidade Canção Nova)

Todos nós temos defeitos. Mas, não se pode jogar no lixo a honra, o nome, o chamado, a eleição e a escolha do irmão. Não se pode fixar o olhar somente nos erros e defeitos dele. Ainda mais quando esse irmão é nosso companheiro de caminhada, companheiro de batalha. Estamos no mesmo combate. Na mesma "tropa de elite". E não estamos prontos. Estamos em fase de "treinamento" e "em construção". Por isso, temos de mudar nossa vida para que possamos dar à Igreja a contribuição de que ela precisa.

"Não tenhais nenhuma dívida para com quem quer que seja, a não ser a de vos amardes uns aos outros; pois aquele que ama o seu próximo cumpriu plenamente a lei" (Rm 13:8).

O "amar ao próximo como a si mesmo" é a luz do amor de Deus que rebate em nós e é refletida nos outros. O amor egoísta, que centraliza tudo em si mesmo, não tem luz; é opaco. Já o amor autêntico, aquele que Jesus nos ensinou, é luz refletida. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. A "Nova Era" nos ensina que precisamos nos amar primeiro, para depois poder amar ao próximo. Contudo, nós estamos cada vez mais egoístas, individualistas, egocêntricos e tristes. Os egoístas são infelizes porque são insaciáveis, buscando sempre o melhor para si.

Fomos feitos para o amor, para a comunhão. A verdadeira regra é esta: Deus em primeiro lugar, depois o próximo, e eu sempre em terceiro. É nisso que consiste a verdadeira felicidade. Os maiores gestos de amor são os mais sofridos, pois o amor exige renúncia, generosidade e altruísmo.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Crédito:Cris Padilha

Autor:Monsenhor Jonas Abib

Fonte:Ricardo Abel e Heloísa Paiva