Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

6.° Festival de Verão agita Salvador

6.° Festival de Verão agita Salvador
As 50 mil pessoas que acompanhar a abertura do 6.° Festival de Verão Salvador ontem não cantaram e dançaram apenas ao som de Skank, Jota Quest e LS Jack. Cada tribo teve seu espaço nos 90 mil m² do Parque de Exposições de Salvador. Os amantes da dance music encontraram na Tenda Eletrônica os DJs Oliver, Roots e Gabão, todos baianos do grupo Pragatecno, tocando muito house e drum’n’bass. Os mais saudosistas encontraram no concorrido Barracão Universitário o samba de mesa do grupo Batifun. Para os antenados o Palco Pop trouxe na noite Tendências novos nomes como Daniela Firpo e Ricardo Marques.
 
Mas não foram só as bandas atraíram a atenção do público. Nos intervalos dos shows, as pessoas que estavam no Camarote Tim e na Balada Pespi se dirigiam para os diversos estandes montados ao lado dos camarotes. O Jontex foi um dos mais disputados.  Para ganhar um kit de camisinhas, as pessoas tinham que participar de algumas brincadeiras engraçadas. Muitas meninas correram para o stand Verão Iguatemi 2004 para serem maquiadas e penteadas por cabeleireiros especializados. Outro hit que conquistou a galera foram as tatuagens temporárias que podem ser aplicadas em vários locais do Festival.
 
Samba e forró –
 
Além do samba de mesa do Batifun, o Barracão trouxe uma outra novidade: o forró. Nos intervalos do samba e no final dos shows, uma galera se manteve embalada ao som do forró mecânico. O design do Barracão simula a arquitetura de uma praça de cidade antiga, com o palco ocupando o espaço central (a exemplo dos antigos coretos), cercado por stands variados (de bares e lanchonetes, a lan house e estandes de faculdades e blocos de carnaval). “Eu adorei a novidade e achei lindo este espaço! E olha que eu nem sei sambar, mas estou aqui tentando”, conta Cristiane Marucci, universitária de 24 anos, que saiu do Camarote Tim para conhecer melhor o samba de raiz.
 
A honra de abrir com sucesso o Barracão ficou com o grupo baiano Batifun, formado por quatro amigos, todos universitários e apaixonados por samba. Um deles, inclusive, é filho de peixe grande. Fernando Rufino é filho de um dos mais tradicionais compositores de samba da Bahia, Nelson Rufino. “Eu nasci no meio do samba, mas, na verdade, todos nós já nos reuníamos para fazer um “batifun”, que era como chamávamos fazer um som, bem antes de pensarmos em ter uma banda”, conta o músico, que faz a marcação do grupo, composto ainda por Marcelo Timbó (voz e violão), Júnior Santos (voz e banjo) e Jivago Farias (repique). O Batifun volta a tocar no Barracão na sexta feita. Na quinta, o samba fica por conta de Os 10 Compromissados (que toca também no encerramento do festival). No sábado, a animação do Barracão será comandada pelo Samba Eu, Você e Sua Mãe.
 
Ferveção eletrônica –
 
Antes da meia noite, enquanto o Skank tocava no Palco 2004, a house music já bombava na Tenda Eletrônica, comandada por DJ Oliver. Na pista, jovens dançando animados. “Esta moçada mais nova é que está curtindo este tipo de som, porque é mais aberta a novidades, tem mais referências”, explica Paulo Braga, 24 anos, o DJ Roots, que logo depois apresentaria seu set list de drum’n’bass. “Eu adoro dançar este som. É tipo um transe. Na verdade, nem me importo muito com os shows. Eu ficaria contente mesmo se o festival tivesse só música eletrônica”, confessa Saulo Vieira, 19 anos.
 
Durante toda a primeira noite do evento, a tenda manteve-se animada. E mesmo ao final do evento, enquanto Babado Novo agitava o público axé, DJ Gabão tocava house e concentrava uma pequena multidão, agora mais eclética, dando uma prévia do que vai ser os próximos dias. Além de outros DJs do grupo Pragatecno, vão tocar no Festival de Verão 2004 DJ Halley Seidel (RJ), DJ Falcão e Uel (PB),  e Maurício U.M., Murphy, Xrs e Marky  (SP).
 
 
Promoção – O 6º Festival de Verão Salvador é patrocinado pelas empresas TIM, Seda, Sempre Livre, Skol e Pepsi, e promovido pela Icontent, empresa de entretenimento da Rede Bahia de Comunicações. Mais informações: www.globo.com/festivaldeverao. Fotos do Festival de Verão de Salvador podem ser baixadas no site www.coperphoto.com.br.
 
 
 
 
Daniela Zanetti
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Daniela Zanetti

Fonte:Universo da Mulher