Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Dicas para manter o fôlego no Carnaval

Esquentando os tamborins
Para encarar os dias de folia, personal trainer dá dicas de como manter o fôlego e não perder o rebolado


Se a bateria é o coração de toda escola de samba, para os foliões ela pode descarregar se o coração não estiver em plena forma. As dicas para aguentar os dias de folia é um pacote de ações que combinadas vão garantir além de fôlego, muita alegria, diversão e samba no pé. “Sempre que falamos em ganhar fôlego ou resistência estamos falando de condicionamento cardio vascular, ou seja, fortalecimento do coração”, explica Junior Crocco, personal trainer e líder educador da Body Systems Latin America – maior empresa de fitness da América Latina.
 
Caminhadas de meia hora alternando a velocidade do passo, trocar o elevador pela escada, diminuir a ingestão de gorduras e aumentar as fibras (verduras, frutas e legumes) ajudam a ganhar mais disposição.
 
Sedentários e aqueles que estão acima do peso devem tomar cuidado. Segundo o educador físico, são pessoas com baixa capacidade muscular, cardíaca e motora, que devem realizar exercícios de baixa intensidade e sempre de forma intervalada, o que garante fácil adaptação e maior perda calórica. Além disso, são elas que mais sofrem com torções nos joelhos e tornozelos. “O grande problema causador dessas lesões nem sempre é a sobrecarga física, mas sim a falta do hábito”, detalha Crocco, acrescentando que “se o corpo é bem treinado, ele já entende este esforço como normal, então, o fundamental para evitar esses contratempos é ter o hábito de se exercitar, dessa forma, além de evitar prováveis lesões, irá ter uma vida muito mais saudável”. Já aqueles que já praticam atividade física, a dica é incorporar no treino exercícios e situações semelhantes encontradas na avenida e nos blocos de rua, como exercícios que fiquem na ponta dos pés e trabalhem a panturrilha.
 
Carnaval na balança
 
  • Seguir um Bloco = 500 calorias (1 hora)
  • Dançar em um Baile = 360 calorias (1 hora)
  • Sambar na Avenida = 400 calorias (1 hora)
  • Pular Micareta = 900 calorias (1 hora)

Aos sedentários...

1. Caminhadas de 30 a 45 minutos alternando o tamanho da passada entre larga, média e curta a cada 2 minutos.
* atenção para uso de roupas e tênis adequados
2. Step: subir e descer de um degrau (baixo) 15 vezes iniciando com a perna direita, 15 vezes iniciando com a pena esquerda. Fazer 3 séries alternando as pernas
3. Apoiar a ponta dos dois pés no degrau, deixando os calcanhares de fora. Empurrar os calcanhares para o chão alongando a batata da perna
4. Apoiar a ponta do pé no chão e fazer movimentos circulares durante 30 segundos (repetir 3 vezes em cada tornozelo)
 
Para quem já pratica atividade física...
 
1. Corrida com estímulos moderado e forte (intervalado)
2. Inserir no treino de musculação exercícios de treinamento funcional que tenham como objetivo equilíbrio (ponta dos pés), fortalecimento da cadeia posterior (posterior de coxa, glúteos, lombar e costas). Consulte o site www.core360.com.br, tem vários exemplos bem interessantes.
3. Exercícios para panturrilhas e coxas (agachamentos são bem indicados), com séries de 15 repetições em 3 a 4 séries
4. Aproveitar as aulas na academia de ritmos, BODYJAM, dança de salão, que vão trazer mais ritmo musical e integração.
 
 
Maiores informações acesse www.carnavaldobrasil.com.br
 
 
 
 
 
 
 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Mayra Barreto

Fonte:Universo da Mulher