A night carioca tem grife. Se depender do mundo da moda o Rio não fica sem agito. Só nas duas últimas semanas aconteceram na cidade sete festas promovidas por etiquetas. O investimento no marketing festeiro varia. De R$ 2 mil, na Totem, para 300 pessoas, a R$ 120 mil na Wöllner, com direito ao som do DJ Marcelinho Dalua, lançamento do CD Wöllner Ambient e do catálogo com vídeo do making of. Os cenários também são diversificados: do Bar 00, escolhido pela marca masculina British Colony para elevar a alma (frase da filipeta) à praia, em frente ao Pepê, território, no sábado passado, da Lab, multimarca que vende Diesel, British Colony, Bluegirl (a grife mais jovem da Bluemarine) e a partir de julho de 2003, Daslu Homem. A loja gastou R$ 50 mil para entreter os 500 convidados com DJs, massagem, sucos e brinde de prosecco ao pôr-do-sol.
Dança, massagem e malabarismo
Playa Dengossa, Ibiza. Foi lá que Xavier Neto, anfitrião da LAB (que aterrissa em Búzios no dia 18 de janeiro) teve a idéia da LAB Lounge.
Estavam lá a dupla de estilistas da marca italiana Dolce & Gabbana e Jennifer Lopez dançando ao som do DJ francês Laurent Garnier. Lá, cada dia a festa é numa praia. Pensei: tenho que fazer isso no Brasil. Cheguei de viagem e três dias depois, no dia 12 de outubro, rolou a LAB conta Xavier, que define sua loja como uma mistura de Colette, Donna Karan e 10 Corso Como, em Milão, com uma diferença, o fato de ser carioca.
É nesse clima de balneário de fazer inveja àqueles filmes de Elvis Presley na praia com a festa começando até de dia em ritmo de dress cool (ninguém produzido demais ou montado no look), pele bronzeada, que o ciclo fashion festeiro vai crescendo. Segundo Paulo Calarge, o retorno do evento é o reforço da imagem da marca e a ampliação do perfil dos compradores do âmbito do esporte-aventura para o estilo street e urbano.
Para Napoleão, da Sandpiper que investe 10% de sua verba de publicidade nesse tipo de evento é preciso muito dinheiro para fazer tudo direito sem ficar com cara de festa do interior.
O retorno é institucional. A festa, a loja, o catálogo, o vídeo, tudo é tratado visualmente com a mesma linguagem, full design , mantendo a empatia do Rio de Janeiro com a marca afirma Napoleão, que este ano, em maio, levou sete mil pessoas ao Cais do Porto para ver a dupla-mor da música eletrônica, Kruder & Dorfmeister.
Na última festa da Sandpiper, no Teatro da Lagoa, a produtora Monica Girão, vendo o cenário montado no palco com pufe gigante e luminárias, perguntou ao surpreso dono da marca: Ah, também vai ter um show?. O cenário era na verdade o lounge para os próprios convidados entrarem em cena, a maioria formando um casting masculino de primeira: de Gabriel Mattar (estrela do catálogo da Wöllner e muso do momento), passando pelo primo Daniel Mattar, fotógrafo do catálogo da Sandpiper, com a produtora Bebel Moraes, a André Rezende, modelo internacional contratado pela etiqueta e carinhosamente apelidado por Napoleão de Zé Carioca.
Na próxima terça a Corpo & Alma promove, no Teatro Leblon, show com Rodrigo Sha, que já tem seu CD, Corpo & Alma por Rodrigo Sha, vendido na loja por R$ 19. Rodrigo é um dos músicos mais disputados: começou no projeto da Corpo & Alma, participou do CD da Wöllner e do Brazilian Lounge, da Osklen.
Vendemos dois mil CDs e estamos fazendo mais mil. Hoje a roupa não só veste como fala, emociona e se integra ao meio ambiente. É aí que entra a música diz Isac Saadia, que investiu R$ 20 mil no show.
Robert Guimarães, da Contemporâneo e da Babylonia Feira Hype, é outro agitador fashion da maior qualidade. Com boas razões para isso:
Em geral o investimento é de R$ 18 mil a R$ 40 mil. Na festa, as vendas aumentam consideravelmente, sem falar na oportunidade de aproximação do público com marcas ainda novas, como Ronaldo Fraga, Fause Haten ou Uma. Quando fizemos a festa da Uma em parceria com a Nokia, que lançou sua nova linha de aparelhos, foi um sucesso, que culminou com Gisele Bündchen comprando 14 peças da Uma diz Robert, que ontem comemorou os seis anos da Babilônia Feira Hype com festa no Jockey e lançamento do selo de música eletrônica Electrohype.
O povo fashion anda concorrendo com as gravadoras a ponto de Oskar Metsavaht, da Osklen, afirmar:
Hoje as lojas de moda estão ficando mais interessantes do que as de CD diz Oskar, que, no Fashion Rio, lançou, em parceria com a Sony, o CD Brazilian Lounge, vendido na Osklen a R$ 36.
Oskar é um adepto do coquetel com músicos do Brazilian Lounge (o DJ Mam, o percussionista Davi Villesort e o saxofonista Rodrigo Sha) tocando ao vivo em festas para no mínimo 300 pessoas, que, segundo ele, não saem por menos de R$ 15 mil.
Na Index, até corte de cabelo com Neandro pode acontecer em ritmo de festa e DJ. A multimarca, com uma megaloja no centro, investe até R$ 10 mil nos seus eventos. Segundo Tais Carvalho, isso reforça a imagem fazendo as pessoas verem a loja sob outra luz. Não só para consumir mas para se divertir.
Os tops do lounge
Volume no máximo, luzes, telão. O clima é cool, jeans, top ou bata mas os talentos se revelam a cada noite.
O MUSO GABRIEL: No último ano de Desenho Industrial da Faculdade da Cidade, Gabriel Mattar, de 23 anos, pinta e aprimora o talento dramático em worshops de teatro em Nova York. Além de ser o top model da Wöllner no catálogo fotografado por Murillo Meirelles, já desfilou para Armani Exchange em Nova York. Tem namorada: Nathalie, francesa, que mora em Nova York, para onde, por causa dela, já foi seis vezes este ano.
TÔ À TOA: Nome da banda de Renato, nome artístico Jonny, ex- vocalista de Os Teobaldo. Casado com Cristiana Rausis, gerente da Nudez, empresa de design comandada por Billy Bacon e pelo DJ Nado Leal. Sucessos de Jonny em parceria com a banda Tihuana: Tropa de elite e Pula.
AGITANDO OS CABELOS: As lojas festejam mas também embelezam, convidando cabeleireiros para dar o shape do momento. É o caso da Index Centro, que comemorou o primeiro aniversário com o DJ Markinhos Meskita discotecando enquanto Neandro cortava os cabelos. Agora em dezembro, o cabeleireiro atenderá também às sextas-feiras.
LINE UP: É o top de linha em matéria de DJs. Preferidos: Markinhos Meskita, Marcelinho Dalua, Gustavo Tatá, Gustavo MM, LC Ambient, Dudu Garcia.
VISUAL: Dress down , sem salto alto, please .
Crédito:Anna Beth
Autor:Heloisa Marra
Fonte:O Globo