Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Encontre seu equilíbrio e viva melhor

O sucesso que resulta em realização pode ser alcançado se houver equilíbrio entre as cinco áreas fundamentais de nossas vidas:
família/lar;
carreira/trabalho;
saúde/recreação;
social/ambiental;
e espiritual.
 
Se alguma dessas áreas é relegada ou colocada em segundo plano, abre-se a possibilidade de desestabilização das outras, criando uma desarmonia. Isto pode trazer problemas imediatos ou futuramente.
           
A partir desta divisão é possível ter maior controle sobre nossas vidas, o que permite descobrir nossos pontos cegos e os fatores que podem gerar problemas ou crises; muitas delas, às vezes, nos dão impressão de serem intermináveis.
           
 
A área familiar tem como cerne principal os vínculos familiares e a interação entre os diversos membros da família, em ocasiões variadas. É importante garantir algum tempo para a os encontros familiares, desde cafés da manhã com os filhos, aos tradicionais almoços de domingo em família.
           
Os aspectos de carreira e trabalho englobam todo tipo de componente da vida profissional.
 
Suas atribuições básicas, o traslado casa-trabalho, cursos e auto-instrução profissional, tudo isso deve ser calculado e planejado para tirar o melhor proveito, adquirindo menos stress.
 
Sim, o trabalho merece muito a sua atenção, mas este é um dos principais pontos onde sucesso e realização podem divergir: nem sempre a pessoa bem-sucedida, com um trabalho estável e bem remunerado atingiu a realização. Especialmente, se este aspecto lhe causa o afastamento de suas outras prioridades, como o cuidado com a saúde.
           
Tudo que se relaciona à manutenção do corpo e da mente e à apreciação da vida cabe na área de saúde e recreação.
 
Reservar tempo para se cuidar, priorizando o sono, as visitas ao médico, o cultivo de um passatempo, tudo isso é de extrema importância.
 
Tente unir o tempo que você pretende passar com a família com uma destas atividades como, por exemplo, ir ao cinema com os filhos - uma atividade que agrega bem-estar e tempo de qualidade com os entes queridos.
           
A vida social e a contribuição ambiental também devem ser privilegiadas.
 
Tente promover mais encontros com os amigos. Socializar-se faz muito bem, distrai e renova o ânimo.
 
Preste atenção também em sua contribuição ambiental, ou seja, a sua participação efetiva nas melhorias do meio ambiente, em todo e qualquer âmbito.
 
Você pode apoiar uma causa, participando de associações beneficentes e filantrópicas.
 
Uma pessoa realizada geralmente tem uma visão mais ampla da vida e senso de capacidade de contribuir, numa escala maior.
 
É possível medir o desenvolvimento de uma pessoa conhecendo o nível de contribuição que ela proporcionou à sociedade e ao mundo em que está inserida.
 
Ainda que cada pessoa tenha suas próprias concepções, a grande maioria tem algum nível de espiritualidade.
 
Em uma pessoa mais evoluída, a vida espiritual começa a incluir e integrar as outras áreas da vida. É isto que estamos buscando quando falamos de equilibrar nossa rotina em todos os campos de vivência.
 
Certamente, cada indivíduo tem suas prioridades e razões para fazer determinada área ser mais importante do que um ou outro aspecto da vida, todavia, é interessante não permitir que algum segmento fique absolutamente desprovido de atenção, pois isto pode trazer conseqüências sérias, nos afastar daqueles que amamos e dificultar o caminho até os nossos objetivos.
 
 
 
* Del Pe é mestre de filosofia oriental, homem de negócios, mestre em artes marciais, especialista em ioga e meditação; atua como consultor de desempenho de profissionais e equipes de trabalho nos Estados Unidos, incluindo executivos da Sony, IBM, Coca-Cola e Banco Mundial. É autor dos livros ‘O Caminho do Sucesso à Realização” e ‘Os Perigos Ocultos da Meditação e da Ioga’ e lançará , em breve, no Brasil, seu livro mais recente “Os 8 Tipos de Liderança que Todo Líder Deveria Saber”.
Colaborou Adriana Barbarini, diretora da Shiva Comunicação e Marketing, representante do Del Pe, no Brasil.

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Del Pe

Fonte:TDPO Comunicaçaõ Inteligente