Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Sem ansiedade


Saiba reconhecer se ele está a fim ou não de você


Que mulher nunca ficou plantada ao lado do telefone, esperando pela ligação do rapaz que acabou de conhecer (e que prometeu que ia ligar)?
 
Todas já fizemos isso ao menos uma vez na vida e construímos castelos de areia embasados em “nada”, porque, na maioria das vezes, preferimos fingir que não vemos os sinais que eles nos dão.
 
Um bom exemplo desse tipo de comportamento é retratado no filme “Ele não está tão a fim de você” (2013), de Ken Kwapis.
 
A rainha em criar desculpas esfarrapadas é a romântica Gigi (Ginnifer Goodwin), que sonha em encontrar seu príncipe encantado.
 
Mas a cada encontro com caras diferentes - todos com chance de ser o tal sonhado príncipe - ela fica esperando desesperadamente o telefonema no dia seguinte, que não acontece.
 
E ainda se ilude imaginando que ele perdeu seu telefone ou que aconteceu algo sério que o impediu. 
 
Até que encontra Alex (Justin Long), que vira seu amigo e não pensa duas vezes em revelar: “se o cara não ligou, é porque não está a fim de você”.

E por que agimos assim?
 
A mulher tanto hormonal quanto socialmente, depende da criação do vínculo afetivo. Enquanto ela tem uma dose grande de produção de estrogênio, o homem é pura testosterona. Ou seja, para ela é essencial o equilíbrio emocional; para ele, o sexo é mais que importante”, explica a ginecologista e terapeuta sexual, Gleine Rodrigues.
 
Mas as diferenças não param por aí. Desde antigamente, homens e mulheres pensam e agem de maneiras diferentes.
 
Enquanto homens saíam para caçar, as mulheres ficavam nas cavernas cuidando da prole, acompanhando seu desenvolvimento e aprendendo com tudo ao seu redor.
 
“Homens pensam de maneira objetiva porque sempre foram estimulados a ter um foco só. Já as mulheres enxergam e absorvem tudo de forma periférica, daí a capacidade de fazer diversas tarefas ao mesmo tempo”, diz a médica.
 
ACORDA, MENINA!
 
É preciso ficar esperta para não “sonhar alto”.
 
Pode ser duro, mas, para ajudar, confira cinco sinais que indicam que ele não está (nada) a fim de você:
 
- Ele não liga. É sempre você que vai atrás, telefona e ainda deixa recado. Para a publicitária Heloísa Mello*, pior ainda é acreditar naquela desculpa esfarrapada de que somos mulheres modernas e ligamos, sim, para eles. “Eu vivia inventando desculpas para ligar e correr atrás e sempre achava que ele não me retornava porque alguma tragédia o tinha impedido de discar meu número. Foi duro, mas me curei da ‘Síndrome do Príncipe Encantado’. Percebo que não entendia os sinais porque, na verdade, eu não queria enxergar”, fala.
 
- Ele quase não quer ou não faz sexo. Bem, se você está na dúvida se ele quer algo sério ou não, já deve ter passado um tempo considerável ao lado do parceiro para notar seu comportamento. Para você ter uma ideia, um estudo do Kinsey Institute** demonstrou que 37% dos homens pensam em sexo a cada 30 minutos. Então, se ele está longe dessa estatística, é melhor rever seus conceitos.
 
- Ele não te apresenta aos amigos. O homem, quando está seguro da relação, exibe a mulher para a turma querendo também a aprovação coletiva. “Este é um ponto delicado e, em cada relação, tem o seu tempo para acontecer. No entanto, se isso nunca ocorre, pode significar que ele ainda não quer que a mulher em questão faça parte de sua vida e de sua intimidade”, declara a psicóloga e terapeuta de casais, Laila Pincelli.
 
- Ele inventa desculpas ou desmarca encontros sem motivo algum. Na verdade, o motivo existe: ele pode estar te evitando. Não existe trabalho, problema, doença ou causa que possa impedir tanto um homem a ponto de vocês ficarem sem se ver muito tempo. Lembre-se de que o homem é um ser extremamente objetivo e focado, ou seja, quando realmente ele quer algo vai atrás e consegue. Portanto, não minta para você mesma nem alimente esperanças falsas.
 
- Ele não apalpa você. Sim! Para os homens, apalpar é um ato de carinho. A ocitocina é uma substância liberada no organismo quando existe a sensação do toque leve (carinho) na pele. Porém, como a pele masculina é mais grossa, um ato delicado como um cafuné, por exemplo, quase não promove efeito no homem. Assim, no desejo de retribuir, ele apalpa a mulher, achando que essa é uma demonstração de afeto.
 
QUER CONQUISTÁ-LO?
 
Basta pensar como ele. Homens sinalizam o tempo todo. Aprenda cinco dicas e reconheça quando ele realmente está a fim de você:
 
- Ele se oferece para te acompanhar em programas que não são os “mais legais” (principalmente para o universo masculino). “Que homens gostam de ir ao shopping, a uma festa da sua família ou ao casamento da sua melhor amiga? Se ele faz isso numa boa, sem te cobrar nada e com um sorriso no rosto, pode ter certeza que quer algo a mais”, ensina Laila.
 
- Ele se lembra de coisas que você contou. Geralmente os homens não são nada detalhistas e, acredite, na grande parte das vezes escutam mais do que assimilam. Também, pudera! Nós falamos de 6 a 8 mil palavras por dia, enquanto eles, de 2 a 4 mil! Portanto, se ele se lembra de coisas que você disse, é porque presta atenção e está interessado em você, sim!
 
- Ele demonstra interesse pelo que você faz. Pergunta sobre sua profissão, trabalho ou aula de pilates de maneira leve, é claro. “Quando ele faz isso de forma natural, sem grandes exageros e mostrando realmente interesse, pode comemorar: ele está a fim de você. Caras que não querem compromisso não perguntam sobre isso e, quando confrontados, desviam a discussão para temas superficiais”, exemplifica a psicóloga.
 
- Ele a inclui em sua rotina. Sem delongas, ele te convida para a festa de fim de ano da empresa, assim como para a corrida matinal que faz todos os domingos no parque, bem cedo. Dos eventos mais pontuais à rotina mesmo, o homem, quando está realmente a fim de uma mulher, gosta e quer sua companhia quase sempre – porque na hora do futebol ou do chope é normal que ele prefira estar com os amigos.
 
- Ele te dá satisfação. Quando um homem começa a dar satisfação do que faz, mesmo que de maneira indireta é porque está envolvido. “Engraçado. Percebi que meu paquera poderia virar namorado com uma atitude simples, mas reveladora: ele começou a mandar SMS, às vezes no meio de uma reunião, para informar sobre seu dia ou compromissos. Aprendi que homem é mais simples do que a gente imagina. Nós que projetamos que eles poderiam escrever e-mails, cartões ou ligar o tempo todo. Para eles, o simples fato de estarem conosco, já diz que gostam de nós e pronto”, conta Leila Azevedo*, analista de sistemas de São Paulo.
 
 
No filme "Ele não está tão a fim de você", a carente Gigi (Ginnifer Goodwin)
espera um telefonema de um cara que acabou de conhecer

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Renata Rode

Fonte:Universo da Mulher