Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Transforme sua vida

O primeiro compromisso ensina ser "impecável com a sua palavra".
 
E o autor, em texto traduzido por Luiz Fernando Martins Esteves, diz: "Por que sua palavra? A palavra é o poder que você tem de criar. Sua palavra é o dom que vem diretamente de Deus. O Livro do Gênesis, na Bíblia, falando da criação do universo, diz: "No início havia o Verbo, e o Verbo era com Deus, e o Verbo era Deus". Mediante a palavra você expressa seu poder criativo.
 
É por meio da palavra que você manifesta tudo. Independentemente de qual língua você fale, sua intenção se manifesta por intermédio da palavra.
O que você sonha, o que você sente e o que você realmente é será manifestado mediante a palavra." (in, Os quatro Compromissos, Miguel Angel Ruiz, Edit. Nova Cultural, 3ª Ed., 2001, pág. 31)
 
Assim, com o objetivo de apenas colaborar para que não se desvirtue a palavra do autor, apesar de o sentido contido na mensagem que você nos enviou ser idêntico, tomo a liberdade de colocá-lo como está escrito pelo autor. A saber:
 

"FAÇA QUATRO COMPROMISSOS COM VOCÊ MESMO E TRANSFORME SUA VIDA EM UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE LIBERDADE, VERDADEIRA FELICIDADE E AMOR!
 
SEJA IMPECÁVEL COM A SUA PALAVRA.
Diga apenas aquilo que acredita. Use o poder de sua palavra na direção da verdade e do amor.
 
NÃO LEVE NADA PARA O LADO PESSOAL
Quando você esta imune às opiniões e ações dos outros, não é vítima de sofrimento desnecessário.
 
NÃO TIRE CONCLUSÕES
Comunique-se com os outros com clareza, sem dramas ou mal entendidos. Só com este compromisso você já pode transformar completamente a sua vida.
 
SEMPRE DÊ O MELHOR DE SI
Em quaisquer circunstâncias, faça sempre o melhor que puder, e você evitará auto-sofrimento e arrependimento."
 
Assim está escrito na contra-capa do livro "Os quatro Compromissos, Miguel Angel Ruiz, Edit. Nova Cultural, 3ª Ed., 2001".
 
E para finalizar, compartilho uma linda prece, contida neste livro:
 
 
ORAÇÃO PELA LIBERDADE
Hoje, Criador do Universo, pedimos que venha até nós e compartilhe uma comunhão de amor. Sabemos que Seu nome verdadeiro é Amor, que temos uma comunhão com Você por compartilhar a mesma vibração, a mesma freqüência em que Você vibra, porque Você é a única coisa que existe no universo.
 
Hoje ajude-nos a ser como Você, a amar a vida, ser a vida, ser amor. Ajude-nos a amar da forma como Você ama, sem condições, expectativas, obrigações ou julgamentos. Ajude-nos a amar e a aceitar a nós mesmos sem nenhum julgamento, porque quando nos julgamos, acreditamos em nossa culpa e sentimos necessidade do castigo.
 
Ajude-nos a amar tudo o que Você criou incondicionalmente, de modo especial outros seres humanos, principalmente os que vivem perto de nós: nossos parentes e as pessoas que tentamos amar com tanta força. Porque quando os rejeitamos, rejeitamos a nós mesmos, e, quando rejeitamos a nós mesmos, rejeitamos Você.
 
Ajude-nos a amar os outros da forma como são, sem condições. Ajude-nos a aceitá-los da forma como são, sem julgamento, porque se os julgarmos, vamos achar que são culpados e sentiremos a necessidade de castigá-los.
 
Hoje, limpe nossos corações do veneno emocional que temos, liberte nossa mente de qualquer julgamento para que possamos viver em completa paz e amor.
 
Hoje é um dia muito especial. Hoje abrimos nossos corações para amar novamente, de forma que podemos dizer ao outro “eu amo você”, sem medo algum, com sinceridade. Hoje, nos oferecemos a Você. Venha até nós, use nossas vozes, use nossos olhos, use nossas mãos e use nossos corações para partilhar a nós mesmos, numa comunhão de amor com todos. Hoje, Criador, ajude-nos a sermos como Você. Obrigado por tudo o que recebemos nesse dia, especialmente pela liberdade de ser quem realmente somos. Amém.
 
Com "hai-lo-way-ain" (a linguagem do amor para os Sênecas)
 
Ben Ox Lahum
 
 

Os quatro princípios da Sabedoria da Tradição Tolteca
 
SEJA IMPECÁVEL COM A SUA PALAVRA        
Fale com integridade. Diga somente o que você realmente quer dizer. Evite usar a palavra para falar contra você ou fazer fofocas de outras pessoas. Use o poder da sua palavra no sentido da verdade e do amor.
 
NÃO LEVE AS COISAS DO LADO PESSOAL
Nada que as outras pessoas fazem é por causa de você. O que os outros dizem ou fazem é uma projeção da realidade deles, de seus próprios sonhos. Quando você fica imune às opiniões e ações dos outros, você não será vítima de sofrimento desnecessário.
 
NÃO FAÇA PRESSUPOSIÇÕES
Tenha a coragem de fazer perguntas e de expressar o que realmente você quer. Comunique-se com os outros o  mais   
claramente possível, para evitar mal-entendidos, tristezas e dramas. Somente com esse princípio você poderá transformar completamente a sua vida.
 
SEMPRE FAÇA O SEU MELHOR           
O seu melhor muda de um momento para outro; será diferente quando você está bem de saúde e quando não. Em qualquer momento, faça simplesmente o seu melhor, e assim você evitará auto-julgamento, auto-abuso e arrependimentos.
 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Ben Ox Lahum

Fonte:Com "hai-lo-way-ain"