Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Roupa entra na dança para vender mais


A night carioca tem grife. Se depender do mundo da moda o Rio não fica sem agito. Só nas duas últimas semanas aconteceram na cidade sete festas promovidas por etiquetas. O investimento no marketing festeiro varia. De R$ 2 mil, na Totem, para 300 pessoas, a R$ 120 mil na Wöllner, com direito ao som do DJ Marcelinho Dalua, lançamento do CD Wöllner Ambient e do catálogo com vídeo do making of. Os cenários também são diversificados: do Bar 00, escolhido pela marca masculina British Colony para “elevar a alma” (frase da filipeta) à praia, em frente ao Pepê, território, no sábado passado, da Lab, multimarca que vende Diesel, British Colony, Bluegirl (a grife mais jovem da Bluemarine) e a partir de julho de 2003, Daslu Homem. A loja gastou R$ 50 mil para entreter os 500 convidados com DJs, massagem, sucos e brinde de prosecco ao pôr-do-sol.

 
 
Dança, massagem e malabarismo

Playa Dengossa, Ibiza. Foi lá que Xavier Neto, anfitrião da LAB (que aterrissa em Búzios no dia 18 de janeiro) teve a idéia da LAB Lounge.

— Estavam lá a dupla de estilistas da marca italiana Dolce & Gabbana e Jennifer Lopez dançando ao som do DJ francês Laurent Garnier. Lá, cada dia a festa é numa praia. Pensei: tenho que fazer isso no Brasil. Cheguei de viagem e três dias depois, no dia 12 de outubro, rolou a LAB — conta Xavier, que define sua loja como uma mistura de Colette, Donna Karan e 10 Corso Como, em Milão, com uma diferença, o fato de ser carioca.

É nesse clima de balneário — de fazer inveja àqueles filmes de Elvis Presley na praia — com a festa começando até de dia em ritmo de dress cool (ninguém produzido demais ou montado no look), pele bronzeada, que o ciclo fashion festeiro vai crescendo. Segundo Paulo Calarge, o retorno do evento é o reforço da imagem da marca e a ampliação do perfil dos compradores do âmbito do esporte-aventura para o estilo street e urbano.

Para Napoleão, da Sandpiper — que investe 10% de sua verba de publicidade nesse tipo de evento — é preciso muito dinheiro para fazer tudo direito sem ficar com cara de festa do interior.

— O retorno é institucional. A festa, a loja, o catálogo, o vídeo, tudo é tratado visualmente com a mesma linguagem, full design , mantendo a empatia do Rio de Janeiro com a marca — afirma Napoleão, que este ano, em maio, levou sete mil pessoas ao Cais do Porto para ver a dupla-mor da música eletrônica, Kruder & Dorfmeister.

Na última festa da Sandpiper, no Teatro da Lagoa, a produtora Monica Girão, vendo o cenário montado no palco com pufe gigante e luminárias, perguntou ao surpreso dono da marca: “Ah, também vai ter um show?”. O cenário era na verdade o lounge para os próprios convidados entrarem em cena, a maioria formando um casting masculino de primeira: de Gabriel Mattar (estrela do catálogo da Wöllner e muso do momento), passando pelo primo Daniel Mattar, fotógrafo do catálogo da Sandpiper, com a produtora Bebel Moraes, a André Rezende, modelo internacional contratado pela etiqueta e carinhosamente apelidado por Napoleão de Zé Carioca.

Na próxima terça a Corpo & Alma promove, no Teatro Leblon, show com Rodrigo Sha, que já tem seu CD, “Corpo & Alma por Rodrigo Sha”, vendido na loja por R$ 19. Rodrigo é um dos músicos mais disputados: começou no projeto da Corpo & Alma, participou do CD da Wöllner e do Brazilian Lounge, da Osklen.

— Vendemos dois mil CDs e estamos fazendo mais mil. Hoje a roupa não só veste como fala, emociona e se integra ao meio ambiente. É aí que entra a música — diz Isac Saadia, que investiu R$ 20 mil no show.

Robert Guimarães, da Contemporâneo e da Babylonia Feira Hype, é outro agitador fashion da maior qualidade. Com boas razões para isso:

— Em geral o investimento é de R$ 18 mil a R$ 40 mil. Na festa, as vendas aumentam consideravelmente, sem falar na oportunidade de aproximação do público com marcas ainda novas, como Ronaldo Fraga, Fause Haten ou Uma. Quando fizemos a festa da Uma em parceria com a Nokia, que lançou sua nova linha de aparelhos, foi um sucesso, que culminou com Gisele Bündchen comprando 14 peças da Uma — diz Robert, que ontem comemorou os seis anos da Babilônia Feira Hype com festa no Jockey e lançamento do selo de música eletrônica Electrohype.

O povo fashion anda concorrendo com as gravadoras a ponto de Oskar Metsavaht, da Osklen, afirmar:

— Hoje as lojas de moda estão ficando mais interessantes do que as de CD — diz Oskar, que, no Fashion Rio, lançou, em parceria com a Sony, o CD “Brazilian Lounge”, vendido na Osklen a R$ 36.

Oskar é um adepto do coquetel com músicos do Brazilian Lounge (o DJ Mam, o percussionista Davi Villesort e o saxofonista Rodrigo Sha) tocando ao vivo em festas para no mínimo 300 pessoas, que, segundo ele, não saem por menos de R$ 15 mil.

Na Index, até corte de cabelo com Neandro pode acontecer em ritmo de festa e DJ. A multimarca, com uma megaloja no centro, investe até R$ 10 mil nos seus eventos. Segundo Tais Carvalho, isso reforça a imagem fazendo as pessoas verem a loja sob outra luz. Não só para consumir mas para se divertir.
 
 
 
 
Os tops do lounge

Volume no máximo, luzes, telão. O clima é cool, jeans, top ou bata mas os talentos se revelam a cada noite.

O ‘MUSO’ GABRIEL: No último ano de Desenho Industrial da Faculdade da Cidade, Gabriel Mattar, de 23 anos, pinta e aprimora o talento dramático em worshops de teatro em Nova York. Além de ser o top model da Wöllner no catálogo fotografado por Murillo Meirelles, já desfilou para Armani Exchange em Nova York. Tem namorada: Nathalie, francesa, que mora em Nova York, para onde, por causa dela, já foi seis vezes este ano.

TÔ À TOA: Nome da banda de Renato, nome artístico Jonny, ex- vocalista de Os Teobaldo. Casado com Cristiana Rausis, gerente da Nudez, empresa de design comandada por Billy Bacon e pelo DJ Nado Leal. Sucessos de Jonny em parceria com a banda Tihuana: “Tropa de elite” e “Pula”.

AGITANDO OS CABELOS: As lojas festejam mas também embelezam, convidando cabeleireiros para dar o shape do momento. É o caso da Index Centro, que comemorou o primeiro aniversário com o DJ Markinhos Meskita discotecando enquanto Neandro cortava os cabelos. Agora em dezembro, o cabeleireiro atenderá também às sextas-feiras.

LINE UP: É o top de linha em matéria de DJs. Preferidos: Markinhos Meskita, Marcelinho Dalua, Gustavo Tatá, Gustavo MM, LC Ambient, Dudu Garcia.

VISUAL: Dress down , sem salto alto, please .

Crédito:Anna Beth

Autor:Heloisa Marra

Fonte:O Globo